Erva venenosa PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 43
PiorMelhor 
14 de julho de 2009

Imagepor Sérgio Pavarini

“Amantíssimos irmãos que escolheram a Catedral Evangélica para buscar as benesses do nosso Deus excelso, vamos receber com uma calorosa salva de palmas o reverendo Silas Malafaia. Ele será o portador da mensagem que o Pai celeste deseja nos transmitir nesta noite de encerramento da campanha “As 7 chaves da vitória”. Após o culto, o ínclito servo do Deus Altíssimo estará no átrio autografando a “Bíblia da Prosperidade e Batalha Espiritual”, quintessência exegética que traz comentários do Doutor em Divindade Morris Cerullo.”

Trágica ou hilária (dependendo do ponto de vista), a cena acima (ainda) não ocorreu. No entanto, inúmeros elementos característicos da práxis neopentecostal hoje fazem parte da liturgia de igrejas que, num passado recente, lutaram para manter coerência e base bíblica inclusive na área musical.

O zelo com a Palavra não mais se estende ao chamado “período de louvor”, numa espécie de “licença poética”, naturalmente sem nenhuma poesia. “Se formos rigorosos, perderemos os poucos jovens que ainda temos”, raciocinam os pastores. Após inúmeros embates, preferiram jogar a toalha (e o nível), optando por engolir semanalmente batráquios que crescem em lagoas de tamanhos variados.

Gênesis

Nascido na década de 60, o neopentecostalismo abandonou os usos e costumes característicos das igrejas pentecostais. Ao mesmo tempo em que saias e cabelos foram encurtados, a liturgia também sofreu transformação. Os tradicionais hinários foram deixados de lado e substituídos pelo retroprojetor.

Em lugar do engessamento litúrgico que circunscrevia a música a períodos de nomes pomposos como contrição e ofertório, as canções passaram a ser usadas para ajudar as pessoas a “abrir o coração”. O conteúdo do que seria cantado era questão de somenos. Importava mais a atmosfera alcançada por meio das canções. Palmas e frases exclamativas sempre ajudaram a proporcionar o clima desejado. Como a estratégia foi bem-sucedida, Maquiavel já pode ser ungido apóstolo.

Êxodo

Habituada a longos e irrelevantes debates, a ala tradicional desperdiçou ao menos as duas décadas seguintes gastando munição em especial contra guitarras e baterias. Assestaram contra alvos errados e perderam milhares de musicistas, o que ajuda a explicar a produção pífia e quase inexistente do segmento na atualidade. Alguém é capaz de enumerar grupos musicais influentes abrigados hoje nas fileiras batistas e presbiterianas, por exemplo?

Do outro lado do espectro teológico, as perdas também foram expressivas. Na década de 80 em particular, igrejas pentecostais forneceram metaleiras completas para bandas do florescente movimento gospel. O cardápio musical evangélico ganhou opções variadas, intensificando o trânsito interdenominacional. Como ouvir nos cultos o provecto órgão eletrônico com tantas igrejas oferecendo estilos musicais mais contemporâneos e atraentes?     

Números

Acostumados na seara musical no máximo a avisar a congregação que só deveria entoar as estrofes 1 e 2 do hino, pastores tiveram de ceder espaço para os “ministros” de louvor. O modus operandi varia um pouco, mas normalmente tratam-se de caras bem-intencionados que, na falta do que dizer, pedem coisas estranhas como olhar para o lado e profetizar para alguém. Seria interessante publicar no boletim da semana seguinte os resultados da saraivada profética.

Um lencinho é sempre necessário se a ministração for conduzida pela ala feminina. Segundo o modelo vigente, chorar é sinônimo de consagração ou, em muitos casos, tristeza por ter de suportar um discursinho repleto de expressões vazias. Enquanto isso, outros continuam trazendo a arca (de Noé?) e outros elementos vetero-testamentários tão úteis para as celebrações quanto retalhos do véu rasgado. Preces para mexer com a estrutura mostram-se inúteis quando as musiquinhas são mera trilha sonora para buscar milagres e bênçãos. Ensina-me a ter paciência...  

Atos

Bons de briga e ruins de teologia e prosódia, muitos líderes resistiram e tentaram alterar trechos de músicas considerados impróprios. Alheios ao imprimatur pastoral, compositores produziam pérolas do tipo “deixe seu complexo interior”. Aliás, no documentário do João Moreira Salles há um trecho dessa música em que a galera canta a expressão “inexpremíveis”. Certamente o ato falho remete à impossibilidade de se extrair conteúdo desse tipo de músicas, mesmo “espremendo” bastante...

Palmas deixaram de ser exclusivas para marcar o ritmo. Aludindo ao jargão de um televangelista, aplaude-se Jesus, a música especial e até a piadinha do pastor no meio da mensagem. Entre uma música e outra, as palmas efusivas ajudam a manter a atmosfera de “unção”, não permitindo que o clima de adoração diminua. Como ninguém pensou nisso em tantos séculos de igreja? 

Apocalipse não

Paracelso, um famoso cientista suíço do passado, ajuda a clarificar minha indignação: “Não há nada na natureza que não seja venenoso. A diferença entre remédio e veneno está na dose de prescrição”. Mesmo que pretensamente purificadora, a água pode ser tóxica. Os afogamentos são causados por excesso de água, além de ela ser um elemento de considerável importância em casos de edema cerebral e pulmonar.
 
