Você só come comida cristã? Foi o que fizeram com a música! PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 54
PiorMelhor 
28 de setembro de 2008

Imagepor Augusto Guedes

Todos os dias nós comemos. Na maioria das vezes, conjuntamente bebemos. Certa ocasião, à mesa para uma refeição cotidiana, me veio à mente uma hipótese no mínimo curiosa. Já imaginou se alguém, ao se converter verdadeiramente ao Senhor Jesus, arrependendo-se de tentar viver a vida de forma independente de Deus, fosse encorajado por outrem a comer, a partir de então, apenas comida cristã? Como seria? Em que loja de supermercado ou mini-mercado a encontraria? Em que lanchonete ou restaurante teria para se comer a comida já pronta? Que igreja, ou melhor, empresa, a disporia para degustação promocional nas melhores lojas do ramo, ou a promoveria nas rádios, tvs, revistas, enfim, na mídia em geral? Quais seriam as condições ou parâmetros para que tal recomendação pudesse ser praticada? Afinal de contas, o texto de I Coríntios 10:31, é literal ao dizer: "seja comer, seja beber, ou qualquer outra coisa fazer, tudo seja feito para a glória de Deus". Se comida aparece de forma tão explícita, deve existir aquela mais adequada ou exclusiva para ser ingerida para a glória de Deus. Quem sabe, trata-se de um tipo de comida especial, ou talvez cozida por pessoas especiais, talvez de uma família especial. E por que não levantar a hipótese de um ministério também especial para tal, o ministério sacerdotal da culinária ou,os cozinheiros sacerdotes? Aqueles que através da sua arte culinária unem as pessoas a Deus ou que, por meio do seu serviço, ministram aos outros de forma que o alimento que produzem torna-se cheio de uma unção especial e específica:   'unção da culinária'.

É possível que você até esteja considerando todas as palavras que escrevo. Vamos, então, pensar um pouco mais nessa curiosa hipótese sugerida. Talvez a primeira condição para o reconhecimento de uma comida como cristã fosse a sua composição, o seu conteúdo, os seus ingredientes. Então, quais seriam eles? Que ingredientes seriam os mais adequados ou  sagrados? Vegetais, por serem alimento pré-queda do homem e não virem da morte de animais? Animais, porque durante um bom tempo eram oferecidos em sacrifícios? E porq ue não perguntar sobre a possibilidade de todos os feijões, arrozes, carnes, saladas, e tudo o mais, dependendo apenas da forma e quantidade que se ingere? Para alguns, certamente o sal seria presença determinante na conceituação de uma comida cristã, pois a própria Bíblia informa sua importância para que o mundo ganhe sabor. Por outro lado, possivelmente o vinho, apesar de provocar um sabor todo especial, não deveria constar, face seu conteúdo alcoólico - embora, para alguns mais 'bíblicos', esse seria o ideal, pois, questionamentos à parte, simplesmente, é bíblico. Mas nem todos gostam de tais ingredientes. E mais, alguns até gostam, porém, não podem ingeri-los por uma questão de saúde. Fatalmente, determinar alguns ingredientes como comestíveis pelo cristão e outros não seria uma aberração,ou algo simplesmente ilógico. Certamente tal decisão não poderia ser tomada a partir do seu conteúdo.

Mas, como, então, identificar o que significa uma comida cristã? Deixando de pensar em relação à sua composição, pensemos, então, na sua aparência. Certos alimentos não têm uma boa apresentação ou são diretamente relacionados às práticas ou aos povos historicamente apegados ao que não vem de Deus. E, enfim, imagem é algo fundamental, sobretudo quando se está à mesa. Aí eu me pergunto: Comemos ou não com os olhos? É muito mais fácil pagarmos mais caro por um delicioso sanduíche fotografado com muita arte e exposto acima da bateria de caixas de um fast-food famoso, do que simplesmente ingerirmos aquele delicioso pirão gosmento em meio a um ambiente barato e simples, servido numa panela machucada de alumínio e, ainda por cima, queimada no fundo por tantos anos de fogão. Certamente a comida cristã que procuramos teria uma aparência saudável, "santa, separada", e possivelmente um aspecto mais pautado em outra cultura do que na nossa, principalmente se tivéssemos sido evangelizados por pessoas de outras culturas como os missionários trans-culturais. Aliás, essa é uma grande tendência de alguns povos e também grande mal dos brasileiros, que têm uma gastronomia tão boa, como afirma o famoso chefe de cozinha 'Jun Sakamoto', de origem oriental e que se tornou referência na gastronomia a partir de São Paulo e Nova York: "O brasileiro muitas vezes, ao procurar uma boa comida, pensa primeiro na italiana, francesa, portuguesa, chinesa, japonesa, para depois se referir à brasileira."

Fica claro, então, que além do seu conteúdo, também não se pode definir comida cristã a partir da sua aparência. O que fazer? Por que, então, não partirmos para tentar defini-la em função da sua autoria? Quem a está fazendo? Quem é o cozinheiro ou cozinheira? De que mãos nascem essas saborosas, belas, memoráveis e saudáveis refeições, e por que não dizer, banquetes? Se formos avaliar apenas a partir da sua técnica, seríamos tentados a medir a autenticidade possivelmente com base na formação do seu autor. Que cursos gastronômicos ou de nutrição freqüentou? Qual a sua formação acadêmica? Engenharia de alimentos? Estudou em alguma renomada faculdade do ramo? Qual a sua capacitação técnica para desenvolver tais alimentos? Escreve ou lê receitas? Ou será que ele, ou ela, são capazes de criá-las simplesmente - por possuírem um dom específico na área - independente do tempo de fogão? E por falar em tempo de fogão, certamente a experiência poderia também ser um possível parâmetro. Será que tal cozinheiro possui experiência no assunto? Há quanto tempo ele cozinha? Em que restaurantes trabalhou? É profissional da área, independente da sua formação acadêmica? Com quem já fez parcerias? Ou, para quem cozinhou?

Todos esses questionamentos podem até nos ajudar a identificar uma comida muito bem feita, talvez de boa fama, deliciosa de se consumir, e, até, agradável aos olhos. No entanto, jamais os seus ingredientes, a sua aparência, ou a técnica, a experiência e a capacitação natural do seu autor para desenvolvê-la podem defini-la ou não como uma comida cristã. É óbvio que não existe uma comida cristã. Pode ser que cristão seja aquele que a produz. E você pode até estar achando tudo isso aqui meio ridículo. Mas foi exatamente o que fizeram com a nossa música chama de "cristã". Releia o artigo, substituindo a palavra "comida" por "música", e com algumas pequenas adequações, e constate tal realidade.
Que o Senhor, Pai da Luzes e das Artes, Criador Criativo em tudo, abençoe você ricamente!

Para quem não ler: deseja-se criar uma classificação para música como cristã, muitas vezes baseada no seu conteúdo, na sua aparência ou na técnica, experiência ou talento natural do seu compositor, quando na realidade não existe música cristã propriamente dita, mas sim cristãos que fazem músicas!

Augusto Guedes é pastor, empresário, compositor e músico.
Já atuou na Igreja Presbiteriana da Boa Vista, Organização Palavra da Vida NE,
Dókimos e Grupo Musical “Novo Viver” (1973–1986).
Colaborou com a fundação da Igreja Presbiteriana Nova Jerusalém,
foi ministro de adoração e jovens na Igreja Batista Central de Fortaleza,
e mais recentemente compôs o colegiado de pastores da Igreja de Cristo na Aldeota.
Hoje, com ministério bi-vocacionado, exerce atividades profissionais,
e é um dos líderes da Comunidade de Discípulos (igreja nas casas) na mesma cidade.

Comentários
Adicionar novo Busca RSS
joel   |189.104.166.131 |01-01-2009 00:22:34
A mais pura realidade vivida por nós.

Abraço do joe!
Augusto Guedes  - Que bom que você concorda     |200.194.105.194 |09-02-2009 15:12:37
Obrigado Joel pelo comentário. A verdade resiste a toda e qualquer investigação. Mesmo que alguns discordem não se trata de uma mera opinião, mas como você afirmou, da pura verdade. Um abraço.
rubens pires de lima osorio  - Genial     |201.26.161.72 |08-01-2009 16:26:45
Este é um texto que retrata o que penso, mas imaginava pensar sozinho. Muito bom!
Augusto Guedes     |200.194.105.194 |09-02-2009 15:18:57
Também pensei que só eu pensava assim, embora depois de ter escrito aqui, ter visto algo parecido no livro "Viciados em Mediocridade" do Frank Sheifer. Como você ver já somos três. A minha
sugestão a você é que coloque pra fora de alguma forma os seus pensamentos, contanto que seja para glorificar a Deus, e encontrará outros pensando pelo menos parecido. Valeu! Grato pelo comentário.
Daniel  - Pois é...   |201.43.69.124 |15-01-2009 13:16:51
Eu sempre pensei na música como alimento pra alma! interessante...
Augusto Guedes  - Pois é também...     |200.194.105.194 |09-02-2009 15:26:49
Caro Daniel, a música é sim alimento pra alma, principalmente quando há idenficação cultural e qualidade artística na poesia e música como um todo. Agradeço a sua identificação com o artigo.
Júnior Leite  - Só música evengélica não dá   |201.9.210.178 |26-01-2009 22:22:29
A culinária musical em nosso pais é muito rica pra ficarmos nos alimentando só da papinha que nossa indústria "gospel" produz, por isso me alimento tb de outras
comidas. Mas não deixo também
de ouvir os músicos bons do nosso meio. Que artigo delicioso Augusto, precisamos de mais receitas assim saborosas para o nosso deleite.
Augusto Guedes     |200.194.105.194 |09-02-2009 16:02:35
Caro Junior, obrigado pelas palavras relativas ao artigo e pelo seu exemplo de caminhada. Tentei escrever este texto da forma mais criativa possível, fazendo jus ao nome do próprio portal. Vale a pena
ler o livro Cristianismo Criativo, me ajudou a rever muito do que eu pensava. Quanto ao mais, se brincar, vão terminar classificando o pão nosso de cada dia como algo que não será tão "nosso"
assim, apenas "meu", do "meu" mundo gospel. É lamentável, mas o cristão está esquecendo de sair a semear e preferindo ficar numa redorma confortável chamada igreja local. Mesmo assim,
o Bondoso continua no controle de todas as coisas. Grande abraço!
Julinho  - É isso mesmo!   |189.36.203.5 |18-02-2009 01:39:02
Parabéns pelo artigo, Augusto. De fato os músicos cristãos não podem limitar-se ao "formato gospel" que existe hoje. Há muito o que ser explorado, principalmente com a riqueza da nossa cultura
e diversidade de estilos.
E não é pq somos cristãos que a música TEM que ser evangélica. Precisamos, sim, de música de qualidade, afinal Deus nos capacitou para criarmos e, além de adorá-lo, também
nos deleitarmos com os talentos que Ele nos deu. Tudo o que fazemos, já é para a glória dEle, seja compor, tocar ou simplesmente ouvir!

Que o talento que Ele nos deu possa ser usado para tocar o
coração das pessoas e que elas venham a conhecer esse grande Deus, que criou a música com todas suas formas e estilos.