Por estranho que pareça, o veneno mais perigoso do mundo, a toxina botulínica, é usada hoje com efeitos terapêuticos e estéticos no botox. Como acontece na igreja contemporânea, o veneno ajuda a manter a boa aparência, quesito importante para manter o grau de atração em alta.

O problema é que os efeitos do botox duram apenas alguns meses, enquanto as doses musicais venenosas (ad)ministradas nos cultos não têm prazo para terminar. “Parece uma rosa, de longe é formosa...” Infelizmente, há consonância entre a “teologia” macediana de controlar Deus por meio de ofertas e o bonifrate divino movido pelos cordéis das declarações egoístas das músicas que embalam ovelhas subnutridas.   

Da mesma forma que não se pode colher uvas dos espinheiros e figos dos abrolhos, boas intenções não são antígenos eficientes para aniquilar o potencial de letalidade existente. Se na canção da Rita Lee a erva venenosa apenas “achata bem a boca”, os trojans musicais têm poder de destruição bem maior.

É hora de atualizar o antivírus e de buscar expressões de louvor cuja qualidade remeta à excelência daquele que nos chamou para lhe prestar culto racional. Castelos fortes nunca resistirão se construídos na areia. Povo de Deus, declare isto. =)

Sérgio Pavarini é blogueiro, jornalista e marqueteiro

Comentários
Adicionar novo Busca RSS
PV  - Ah!! E??   |32.104.18.243 |14-07-2009 11:07:41
O texto é ótimo, recheado de verdade. De fato, o medo de perder os jovens abre pra que muitas igrejas tolerem besteiras na hora do louvor, mas também comportamentos ruins.
Mas fica a pergunta: é
possível termos uma liturgia decente e e que não insulte a inteligência? Será que não é hora de pararmos de nos preocupar em perder pessoas e nos preocuparmos em ser mais verdadeiros na crença cristã?
Deus é tão incapaz assim de manter sua igreja, que temos que abrir suas pernas para manter o pouco que ainda achamos que temos?
Sérgio Pavarini  - quem tem... tem medo     |189.62.117.183 |14-07-2009 22:56:55
essas questões s/ a juventude extrapolam o âmbito musical e precisam ser discutidas. afinal, a responsabilidade de quem deixou esse modelo "entretenimento + eventos" é toda nossa. :(

em
relação à música, as trocas aparentemente vantajosas a curto prazo podem se revelar desastrosas com o tempo. não é incomum a cessão de espaços nas reuniões p/ aplacar suposta rebeldia da galera.


igrejas que funcionam à base de agenda de eventos p/ a juventude realmente devem se preocupar em perdê-los, pq o modelo é ineficiente e nada bíblico.

o papo é loooongo... =)

abraço
LeoNogueira  - Os números não mentem, mas os     |189.96.194.12 |14-07-2009 12:17:16
Pavarini, parbéns pelo artigo.

O comportamento destas igrejas apenas demontra um sintoma de algo mais grave: a completa ausência de fundamento teológico e mesmo coerência.

Ainda há uma grande
maioria nas igrejas de pessoas sinceras e necessitadas de direção (social, espiritual e intelectual), que acabam por aceitar os "fanfarrões da fé" como autoridades legítimas nestes campos,
abrindo espaço para os abusos em nome de Deus.
Sérgio Pavarini  - capitão gospel nascimento     |189.62.117.183 |14-07-2009 23:11:14
faaala, leo.

muito bem lembrado o lance do abuso espiritual. embora seja um problema comum em todas as religiões (li ontem o texto de umbandista falando que isso acontece entre eles), é notório que o
neopentecostalismo é uma terra fértil p/ desmandos sem fim "em nome de deus".

fiéis ao personagem do filme, eles ainda "pedem para sair" aqueles que ousam questionar as práticas
vigentes.

literalmente graças a deus, quem deixa organismos doentes recebe cura e é o maior beneficiado.

abração
AUSTRI JUNIOR  - ERVA VENENOSA     |201.78.78.219 |14-07-2009 12:49:47
Uma excelente reflexão.
Realmente temos que tomar cuidado com certos venenos que estão sendo borrifados na "HORTA EVANGÉLICA", que estão literalmente envenenando A IGREJA (pessoas), ou seja, o
CORPO DE CRISTO e também a Igreja denominação.
Quantas instituições Tradicionais hoje estão sendo "CONTAMINADAS" por estas questões?
É necessário avisar aos incautos, para que despertem do
sono profundo, e resistam aos "AGROTÓXICOS DO EVANVELHO", pois isto MATA!
Sérgio Pavarini  - cardápio gospel     |189.100.193.159 |25-07-2009 14:09:20
é exatamente aí que está o ponto central, austri.

não se trata apenas de jargões neopentecostais que têm sido incorporados, mas de conceitos biblicamente questionáveis que são misturados nos
alimentos.

como apregoa a máxima conhecida, "somos aquilo que comemos". se a refeição apresenta alguns itens contaminados, já é suficiente p/ adoecer o corpo, ainda que o prato tido por
muitos como "principal" (a mensagem), seja saudável.

que Deus ajude todos os envolvidos na "cozinha", dos lavadores de pratos aos nutricionistas. =)

big abraço
André Lopes  - Minha opinião   |201.15.168.27 |14-07-2009 22:48:48
Ao amigo Sérgio,
certamente que, não venho por meio deste declarar aqui quem tem + ou - razão em suas afirmações, deixo apenas meu parecer sobre o assunto acima.
Confesso que, me identifico em
grande parte com mto do que foi citado acima. Sou músico e já estive a frente de 2 ministérios ministrando adoração. Concordo em mtos aspectos do que vc cita no seu artigo. Porém 1 coisa me preocupa:
o tamanho do "tom" que o texto trás. Não sejamos hipócritas pois, tb me considero maduro na fé (em certa parte), assim como vc, pois não creio nalguém imaturo escrevendo um artigo
assim.
Voltando, o fato do "tom" do artigo é que me faz refletir sobre uma possível "revolta" no coração de mtos "Cristãos" que buscam viver algo "no Espírito" visando
uma "Igreja primitiva", como nos tempos do "novo testamento".
Culturas a parte, tb me incluo num seleto grupo de pessoas que tentam ver e viver um evangelho "fora da fôrma",
digamos assim. Mas sabemos tb que "as mesmas fôrmas" tb estão sendo instrumentos de Deus para que vidas conheçam a Cristo.
No geral, esse artigo (repito, no meu ponto de vista) é pesado, bate
de frente contra pessoas que pregam a palavra de Deus e não deveria ser exposto a novos Cristãos pois poderia causar danos terríveis.
Cada momento é um momento e acho que esse tipo de assunto é
algo para ser tratado com pessoas maduras no "téti-a-téti".
Mas enfim, esse é apenas o
André Lopes   |201.15.168.27 |14-07-2009 22:53:03
Apenas o meu ponto de vista....

Abraço do irmão na fé,
André
Thiago Mendanha  - Danos...     |189.7.47.215 |14-07-2009 23:32:46
Entre os danos que possam vir de um artigo como esse exposto a "novos cristãos" e os danos causados pelos "veteranos na fé" aos "neófitos", fico com os primeiros...
André Lopes  - Hummm...   |201.15.168.27 |14-07-2009 23:47:24
Com ctza Thiago, respeitável sua opinião pois estamos aqui dividindo além de, pontos de vista, experiências.
E te digo que, no fundo, sinto que uma nova reforma no "modelo de igreja atual"
está acontecendo, em pequenos focos, ao redor do globo.

Grande abraço,
André
Lucio Cardoso  - Danos terriveis   |200.223.205.42 |15-07-2009 06:53:19
Pava,

entre os danos nefastos possivelmente criados por seu artigo podemos citar a conversao "apenas" a Cristo, atraves da Verdade, sem conseguir nunca a tao almejada membresia
institucional.

Coitado do novo convertido melhor seria mais um novo convencido!!

Aiai! E cada uma!

Abracos.
Sérgio Pavarini  - nós somos muitos     |189.100.193.159 |25-07-2009 15:22:54
blz, lucio?

nos últimos dias foram apresentadas projeções do total de evangélicos na população brasileira. nem me preocupei em olhar os números pq nossa irrelevância infelizmente cresce de forma
proporcional.

temos "convencidos" a ministérios personalistas, a milagreiro$ de estirpes variadas e a música é assunto que nem interessa p/ esse povo. qual é o estilo musical da universal?
como funcionam ministérios de música na igreja do valdemiro?

muita gente me escreve dizendo que se sente um "et" diante do cenário gospel circense atual. tem problema não. como compôs o lulu
santos, "não somos fracos... somos só um coração sangrando pelo sonho de viver".

abraço
Anônimo  - É recíproco   |200.211.9.130 |15-07-2009 10:31:37
Amigo Sérgio, é muito bom ler sua indignação que também é a minha a algum tempo, e quero compartilhar aqui com todos.
Cara, não agueeeento mais tanta abobrinha sendo dita nos pulpitos das igrejas, o
que é nítido ver que os chamados "ministros de louvor" não tem preparo algum para esta responsabilidade. Vejo Show na igreja, e o que confunde os novos convencidos, digo, convertidos, é que
chamam isso de "adoração" e confesso que dou risada dessas coisas, como diz o meu pastor, é só chupar os dentes que vc já é considerado um cristão adorador aiaiai..."santa ignorância"
eu louvo a Deus quando ouço um samba, uma bossa nova, não mais quando ouço ídolos importados do "Gospe" ou "GolpeL"
O bom ministro de louvor é aquele que conhece a verdade, que é
humilde, que ama a igreja (pessoas) e Deus como a si mesmo, já dizia o mandamento. E k entre nós, que seja melhor influenciado musicalmente, porque, pelo amor de DEUS, as podres ou pobres rádio
evangélicas, só tocam músicas de vitória, bênção, dinheiro e lutas vencidas com o inimigo, queria ouvir um pouco mais de Glauber Plaça, Stênio Marcius, Gerson Borges, João Alexandre, enfim, sinto
falta do assumir as raízes nacionais e de coerência nas composições....