Forte abraço.
Augusto Guedes   |200.194.105.194 |18-02-2009 15:36:37
Obrigado Julinho pelas palavras. Bom poder lê-lo. Continue firme na sua caminhada onde estiver. Abraço!
Regiane  - Maravilhoso!!   |201.9.205.105 |18-02-2009 16:58:44
Impressionante!! Maravilhoso!! Super Criativo!! Inspirador!! Tudo de bom!!
Um texto excelente de uma qualidade primorosa e muito BOM GOSTO!! Amei!!
Augusto Guedes  - Obrigado!!     |201.9.179.159 |18-02-2009 19:18:59
Só me resta agradecer pelas suas palavras, Regiane. Espero que tenha sido edificante a sua vida. Abraço!
Igor moreira Celestino     |189.24.172.138 |18-02-2009 17:32:31
conseguiu resumir tudinho!
Augusto Guedes  - Você conseguiu ler assim?     |201.9.179.159 |18-02-2009 19:21:32
Que bom que você conseguiu ler assim. Penso que ainda tem tanto a falar. Mas se você conseguiu entender tudo já me satisfaz, Igor. Iss só me estimula a escrever mais. Obrigado pelo comentário!
Everton Rabelo Cordeiro  - Nutricionistas musicais   |201.9.226.186 |19-02-2009 15:57:20
Muito bom o artigo. Criativo, envolvente e atual. Não tenho talento musical, somente apreciador. Mas, sou exigente, com a comida e a música. E como falta qualidade culinária e musical nesse
"mundão de meu Deus". E, principalmente, qualidade nutricional em ambas. Como também há, raquiticos e obesos. Quem sabe um dia teremos nutricionistas musicais para melhorar a qualidade de
nossa alimentação auditiva e espiritual?
Augusto Guedes  - Que privilégio!     |200.194.105.194 |19-02-2009 17:01:22
Ter você como leitor, para mim, é um grande privilégio. Sabendo da sua exigência não apenas em relação a comida e música, mas também à leitura, suas palavras me são um banquete. Obrigado e um grande
abraço pra toda a família querida e linda. Até a próxima tapioca cearense!
marcio castellani  - vamos engrossar o coro!   |189.93.36.234 |21-02-2009 18:46:18
vamos continuar quebrando os paradígmas da religiosidade musical...parabéns pelo artigo!
Augusto Guedes     |201.9.208.55 |01-03-2009 09:53:53
Você tem razão, Márcio! Foram os religiosos que não apenas desvirtuaram a música, mas também a igreja e, humanamente falando, mataram Jesus. Precisamos cada dia mais nos afastarmos da nossa própria
religiosidade e seguir a Jesus. Obrigado por suas palavras!
Paulo Reis  - O benefício da discussão   |189.83.34.112 |14-03-2009 11:23:00
O Grande benefício da discussão aqui é o fato de ver a sua atenção e dedicação nos comentários, caro Augusto.

Quero já de início dizer que eu não tenho uma opinião única no que tange a música,ou
seja, ouvir somente ou não somente o que é produzido por Cristãos. Como músico de longa data, venho de muito tempo questionando isso, e o fato de questionar já foi um avanço e um alívio para minhas
emoções uma vez que, quando "Levita", fulminei muitos que tinha opinião diferente da minha, fundamentalista. A dúvida ( o que considero um previlégio ) se tornou maior ainda após viagem a
Angola, onde vi, ouvi, e vivi, uma diversidade tão grande de sons e cultura, que me levou a apreciar a expressão cultural local, hoje devastada no meio cristão. Diante disto e apreciando o seu texto
não pude deixar de dizer que sou frequentemente apanhado pelos seguintes pensamentos:


1 - A questão dos missionários de cultura - Levam a Cristo e também os costumes e etc...

2 - A música de João
Alexandre: É Proibido Pensar - Resume muita coisa que eu diria aqui.

3 - O "Fenômeno Gospel" Lázaro entre outros - Identifica a necessidade dos cristãos brasileiros de louvar ao Senhor com
músicas que partem de sua cultura.

4 - A questão da sugestividade das letras e a influência espiritual, emocional e psiquica, haja visto que não podemos ignorar que assim como os louvores nos elevam
a Deus outras músicas podem fazer o contrário.

5 -Gosto de MPB a Metal, mas porque sempre deleto do Ipod com um sentimento de culpa? Será pelo fato de que alguns, ora citam em suas letras misticismos
da cultura brasileira e até supostos ou expostos satanismos? Será que eu me sinto indisposto com uma canção pelo fato de uma homosexual da mpb te-la composto ou porque "cauterizaram-me"
dizendo que estas canções são influências de satanás? (Não precisa comentar este. Apenas devaneio meu. rsrsr)

São estas entre outras coisas que não pretendo prolongar.

Percebo claramente que esta é
uma dúvida que DEVASTA a mente e os corações principalmente dos "Levitas" hoje.

Conheço alguns que diante da confusão até se esfriaram na fé, para não dizer que desviaram.

Já do outro lado
da corda, eu quase enterrei o meu objetivo (Medicina) pensando que para ser músico na igreja tinha que desistir de tudo na vida.

Sem contar o pesar que sinto de ter quebrado toooooda a minha enorme
coleção de cds.

Coloco aqui a minha opinião, certo de que não sou o único quem vive isto que descrevi acima e resumo abaixo::::

""" Ouço música secular e as vezes não me sinto bem,
ouço "Música Cristã" e logo me entedio como as mesmas coisas"""...


-Forte abraço-
Augusto Guedes  - Agora vai sem aspas     |201.9.241.115 |15-03-2009 20:22:38
Caro Paulo,
Obrigado pela sua participação honesta e aberta. Todos somos edificados com isso. Um bom exemplo é o que já aconteceu com a Regiane (Comentário abaixo). A minha resposta poderia ser a
vocês dois, no entanto, vou respeitar a individualidade de cada um, ok?
O benefício da dúvida é o crescimento quando se está disposto a refletir. Um dos maiores problemas ao longo da história da
igreja foi simplesmente aceitar tudo o que se é falado ou escrito por ser dito em nome do Pai. Pense comigo! Dessa forma, ao longo de anos, foram instituídos um dia sagrado, um local sagrado, um grupo
de pessoas sagradas, tradições sagradas, vários objetos sagrados, rituais sagrados, e dentre tantas outras coisas sagradas, a música sagrada. Que conflitante herança essa!
Este é um quadro muito
mais judaizante e parecido com o velho testamento do que com princípios e práticas da nova aliança em Cristo Jesus.
Depois do véu rasgado, temos livre acesso à presença do Pai a qualquer hora e em
qualquer lugar. Para ser mais exato, somos a casa do Pai, o Pai não mais nos visita, mas em nós habita definitivamente. É por isso que Paulo nos ensina que adorar a Deus é fazer tudo para a glória de
Deus (I Co.10:31).
Assim sendo, temos que viver a nossa vida cotidiana e nela adorar ao Pai. Não estou defendendo a ausência do sagrado, pelo contrário, é que tudo é sagrado para aqueles que são
sagrados aos olhos de Deus. E aí, a sagrada igreja, que são as pessoas, vão viver suas vidas como sal fora do saleiro, e, em tudo o que fazem, inclusive ouvir música, vão saber escolher entre aquilo
que é apropriado ou não. E pensando nisso, do jeito que a coisa está, às vezes encontramos músicas mais coerentes com o evangelho de Cristo fora do que dentro da igreja; às vezes encontramos
comportamentos mais parecidos com cristãos fora do que dentro da igreja. O que aconteceu?
Novamente, não estou defendendo que devamos ser mundanos, mas que vivamos no mundo. Caso contrário, assim
como não poderíamos ouvir música também não deveríamos ter empregos, negócios, ir a cinemas, fazer compras, etc. etc. a não ser que tudo fosse gospel. É o que estão tentando fazer. Se é para
radicalizar, então só poderíamos comprar um carro se ele fosse gospel e assim por diante.
Especificamente com relação a arte, ela não deveria jamais receber essa denominação de cristã, ao contrário,
deveriam estar expostas como arte de pessoas como outras, porém, artistas que retratam valores cristãos. Talvez assim impactaríamos muito mais o mundo e sem segmentação.
Sem dúvida alguma, a vida
cristã é mais simples do que tudo isso. É amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos.
Espero ter contribuído de alguma forma na discussão.
Que o Senhor te abençoe e te
guarde, que Ele faça resplandecer sobre ti o Seu rosto e te dê a paz!
À sua disposição, em amor.
Augusto.
(Deixei um pouco da reflexão para responder à Regiane, abaixo).
Regiane  - Que coincidência!!   |201.9.192.158 |14-03-2009 21:23:05
Puxa vida, Paulo, E eu que achava que estava sozinha no mundo!! Passei 10 anos da minha vida enganando a mim mesma, achando que as "coisas" que eu ouvia e fazia, se não estivessem voltadas
para a "igreja" estavam completamente erradas. Abandonei uma faculdade de Música, acredita?? Sem contar outros cursos que me possibilitariam hoje estar formada e qualificada para um trabalho
tão maravilhoso que é o meio das artes!! Tudo porquê "Não agradava a Deus"! Não agradava a Deus, ou às regras que me impuseram como as certas? e Porquê acreditei? Por que deixei de ouvir as
músicas que me inspiravam e me ensinavam tanto? Por que não completei meus cursos dando continuidade a minha carreira que por sinal poderia ajudar e muito na criatividade e conscientização da própria
igreja? Já sei! Porque, como já disse o Renato Russo, "...fomos programados a receber o que nos empurraram como enlatados!".

Mas, nunca é tarde para recomeçar! E aqui estou, sem venda nos
olhos, disposta a VER e OUVIR o que há de novo, sem preconceito, buscando reter informações, aprender e ensinar na MULTIFORME SABEDORIA DE DEUS!
Augusto Guedes  - Sagrado e Profano     |201.9.241.115 |15-03-2009 20:32:23
(DESCULPA, MAS PARECE QUE O TEXTO NÃO ENTRA TODO QUANDO USO ASPAS, ASSIM, VAI SEM ASPAS, só as que entraram na tentativa anterior)

Cara Regiane,
Fiquei muito feliz com a sua sensível e sincera
participação escrevendo. Observei que você se dirigiu ao Paulo Reis, mas como autor do texto resolvi também lhe falar. Muito do que tenho a dizer já escrevi ao Paulo, por favor leia acima, mas deixei
para tratar na individualidade.
Minha esposa sempre lembra que "a verdade resiste a toda e qualquer investigação" nós é que muitas vezes não temos a coragem de promovê-las, porque pode doer.
(repito o que escrevi no comentário ao texto "Dúvida: Saber descobrir seus benefícios" de Taís Machado, aqui mesmo no portal CC, que aconselho a ler).
Voltando para cá, com o objetivo de
tentar ajudar e sem nenhuma pretensão de ter uma palavra final, apenas comento:
Toda essa sua luta de dez anos que em parte é luta também do Paulo e minha, apenas talvez em lugares, fases e tamanhos
distintos, é fruto de não termos aprendido de forma correta sobre o sagrado e o profano. Herdamos da igreja católica romana (com todo o respeito), algo que já deveríamos ter abolido do nosso meio.

Precisamos entender que em tudo o que fazemos podemos ou não glorificar a Deus (I Co 10:31), não dependendo de dias, locais, pessoas, rituais ou tradições sagradas. Com isso foi criada uma idéia de
que há momentos sagrados e momentos profanos, e o mesmo para locais, onde um prédio parece ser mais sagrado do que nós que somos templo do Espírito, e todos os outros lugares são profanos; para
pessoas, em que há um grupo que é especial diferentemente dos demais, o comum, o povo; para o trabalho, em que um é considerado ministério sagrado e os demais não, então profanos; e assim
sucessivamente até chegarmos, dentre outras coisas, a música, passando a existir a sagrada, ou sacra, e a profana. Pessoalmente penso que isso não condiz com Tito 1:15 que menciona que todas as coisas
são puras para os puros.
Poderíamos nos aprofundar, mas, de coração, quero apenas encorajá-la repetindo as suas próprias palavras: Nunca é tarde para recomeçar! Siga em frente e viva a vida buscando
glorificar a Deus em tudo, inclusive com a música que você ouve. Que seja uma música boa, de bom conteúdo (o que infelizmente nem sempre encontramos na chamada sacra, tanto poética quanto musicalmente
falando). Que o Senhor continue cuidando bem de você porque na realidade Ele nunca deixou de cuidar. E reveja tudo o que chega às suas mãos, aos seus ouvidos, à sua mente, jogando fora o enlatado, e
apenas retendo o que é bom.
Crer é também pensar!
Paulo Reis  - Diálogo   |189.83.9.238 |22-03-2009 14:48:36
Caríssimo Augusto e Querida Regiane.