Desculpe o meu desabafo, pois como disse acima, é minha indignação também

Obrigado pela abertura deste espaço.
.hugo rocha.     |187.20.28.171 |15-07-2009 11:15:13
estou cansado dessa balela daquelas que dizem que devemos pensar nos danos que podem ser causados por aquilo que escrevemos como crítica à "igreja". nada me incomoda tanto quanto aqueles que
creem tal como nós, mas se omitem por vergonha e/ou medo. os incrédulos são mais felizes. pois são coerentes com aquilo que conseguem perceber - e não omissos, como os demais.

creio que o objetivo
de divulgar a Verdade é apenas um: produzir liberdade e entendimento. isso não acontece pois, muitas vezes, no choque entre Verdade e religiosidade, as pessoas preferem se agarrar à segunda.

se esse
artigo tem o poder de chocar um "novo convertido", recomendo que ele seja enviado por nós a todos os que conhecemos que se encaixam nesse grupo. assim vamos colaborar para evitar que eles
construam bases de "fé" tão frágeis e instáveis, que futuramente vão apenas perpetuar a loucura da religião. se as bases não estiverem em Cristo, não há motivo para se preocupar. elas precisam
e devem mesmo ser destruídas, seja através do choque ou da decepção.
Fabinho Silva  - Duas caras     |192.158.61.140 |15-07-2009 13:40:54
Eu sou rato de igreja tradicional, e na minha adolescencia cometi o pecado grave de insistir com essa coisa de "momento de louvor", uma certa novidade naquela comunidade em meados dos anos
1980... enfim: hoje o tal momento ainda existe, enquanto o resto da igreja e da liturgia continua no mesmo passo de 20 anos atras. A dureza é que quando tal momento de louvor acontece, parece um
negocio doutro mundo. Quando acaba, a liturgia volta ao "normal"... pois tem muitas igrejas tradicionais vivendo esse culto duas caras e fazendo de conta que é bom assim.
Repliquei o texto
no "Raiz...", belê?
Walter Rodrigo de Sá Cruz  - Botox     |15-07-2009 13:44:23
avatar O botox pode ajudar músicos que tenham tido 'micro-lesões'- a distonia do músico ;) (informação quase útil!)
carla  - Perdas & danos   |189.25.0.117 |15-07-2009 14:45:51
Mal por mal, fico com a dor de encarar a realidade nua e crua do que com a doença indolor da "igreja dos contos de fadas" - cuja mortalidade é enorme.
Acho que não posso modificar uma igreja,
nem impedi-la de seguir o caminho que tem seguido (vide texto), e sequer tenho a pretensão de ser 'evangelista' ao oposto. Se eu puder discriminar a loucura da realidade, Reino de Deus x reino dos
pastores e algumas coisitas mais, e por fim, escolher meu caminho, já me dou por a mais privilegiada dessa Terra.
Deus é Deus, homens são... alguns sei lá o que (homens= leia-se líderes, pastores,
profetas, bispos, über, ministros - claro, alguns...)
Thiago Mendanha  - Assino embaixo     |189.35.161.155 |15-07-2009 16:47:03
"entre os danos nefastos possivelmente criados por seu artigo podemos citar a conversao "apenas" a Cristo, atraves da Verdade, sem conseguir nunca a tao almejada membresia
institucional."