Como é bom encontrar pessoas que dividem a mesma opinião. Além de confortante é inspirador. Concordo com tudo o que vocês disseram, e me surpreendi também com a
sua palavra Augusto, sobre "... Tudo é puro para quem é puro..." .
A igreja (Organização) hoje tem perdido o foco e prejudicando a igreja (Organismo).
E por isso mesmo, a nossa opinião
esteve, já está, ou estará, com provocando conflitos entre amigos e irmãos.
Devemos também ter o discernimento, penso eu, de não apregoar esta nossa opinião a qualquer um, penso que isso deve ser
levado à aqueles que tenham mais maturidade. Concordam?
Porque digo isso? Pelo fato de que alguns podem deturpar a idéia, o ponto de vista que compartilhamos a cima.

Mas além disso, devemos sempre
batalhar para incutir nas pessoas do nosso círculo de influência a disposição dos crentes de Beréia.

Fico feliz por você Regiane, e deixo um conselho: Ouça com atenção e separe o que for bom do que é
ruim. Porque estou repetindo isso?

Ainda ontem estava ouvindo uma música de Lenine e não tinha reparado em um trecho que diz:
" O Ocultismo, o vampirismo, o voodoo..."

Essa não ouço mais.
Vai me edificar? Não.
Então estou fora.

E que bom, Regiane, saber que existem muitas pessoas passando pelo o que estamos enfrentando no "fantástico mundo da arte para Cristãos que querem
arte."

Agora, Augusto, muito obrigado por suas palavras. Continue sendo benção para os que te cercam. Tenha sempre consciência de que as suas palavras estão chegando mais longe do que você
imagina. Estou de volta a África, e continuarei recomendando seus textos.
Eu quero Viver um Cristianismo Criativo!


Forte Abraço a todos os irmãos.

Graça e Paz.
Augusto Guedes  - Sugestão e Boa Viagem     |201.9.250.236 |23-03-2009 13:58:10
Oi Paulo,
apenas para agradecer o apoio e as palavras, e desejar um bom retorno. Gostaria de sugerir para você o nosso site do ISA Instituto Ser Adorador www.seradorador.com.br
Conheça e
divulgue.
Sempre ao seu dispor.
Abraço!
Regiane  - Aleluia!   |201.9.211.201 |22-03-2009 21:06:51
É tão bom estar perto de quem compartilha! Compartilha idéias, pensamentos, atitudes, sonhos e principalmente, a fé! Somos um no Senhor! E essa unidade nos faz mais fortes, quando decidimos nos firmar
um no outro! Posso dizer que, agora, só agora, depois de 34 anos, (é o que eu tenho), vivendo desde pequenina na igreja, só mesmo agora me sinto dentro do versículo de João 8:32 - "E conhecereis a
verdade e a verdade vos libertará". Que Verdade? Que Liberdade? A Liberdade de viver na Pessoa de Jesus que é a Verdade! Posso ser livre sem estar presa às regras de um cristianismo imposto pelo
que se dizem mais especiais! Posso viver na plenitude do Espírito, sabendo que em mim habita um Deus de misericórdia que me ama e me faz crescer no seu entendimento!

Hoje me sinto como alguém que
encontrou uma saída em meio a uma gruta escura da Religião!

Hoje sei que troquei realmente o meu fardo pelo de Jesus. Me sinto leve! Antes, acho que o meu fardo era bem mais pesado porque ao invés
de aliviar minhas costas, enchia a sacolinha com discursos, idéias e ideologias que só me faziam acreditar, o quanto era difícil servir a Deus! Por quê? Se o que a Bíblia mostra, era de uma
transformação para a liberdade, não entendia como estava tão cativa.

Aleluia!

Gente, acho que encontrei um lugar que posso desabafar.
Obrigada Augusto por essa oportunidade, pelas suas idéias tão
esclarecedoras, sua conduta que estimula a muitos como eu!

Um abraço!
Augusto Guedes  - Eu que agradeço - O Senhor sej     |201.9.250.236 |23-03-2009 14:04:55
Oi Regiane,
Deus é tremendo! Enquanto leio as suas palavras dizendo do conforto e encorajamento recebidos através das minhas palavras, posso escrever que as suas palavras, assim como a de muitos
acima, é que me confortam e encorajam a continuar. Eu que agradeço!
Que o Senhor continue promovendo paz, alegria, liberdade e contentamento.
Ele seja louvado!
Igor Moreira Celestino  - closed     |189.24.174.132 |24-03-2009 10:35:37
e quando mesmo com todos os argumentos, ainda existem pessoas que não aceitam tal fato... dizendo, inclusive, que o que temos são só argumentos diferente deles, que tem o discernimento espiritual para
saber o quanto isso é errado...

aiai..
Augusto Guedes  - Fique tranquilo     |200.194.105.194 |25-03-2009 19:06:50
Caro Igor,
Diria a você para procurar ficar tranquilo. Nosso alvo não deve ser competir com ninguém. Não estamos numa disputa por melhores argumentos. A verdade é uma só, apenas as pessoas possuem
formações e culturas diferentes. A minha sugestão é que você passe a orar por essa pessoa e cada vez mais amá-la. O nosso grande desafio é seguir os passos do Mestre Jesus, e, nesse caso, ele
simplesmente amaria, mesmo sendo uma pessoa com opinião totalmente contrária. Esse é o nosso grande desafio.
Obrigado por participar. Espero que você tenha gostado do artigo.
Júlio Koenigkam  - Stênio Marcius   |201.9.19.217 |23-08-2009 00:57:25
Olá Augusto,tudo bem? Estivemos juntos agora à noite na Batista. Sou o cara da pergunta sobre como definir música cristã, lembra? Inclusive esse teu texto ilustra muito bem o que eu penso.
Gostaria
de lhe mandar o convite virtual do Stênio pra vc divulgar para os seus contatos. Não sei se já é o sono, mas não consequi achar teu email por aqui. Me informe, por gentileza, pra que eu possa te
passar.
Aproveitando, parabéns pela tua postura de remar contra a maré.
Um abração!
Augusto Guedes  - Lá vai     |200.194.105.194 |01-09-2009 12:48:01
Oi Júlio,
Foi muito legal o ArteSã.
O meu email é augusto@seradorador.com.br
Se você clicar no ícone vermelho do lado direito acima você terá acesso ao site do ISA e lá encontrará o meu emai
além de muitas outras informações.
Gostaria do contato da Beth.
Quanto ao convite do Stenio em Fortaleza, já recebi. Grato
Vou divulgar pelo mailing
Forte Abraço!
Daniel Sá  - Faz tempo que agente fala isso   |189.100.104.228 |29-08-2009 22:53:49
Grande amigo, saudades.
Pelo jeito só vamos cantar novamente juntos no céu, não é ?