Onde assino Lúcio Cardoso?
luiz jeronimo  - Concordancia   |187.40.188.225 |15-07-2009 18:46:03
A igreja perdeu sua identidade, quando a exemplo de Israel rejeitou a Deus e o seu governo, hoje vivemos um novo "icabô". A biblia nos adverte: não ameis o mundo nem o que no mundo há. O mundo
jaz no maligno e ele não serve de exemplo para a Igreja.Fico indignado quando vejo a Palavra do Senhor ser desprezada e a qualidade do que se canta hoje ser de gosto duvidoso e dar mais enfas a
criatura do que ao criador.
Solange  - Utilitarismo   |189.81.116.18 |16-07-2009 02:02:01
E tudo isso em nome do Deus utilitário, aquele que me serve, que me dá prazer, que me "eleva" o espírito...é preocupante, mas não devemos nos escandalizar. Devemos sim, propagar o evangelho
puro e simples, manter o sentido de comunidade e corpo de Cristo em nossas igrejas. Deus é Deus sempre, ele nos conhece, sabe de nossa ignorância, está apenas esperando reflexões como esta, em que
mais uma vez ( e sempre!) pediremos MISERICÓRDIA....Amém!!
etewaldo  - ripa na chupila!!!!!!   |201.79.98.154 |16-07-2009 13:43:17
manda ver serjão!!!!!!haja tanta besteira gospel a solta. Acredito que desse jeito, até o capeta esta escandalizado, e o os "verdadeiros"apostolos, juntamente com Lutero e Cia, devem estar se
revolvendo nos tumulos. Um abraço!!!!
Pedro de Jesus Barruzi  - "O meu povo esta se perdendo   |200.169.133.98 |16-07-2009 20:56:12
Muito bom seu artigo! É uma pena que as pessoas busquem a Deus por meio de barganhas. Muitos conhecem ao Senhor apenas pelo que ouvem nas igrejas, na tv, das bocas de pregadores(dos quais sou um)
artigos, etc. Hoje em dia penso que há uma certa preguiça nos 'cristãos' em conhecer Cristo onde ele é mais puramente apresentado: na Palavra. Por preguiça ficam apenas ouvindo o que os outros dizem
sobre ele, e assim são enroladas com fábulas, cantorias e espetáculos. Com isso, não deixam espaço para o conhecimento, e, sem ele, se perdem. (Os 4:6 "O meu povo está sendo destruído, porque lhe
falta o conhecimento. Porquanto rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei...").
GLÓRIA GOULART  - JESUS ESTA VOLTANDO   |200.194.206.130 |19-07-2009 17:34:27
ACHEI OTIMO. PRECISAMOS MAIS DE COMENTARIOS ASSIM, ACHO QUE OS LIDERES PENSAM QUE O POVO E TROUXA, PRINCIPAMENTE OS DO INTERIOR, QUE TODOS SÃO BURRO SEM ESTUDO E CONHECIMENTO. TEM MUITOS QUE TEM
DISCERNIMENTO ESPIRITUAL,E QUE OS PASTORES NÃO TEM, HÁ TEMPO EU E MEUS AMIGOS AFASTAMOS DAS DENOMINAÇOES, POR CAUSA DO QUE VOCE ESCREVEU E OUTRAS COISAS. VC NEM IMAGINA A QUALIDADES DOS PASTORES QUE
VEM PARA O INTERIOR E DE DOER.
paulo r. f. maulaz   |201.3.13.12 |19-01-2010 22:04:55
Ai sim esta é a grande verdade, busque sua revelação de DEUS, LEIA A BIBLIA, conheça o VERDADEIRO DEUS e deixe de conversas erradas e criticas infrutiferas. Da-se mais atenção aos cantores que á Deus
pois não se le a BIBLIA QUE É FONTE DE ENSINAMENTO E CONVICÇÃO DO VERDADEIRO DEUS.
Não se deixe enganar, voce tem na BIBLIA SAGRADA O VERDADEIRO SALVADOR. APAZ DO SENHOR.
Claudio Machado  - Especialista   |189.92.177.216 |22-07-2009 21:00:30
Grande Pava,

a cada dia que passa, mais especialista em jogar " M..... no ventilador"



Muito obrigado!
Cris  - prefiro ficar de fora nem uma   |201.57.171.19 |23-07-2009 12:13:40
sinceramente, parece o "cenário" brasileiro, um querendo ser melhor q o outro... me identifico com os comentários do Sérgio mas não posso deixar de dizer que em parte a culpa é dos
tradicionais ou históricos como queiram... sim porque o que vocês fizeram com toda essa verdade absoluta? guardaram só pra sí... deram abertura p que entrassem os neo? não foram ousados, não lutaram
contra essas heresias? só agora que viram que a moda pegou aí resolveram criticar? não é por aí, concordo com um dos colegas qdo ele diz que: "Cada momento é um momento e acho que esse tipo de
assunto é algo para ser tratado com pessoas maduras no "téti-a-téti".
Porque os que se dizem "certos" não se unem e colocam as mãos nos bolsos e comecem um programa na madrugada para
ensinar o evangelho puro sem barganhas... e alguns deles fazem o programa até ao vivo na madrugada, vamos lá genti vamos dispor do nosso precioso dinheirinho e do nosso sono p atendermos aos anseios
do nosso povo que passam as madrugadas acordados com insônia, desesperados muitas vezes sem saber o que fazer com suas vidas perdidas (eu já fiz isso, e confesso que me derramei diante de Deus com
muita sinceridade de coração, chorei e tudo e me ajudou muito)... hoje, as teorias "néos" não me satisfazem, é vazia sem conteúdo, falta embasamento bíblico,mas nem por isto vou detoná-los,
aliás pensando bem prefiro ficar de fora, nem em uma nem em outra.....é muita confusão! que verdade é esta que liberta? liberta de que? de quem? Não é proíbido pensar eu penso e decido, to fora!
Leuh  - Uma nova Reforma...   |200.161.61.18 |23-07-2009 13:41:02
Lutero pensou em fazer uma Reforma na igreja Católica...não em destruí-la..mas como a Igreja o rejeitou..a Reforma aconteceu fora do palco principal...
A mobilização das pessoas certas nesse momento
tenebroso da história da Igreja Moderna deve acontecer o mais rápido possível. Muitos estão sendo "convencidos" com essa bagagem evangélica mercadológica barata. Esse texto mostra o começo..a
crítica..a teoria..a verdade dos fatos.Agora com a tese nas mãos, está na hora de levarmos a antítese...e formamos a síntese de uma nova Reforma na Igreja Cristã do Século XXI. ORAR e AGIR.

Abraços.
fernando ponçadilha - pastor a  - Contraponto   |200.164.100.8 |23-07-2009 13:48:27
Em parte concordo com vc meu caro irmão.Tudo que é novo desperta curiosidade e um pouco de cautela.Mas o cristianismo neco-constantinoplano está com os dias contados.Um outro paradigma está surgindo.E
não pode ser necessariamente como eu quero.Tem que ser como é possível.E o Espírito que detone.O cristianismo melancólico monástico, do recato e dos escrúpulos, sem palmas e sem alegria contrasta com
o último salmo.Leia o último salmo.Quem disser que o cristianismo não tem barulho, não tem alegria,não tem vibração, está fora da Bíblia.Agora, eu acho que é preciso dá uma aliviada na dose da
empolgação, tem muita gente fazendo coisa por aí que pode ser de outro livro, menos da Bíblia.
Graça e Paz irmão.
Sérgio Pavarini  - salmos como parâmetro     |189.100.193.159 |25-07-2009 13:59:32
querido fernando,

gostaria de ser + fleumático e deixar p/ "o espírito detonar" muitos lances que rolam por aí. não sei se é a ascendência italiana ou uma certa rebeldia que me acompanha
desde criança, mas o fato é que meu sangue ferve como o do sidney magal na canção do século passado. rsrs

é complicado escolher recortes do livro de salmos p/ balizar o louvor. imagine como será na
comunidade que optar por salmos imprecatórios, por exemplo. =)

acredito que a falta de parâmetros claros no novo testamento (sobre como deve ser o louvor no culto) seja um sinal grandioso de
liberdade. dessa forma, meus questionamentos dirigem-se aos que buscam o aprimoramento constante.

abraço e muito obrigado pela valiosa contribuição ao papo.
charly  - DESCENDENCIA ROMANA   |187.78.90.165 |09-10-2009 16:22:24
SE CONTINUAR ASSIM VAI ACABAR SENDO PPROXIMO PAPA,SE BEM QUE,O ATUAL É MENOS BESTACIONAL DO QUE VC,QUER DIZER TRADICIONAL.PELOS MENOS SEUS SEGUIDORES SÃO FUMANTES, SOCIALMENTE ALCOLATRA,ADULTEROS SEM
SE DEITAR COM NINGUEM OU TALVEZ SE DEITANTANDO... HA MAS TUDO BEM,COMO VCS DIZEM, UMA VEZ SALVO SALVO PARA SEMPRE.CUIDADO DERREPENTE SEU LUGAR DE SALVAÇÃO PODE SER QUENTE E CHEIRAR A ENXOFRE.
ISSO
VALE PRA VC E QUEM LHE APOIA QUANDO VC FALA BESTEIRAS.
Cerestino     |187.14.159.37 |09-10-2009 16:38:43
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkk
Sonia Agreste  - Liturgia Inclusiva     |189.112.176.1 |24-07-2009 08:46:54
Sergio, quero parabenizá-lo pela construção do seu texto. Apesar de, para alguns, ter um tom muito sarcástico, corajosamente você conseguiu resumir bem sentimentos latentes em alguns cristãos que
começam a questionar sua própria cultura evangélica.

Há 8 anos plantamos uma igreja na cidade de Campinas, igreja histórica (presbiteriana), e desde então estamos numa jornada para descobrir uma
maneira de incluir não crentes no momento litúrgico. Não tem sido tarefa simples. Repensar, quebrar paradigmas... Mas, tem sido uma boa aventura.

Tenho buscado literatura que me ajude a embasar uma
LITURGIA INCLUSIVA, ou seja, uma liturgia que considere os não crentes e seja decodificada, permitindo que eles também louvem ao nosso Deus, num culto racional. Se conhecer algum material, ficarei
grata.

Deus continue inspirando você.
Rodrigo Lima     |200.96.221.250 |25-07-2009 15:44:44
É realmente complicado. Converti-me há 21 anos, mas parece que foi há séculos, por causa do nível ralo e raso da música e da teologia de hoje. Babaquice é que enche igreja, não o conteúdo sério. E
nós, "históricos", devemos também nos penitenciar, por só metermos o pau, sem apresentar uma alternativa. No meu TCC da pós-graduação, descobri que o evangelismo underground no Brasil nasceu
na IPI, mas hoje não se vê banda de metal no meio presbiteriano independente. Aliás, alguém poderia me indicar qualquer banda pertencente à IPIB?
Sérgio Pavarini  - pretérito perfeito     |189.100.193.159 |25-07-2009 17:36:53
oi, rodrigo.

nasci na ipi e até hj tanto a família paterna qto a materna são majoritariamente da denominação. tenho um histórico bem, digamos, "rico" de embates c/ líderes por conta dos
lances que queria fazer na área musical.

hj a situação é bem diferente da que vivenciei e a briga por "liberdade" é desnecessária. no entanto, o espaço aberto p/ atuar não significa que ele
seja bem ocupado.

o abismo entre as gerações está cada vez maior. a divisão entre adeptos de hinos e de "louvor" continua firme e forte e só existe harmonia na qualidade ruim do que jovens e
menos jovens produzem.

infelizmente, a "igrejinha dos milagres" do início do século 20 perdeu os "milagres" e ficou tão-somente "igrejinha".