Um abração
Augusto Guedes  - Ei Cara!     |200.194.105.194 |01-09-2009 13:04:20
Saudade mesmo! Muita saudade!
Que bom lê as suas poucas palavras, confesso que chorei - você sabe que sou chorão, hehehehehehe!
Vamos nos falar por email. O meu é
augusto@seradorador.com.br
Realmente há muito tempo falamos esse tipo de coisa, mas parece que nadar contra a maré não é fácil.
De qualquer forma, alguns vão entendendo de acordo com o abrir de
olhos do Espírito.
Quanto ao cantarmos juntos somente lá no céu, eu nem sei.
As vezes tenho vontade de tentar promover um reencontro do Novo Viver em Recife, mas isso não garante que nos
encontraríamos, pois imagino que você esteja no Rio, não é isso?
Mas que seria bom recordar as canções e de repente ter que ouvir um improvisso de letra daqueles novamente seria muito interessante,
(com essa sua bela voz) hehehehehe
Hilquias esteve aqui em Fortaleza este final de semana e relembrou de você cantando "Muita gente não entende o que me levou a mudar..."
Forte abraço,
amigo!
Brenda casou e irá morar em Recife, rsrsrsrsrs me escreve!
Nilton   |201.26.203.107 |03-12-2009 11:58:46
Sempre busco ouvir música que edifique. Procuro ouvir músicas (de diferentes estilos) com letras que estejam em sintonia com verdades eternas de Jesus, sejam elas
explícitas ou não tão explícitas
assim.
Penso que Deus criou a música, e nada mais certo que criarmos novas músicas/letras/melodias para exaltá-Lo, divulgar Sua Palavra e edificar o próximo.
Gosto da frase de Bach (é +/- assim):
"A maior finalidade da música não poderia ser outra além de EXALTAR A GLÓRIA DE DEUS e a RENOVAÇÂO DA ALMA."
Uma coisa que gostaria de ressaltar aqui, é que, claro, devemos ter bom senso em
tocar músicas apropriadas de acordo com a situação, por ex: num culto, aos meus olhos, devemos tocar músicas com letras TOTALMENTE (EXPLICITAMENTE) voltadas para a exaltação/adoração de Deus (afinal,
logo apos a adoração vem a Palavra com o pastor).
E em outros casos (em evangelização/etc), devemos pedir ao Espirito Santo nos indicar qual melhor musica se encaixa na situação... Tocando musica que
falem da vida, das belezas da natureza, de quanto é bom amar, etc etc etc... e onde Deus não "está tão explicito" (na verdade Ele está...se é que está dando pra voces me entenderem rs) na
música em questão.
Resumindo... o bom, é ouvir música de mais diferentes estilos, de qualidade, onde estão cheias de mensagens que estão em sintonia com Jesus (mesmo que as vezes, o nome de Jesus nem
apareça na composição), onde o músico está sendo sincero naquilo que ele está fazendo, e que tenha como objetivo... levar atraves da melodia, uma saida pra um mundo melhor.
Augusto Guedes     |201.9.203.22 |14-02-2010 13:08:14
Pois é, caro Nilton.
A questão é que muitas vezes acreditamos que toda música chamada de cristã está em sintonia com Deus, quando isso não é verdade.
Muitas vezes também não percebemos que certas
músicas tidas como "não cristãs" trazem em suas letras mais princípios cristãos do que as "cristãs" e aí a coisa vai acontecendo de forma equivocada.
O segredo é busca amar e honrar a
Deus (traduza-se adoração) em todo lugar e a quelquer, em tudo o que fazemos como convoca o nosso amigo Paulo de Tarso desde os tempos primitivos da igreja.
Abraço!
Vitoria Meireles  - adorei...     |189.61.160.149 |21-03-2010 16:06:02
ola Augusto Guedes,