hora de assumir a falta de
competência: tenho (vasta) culpa no cartório... e fora dele tb! =)

big abraço
Chicco Sal  - Por falar em Salmos...     |189.34.77.70 |25-07-2009 18:11:16
A minnha passagem predileta é uma bem-aventurança que se encontra no Salmo 137:9 - "Feliz aquele que pegar teus filhos e esmagá-los contra as pedras". E, acredite, o autor não estava falando
figuradamente sobre rock´n roll...
Cerestino  - mais um     |189.24.140.52 |25-07-2009 18:33:11
outro texto ex-celente meu amigo Pavão!!

compartilho do medo d um dos comentaristas de teu texto quanto aos novos convertidos, mas com certeza enganar no começo para depois desmentir não soa muito
cristão, mesmo sendo exatamente o que se estaria fazendo.

suas palavras são sempre libertadoras

soy tu fã!!!
Augusto Guedes  - Pensamento, Livros, Opinião     |201.9.238.165 |25-07-2009 21:58:10
Gosto muito do pensamento de Ricardo C.Halverson: "No início, a igreja era um grupo de homens centrados no Cristo vivo. Então, a igreja, chegou à Grécia e tornou-se uma filosofia. Depois chegou a
Roma e tornou-se uma instituição. Em seguida, à Europa e tornou-se uma cultura. E, finalmente, chegou à América e tornou-se um negócio".
Quanto ao Brasil, sinceramente não sei como definir, mas
lendo todos os comentários acima, gostaria de contribuir sugerindo dois livros a todos, desde que tenham coragem de encarar de frente os seus próprios paradígmas (e nessa hora a minha preocupação não
é com os neófitos, mas sim com os que se consideram firmes na fé e sabedores de muito sobre a igreja, pode ser que se descubram mais religiosos do que crentes em Jesus):
O primeiro livro é
"Reconsiderando o Odre" e o segundo, "Cristianismo Pagão", ambos de Frank Viola, disponíveis em e-books gratuitos no site da Editora Restauração.
Na realidade somos todos frutos de
uma mudança que não ocorreu apenas nos últimos 20 ou 30 anos numa igreja chamada brasileira, e nem muito menos a questão está nas práticas de cultos entre os históricos, pentecostais ou
neo-pentecostais. Sofremos por causa do afastamento da essência que ocorreu num período que compreende aproximadamente 2000 anos.
O melhor de tudo é que o Senhor continua sendo Senhor da igreja, ele
continua cuidando dela de forma surpreendente, apesar de alguns pequenos reinados locais e personalisados, e, em meio a tanta babozeira, Deus continua agindo poderosamente fazendo ressurgir uma nova
antiga igreja não institucionalizada, a-denominacional, sem templos, cleros, estruturas, rol de membros, hierarquias, liturgias, onde a centralidade dos cultos não está em uma só pessoa, seja ela o
pregador ou o ministro de louvor, etc.
Acreditem, isso está acontecendo ao redor do mundo, só que não aparece porque não tem placa e nem faz barulho quando passa. Diferente de um grande trem em
velocidade, trata-se de pequenos ajuntamentos de pessoas que resolveram estar juntas numa mesma caminhada.
Aberto a ajudar e ser ajudado
e a compartilhar com quem desejar
através daqui ou de forma
pessoal por email ou outra via,
com o objetivo de edificar,

Augusto Guedes
Marcos Froes Felipe  - Alguma Novidade ???   |187.34.41.157 |28-07-2009 13:41:34
Caros
Concordo com o texto apesar de lê-lo apenas hoje, mas pergunto:
ALGUMA NOVIDADE NISSO ?
Para os que lêem a Palavra e a entendem, apenas fruto dos últimos tempos.
Não que não se deva 'combater '
(Se esta for a melhor palavra...),porém esta importação americana dos "usos e costumes" lá de cima (América do Norte), é algo com que temos de conviver e tentar manter o Padrão dos Céus, sem
cair na mesma, e também ser ser chato.
Grande desafio:Ser um tradicional contextualizado. Algém sabe a exata proporção ???
Cerestino  - À você, Belchior Responde!     |189.24.194.107 |28-07-2009 14:52:39
"Ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais

Nossos ídolos ainda são os mesmos
E as aparências não enganam, não
Você diz que depois deles não apareceu mais ninguém