adorei a ideia da substituicao!!!
aproveito pra sugerir aos proximos leitores que coloquem danca no lugar da comida tbm....
a situacao e perniciosamente a mesma da musica,
embora a danca nao seja classificada como danca gospel, o e como profetica, de adoracao, espontanea,
nao sei o que e pior!
honestamente seu texto e bem apropriado para o momento...
Augusto Guedes  - Que bom...     |200.194.105.194 |22-03-2010 11:47:15
Que bom que você gostou, Vitória. Realmente, vivemos um momento bastante conturbado na igreja como um todo. Com relação a dança, apesar de não saber dançar, preocupa-me o fato dela ser praticada nas
igrejas de forma expositiva e não participativa. Se bem que na maioria das vezes aquilo que chamamos de participativo, na realidade tem sido apelativo e manipulativo.
Que complicação! - Vale a pena
mesmo é cultivarmos gratidão e intimidade com o Senhor e procurarmos adorá-lo em tudo o que fazemos.
Obrigado pela participação.
Humberto FAS  - A questão nuclear?     |187.41.168.185 |17-08-2010 11:54:49
Em virtude de nossa missão, aqui, na Terra, acredito que a música a ser produzida por cristãos deve mostrar a beleza do viver a vida com Jesus, e em todos as sua matizes, entendendo-O como a razão
graciosa de tudo que somos e temos. Essa ação deve ser conscientemente intencional em nós, de nós para com os outros. Esta intencionalidade consciente é, a meu ver, a diferença nuclear entre música
feita por um cristão e música feita por alguém não cristão. Para que fique mais clara essa diferença, consideremos duas obras (música, peça teatral, seriado de televisão, livro, quadro etc) que
abordem o mesmo tema e que, no geral, se percebeu que transmitem o mesmo, isto é, fazem acender um sol no coração das pessoas. O que as diferencia então? Respondo: a intencionalidade consciente que
deve o cristão ter de que sua habilidade deve ser competente para expor uma vida de alegria com Deus, só obtida em Jesus Cristo, seu filho! As astúcias de cada autor, em comunicar a mensagem, podem
até ser iguais, ou não. Mesmo nesta questão, fica implícita a intencionalidade consciente quando se ópta por determinada técnica de composição. Carlos Drumond de Andrade escreveu muita coisa bela,
não? Sim, certamente!Eu já as li, e aprendi com ele. Outros fizeram o mesmo. Aprendi muito sobre a amizade lendo a Bíblia, mas tambem aprendi sobre amizade através de textos de autores que não têm,
aparentemene, nada de cristão. Esse aprendizado é falso? Creio que não? Eles, em mim, trazem reflexão. Mas, posso perguntar com que objetivo escreveram? Acho que sim. Se eles tinham uma visão cristã,
de verem a si mesmos como instrumento de Deus à promoção da fé e do pleno conhecimento da verdade, eu não sei, não posso julgá-los, nem é este o proposito deste comentário. Digo apenas que eles,
conscientemente ou não, escreveram sobre preocupações que me fizeram contemplar ainda mais a mão de Deus.
A todos um abraço na graça salvadora e educadora de Jesus.
jasiel Calixto  - falar a mesma língua não é viv     |187.24.129.182 |29-09-2010 22:04:13
Gostei muito do texto. Sou músico e sou cristão e por cinco anos fiquei sem ouvir "música secular". Me formei em musicoterapia em 2002 e desde então voltei à vida tendo novamente o contato com
a boa música. Penso que falar a mesma língua não é viver a mesma vida. O músico cristão pode e deve sim falar a liguagem do "mundo" em suas canções sem precisar viver conforme os padrões do
mundo.

A vida sem Cristo é uma piada sem graça. A vida nas garras de uma religião é uma piada des-graça-da.

God bless you Augusto!
Augusto Guedes     |187.79.135.79 |29-09-2010 22:59:12
Oi Jasiel,
Que bom encontrar o seu comentário aqui.
Que o Senhor dê cada vez mais sabedoria a você para viver como cristão, tanto lidando com a música, quanto com qualquer outra iniciativa da sua
vida. Devemos procurar viver para adorar ao Senhor em tudo o que fazemos.
Bênçãos do Bondoso pra você!
Pinheiro  - Posso Reproduzir?     |187.15.53.81 |06-01-2011 08:52:15
Excelente o texto!! E lendo o comentário de outros irmãos vejo que graças a Deus ainda existe quem pensa! Dou aulas de violão há anos, já o fazia antes de me converter e ao me converter passei a dar
aulas apenas com músicas "gospel" e a me separar de músicos e músicas que conheci antes de Cristo. Na verdade com o passar dos anos vi que esse período servir para me fortalecer e buscar mais
de Deus, mas que isso em nada atrapalhava o meu viver em Cristo. Tenho um blog sobre minhas aulas e nele divulgo minhas aulas e meus alunos. Gostaria, com a sua permissão, reproduzir este texto no meu
blog dando créditos, lógico, ao autor e ao blog "Cristianismo Criativo" se possível!! Obrigado pelo texto!
Augusto Guedes  - Está Autorizado     |200.233.70.220 |06-01-2011 18:42:20
Oi Pinheiro,
Obrigado por participar. Que bom que você gostou do texto.
Foi o primeiro que escrevi para o portal CC e até hoje rende elogios e edificação dos que lêem, principal objetivo.
É natural
que nos primeiros momentos de convertidos nos afastemos daqueles que mantém as velhas práticas. No entanto, ao mesmo tempo que é importante, é alienante. Com o tempo vamos amadurecendo e entendendo
que devemos ser sal e luz na terra, e que ser cristão não significa não poder apreciar a arte como arte, independente de quem a produz. Ao contrário, nossa arte deveria impactar o mundo...
Fico feliz
por mais alguém que foi edificado pelo texto e espero que outros também o sejam através do seu blog.
Está devidamente autorizado a publicar.
Conheça o site do ISA-Instituto Ser Adorador =
www.seradorador.com.br
Um forte abraço!
Marcos David  - Olá   |187.48.157.17 |12-08-2011 15:34:02
Olá Augusto.
Acompanhava vocês nos encontros no auditório do sete...
Digo também que é muito prazeiroso ouvir o CD que comprei lá.
Bem, escuto 'Ser Adorador' e curto blues e rock. E dai?
Ouvir tudo e
reter o que é bom. Faz parte do crescimento, assim você pode dialogar e ter argumentos. Creio que quando apreciamos a arte podemos, consciente ou inconscientemente, tornar as experiências aplicáveis a
algo ligado à proclamação do evangelho. Quem sou eu para dizer isto?. Mas serve como exemplo.. hehehe... Abraço!
Augusto Guedes     |187.79.217.170 |13-08-2011 08:59:29
Oi Marcos Davi,
Que bom que agora nos acompanha por aqui.
O verdadeiro evangelho não escraviza, ao contrário, liberta para a vida, que por sua vez é cheia de arte. Saber apreciar a arte é desenvolver
uma liberdade para apreciar a vida. E a vida deve ser vivida para adoração do Pai em tudo que fazemos.
Valeu pela participação!
EDUARDO JOELLENCE  - RESPEITO X RESPEITO   |189.93.145.140 |26-11-2011 00:44:53
ESSE TÍTULO É UM QUESTIONAMENTO. O MEU DIREITO COMEÇA RESPEITANDO O DIREITO DOS OUTROS. LI ESTE ARQUIVO POR INDICAÇÃO DE UMA GRANDE ARTISTA AMIGA. SE OUVIR MÚSICA CHAMADA SECULAR PODE NÃO SER PECADO É
DIFERENTE DE TÊ-LA COMO INSPIRAÇÃO E DEVOCIONAL. ACHO QUE NÃO PRECISAMOS DA MÚSICA SECULAR. A NOSSA MÚSICA É TÃO ESPECIAL, COM ARTISTAS TÃO BONS COMO LEONARDO GONÇALVES E DANIELA ARAÚJO QUE OUTRAS
FONTES SÃO DESNECESSÁRIAS E FUTEIS. SE PODE OUVIR OU NÃO, SE HOJE MÚSICA CRISTÃ OU ARTISTA CRISTÃO OU NÃO ESTÁ AQUEM DA NOSSA CONSCIÊNCIA OU LEVANTAR BANDEIRAS POR AQUILO QUE QUEREMOS E PENSAMOS.NÃO
ESTOU AQUI PARA LEVANTAR BANDEIRAS OU DIZER O QUE É CERTO OU ERRADO, MAS MÚSICA SECULAR É UMA COMIDA QUE EU NÃO PRECISO EXPERIMENTAR. SHALON!
Augusto Guedes  - Com todo respeito...     |187.79.209.160 |04-12-2011 02:29:34
Caro Eduardo,
Obrigado pela sua participação! Que bom que "uma grande artista amiga" lhe indicou o meu texto. Fazia tempo que não tinha comentários sobre ele, até porque data de abril de 2008.
Justamente por isso fiz questão de relê-lo.

Não se trata de uma questão de avaliarmos ser ou não pecado ouvir a "música secular", nem tão pouco de só devermos ouvir música cristã (o que é
impossível). Na realidade, o texto, utilizando 'comida' como metáfora, deixa claro um equívoco histórico e que traz muita confusão em várias áreas de nossa vida, inclusive na música.
Assim como não
pode existir uma 'comida cristã' também não podemos definir uma música cristã a partir do seu conteúdo, da sua aparência, ou de quem a faz. Seria bem mais coerente identificarmos cristãos que fazem
músicas do que uma música cristã em si.
O erro histórico está em tentar separar o sagrado e o profano, quando os ensinos de Jesus nos levam para outra direção. "Sede Santos, porque eu sou
Santo".

"A igreja tem uma dupla responsabilidade em relação ao mundo ao seu redor. Por um lado, devemos viver, servir e testemunhar no mundo. Por outro, devemos evitar nos contaminar por
ele. Assim, não devemos preservar nossa santidade fugindo do mundo, nem sacrificá-la nos conformando a ele. Tanto o escapismo quanto o conformismo são proibidos para nós. Esse é uma dos temas
principais da Bíblia, ou seja, Deus está convocando um povo para si e o desafiando a ser diferente de todos." (Lv.11:45; IPe.1:15-16)

Esse tema fundamental se repete nas quatro principais seções
da Bíblia: A lei (Levítico 18:3-4), os profetas (Ezequiel 11:12), o ensino de Jesus (Mateus 6:8, falando dos hipócritas e pagãos) e o ensino dos apóstolos (Romanos 12:2).

Assim, precisamos fazer
diferença num mundo perdido através de vidas que revelam o caminho por meio da Luz. Isso vale para qualquer um de nós cristãos em função das nossas capacidades sejam elas quais forem. Se no caso, é
fazendo música, que as façamos.

Espero ter elucidado melhor e estou ao dispor.
tales cheng  - Quem tem ouvido ouve   |201.78.70.24 |26-01-2012 12:03:31
Querido Augusto Guedes obrigado por suas palavras que Deus continue dando sabedoria. Creio que quando limitamos a nossa arte somente nas coisas chamadas "cristãs" limitamos também o louvor
que deve ser dado a Deus por tudo o que ele criou, a verdade e a beleza da arte devem ser reconhecidas por qualquer pessoa, cristão ou não, por isso creio que tudo que podemos ver beleza pode e deve
se tornar musica, mas creio que esse dom de ouvir boas coisas cresce junto com o nosso entendimento e como Jesus disse a Nicodemos "Se quando eu vos falo das coisas terrenas, ainda assim não me
credes, como creríeis, se e vos falasse das celestiais? entao se um cristão nao ve a beleza do que e tao simples do seu dia a dia como flores, o mar, a beleza do tempo passar, do viver em comunhão?
como os seus olhos alcançarão ao Senhor Jesus?
Augusto Guedes     |189.77.93.254 |27-01-2012 11:53:53
Olá Tales,
Obrigado pela sua participação.
Ir além faz bem à alma e nos aproxima de Deus. É um grande exercício para o discípulo se desvencilhar das entranhas da religião, é como sair de uma caixa, de
um gueto.
Um abraço!
wemily cristiane dos santos ol  - eu so quero um xodo elba ramal   |177.72.176.34 |16-06-2012 09:29:55
a minha escola esta fazendo um rojeto de religiao e eu fiquei com o cristianismo e muito bom compartilha com vc
Silvio Rogerio  - Grupo musical NOVO VIVER     |177.40.251.198 |08-03-2013 00:53:51
Olá, Augusto. Talvez você não lembre de mim. Sou um dos filhos de seu Joel, que foi zelador na IPBV. Gostaria de saber se você tem, ou sabe quem tem os discos ou as músicas do NOVO VIVER. Pode ser em
vinil mesmo, ou em qualquer outra música. Gostaria de ouvir novamente as maravilhas que vocês criaram e matar as saudades. Eu tinha um LP até uns dias atrás, quando se extraviou. Por favor, se puder
ajudar, entre em contato, ok? Um forte abraço e fique na paz de Deus! Silvio. (por favor, contate pelo emaildesilvio@gmail.com)
Escrever um comentário
Nome:
E-mail:
 
Website:
Título:
 
Por favor coloque o código anti-spam que você lê na imagem.

3.26 Copyright (C) 2008 Compojoom.com / Copyright (C) 2007 Alain Georgette / Copyright (C) 2006 Frantisek Hliva. All rights reserved."

*** Gostou do artigo? Então, RECOMENDE para um amigo. Não gostou? Indique para um inimigo! CLIQUE AQUI. ***

Última Atualização ( 22 de fevereiro de 2009 )
 
< Anterior