Você pode até dizer
que eu tô por fora
Ou então que eu tô inventando
Mas é você que ama o passado e que não vê, é você que ama o passado e que não vê que o novo sempre vem"
Mirela  - première fois   |201.9.102.188 |25-09-2009 14:36:19
Oi Sérgio. É a primeira vez que comento aqui,apesar de acompanhar os seus textos há algum tempo. Gostaria de parabenizá-lo por esse e principalmente pela história de ungir Maquiavel discípulo (muito
bom!). Assim cm vc, sou uma inconformada com o modelo evangélico vigente. No entanto, acredito que precisamos ser cautelosos, pq no meio dessa desordem ainda existe gente séria, que precisa apenas ter
mais lucidez. Compreende?!
Bjos
Ps. Toda vez que venho aqui já me preparo p rir muito. Lendo os coments, penso: é cada morador nesse mundo de meu Deus...Hahaha
walter barros  - Mais uma dentro   |201.92.34.99 |08-10-2009 11:14:43
Parabéns pela excelente explanação sobre o tema erva venenosa,essa é minha luta dentro da igreja de hoje em que se dá mais valor a ídolos gospel do que ao Evangelho da Salvação em Cristo
Jesus.Em uma pesquisa entre 27 mil universitários,foi feito uma pergunta quem era a pessoa que mais influente hoje em suas vidas e a resposta foi, 1º Barack Obama,2º Roberto Justus,3ºLula,4º Jesus
Cristo e 5º Steve Jobs é por essa avaliação dos futuros senhores que estarãoa a frente de empresas e nos comandando é que eles confiam mais em homens que em Deus.Pobre nação cujo Deus não é o
Senhor.
Inerves Filho  - Trave x Argueiro     |161.148.84.94 |28-10-2009 14:40:39
Prezado Sérgio, ao ler este discurso lembro-me de minha adolescência, ao dedicar-me intensamente a rebater a mensagem que estava sendo pregada, quando eu fazia parte de uma denominação cheia de usos e
costumes. Falava até cansar. Mania de jovem, a generalização é uma paixão fogosa, pois não requer avaliação sistemática daquilo que se fala, simplesmente fala-se. Hoje, como pastor, vejo a importância
das instituições. A igreja do ponto de vista institucional, creio, é uma criação de Deus, assim como o casamento - não são perfeitos. Na instituição fazemos mais do que falar, mais do que expor aos
outros uma vida contemplativa, lá buscamos conhecer e influenciar, dispondo-nos a ter um caminho de comunhão e amizade, não apenas uma influência retórica. A avaliação é fundamental. Acredito que a
energia de discursar contra o que está errado (nos outros), e há muitas coisas erradas, pode ser melhor aproveitada quando buscamos fazer o que é certo. Equiparar as origens das igrejas históricas com
a perfeição doutrinária é o mesmo que dizer que o melhor carro sempre será Ford, pois foram pioneiros em produzir automóveis. É bom lembrar que presbiterianos não são batistas, nem metodistas, nem
congregacionais, nem outros grupos históricos, que mutuamente se excluem em muitos aspectos importantes. Há muitos pontos teológicos surpreendentemente divergentes para que se possa juntar esses
grupos e dizer que são homogêneos. Acredito que antes de tirar o argueiro do olho do próximo é preciso tirar a trave do olho. Nem tradicionalismo nem reforma são perfeição. Acho que é tempo de
ouvirmos a Deus e deixarmos que Ele cumpra o Seu propósito em nós, por meio do exercício da fé e obediência.
Saudações.
Cerestino  - Vamos comentar um pouco     |187.14.178.221 |28-10-2009 15:50:37
É bom ver um comentário desses pra alegrar esses dias chatos de estagiário...

Mas vamos comentando sistematicamente... minuciosamente..

"fazia parte de uma denominação cheia de usos
e
costumes"

Bom, gostaria de conhecer uma igreja que não seja cheia de usos e costumes. Também pensava assim quando cheguei a que estou hoje. Hoje vejo que são só um monte de usos e costumes
diferentes.

"a generalização é uma paixão fogosa"

Bicho... vc não deve saber o significado de paixão... nem de fogosa! rsrsrs

"Hoje, como pastor, vejo a importância
das
instituições."

Claro, elas que pagam os seus salários.

"A igreja do ponto de vista institucional, creio, é uma criação de Deus, assim como o casamento"

Só quero que vc me mostre UMA
instituição que Jesus defendeu enquanto esteve na terra. UMA me basta. Nem os apóstolos defendiam instituições. Igreja não é uma instituição é um modo de pensar e viver... igreja é. E se vc compara
casamento à igreja... vou orar por vc irmão...

"ter um caminho de comunhão e amizade"

Menos nas horas de culto onde é proibido conversar...

"Acredito que a
energia de discursar contra
o que está errado (nos outros), e há muitas coisas erradas, pode ser melhor aproveitada quando buscamos fazer o que é certo."

Esse é o discurso básico de quem, além de não fazer nada, nem se quer
se dispõe a pensar diferente.

"É bom lembrar que presbiterianos não são batistas, nem metodistas, nem
congregacionais, nem outros grupos históricos, que mutuamente se excluem em muitos aspectos
importantes. Há muitos pontos teológicos surpreendentemente divergentes para que se possa juntar esses
grupos e dizer que são homogêneos."

Agora, quem leu isso nesse texto levanta a mão.... pq eu
não.

"nem reforma são perfeição."

Saquei... tu é católico, mané!!!

"Acho que é tempo de
ouvirmos a Deus e deixarmos que Ele cumpra o Seu propósito em nós"

Também acho.

"por
meio do exercício da fé e obediência."

A todos os ungidos do senhor. Afinal, eles tem todas as revelações de Deus né? Aquele papo d que não existem mais mediadores só serve pra Maria e os outros
santos católicos. Claro que não se aplicam aos nosso "santos" atuais. Tudo bem, esses estão vivos e tem contas bancárias...

.
.
.

Bom... pois é num é?
Inerves Filho  - Releia o texto   |161.148.84.94 |28-10-2009 16:17:04
Prezado Cerestino, releia o meu post para melhor avaliação. Só queria informar que até este momento não recebi sequer uma oferta na minha vida, senão quando numa visita a uma igreja em 1996, quando eu
fiz uma apresentação como músico, para pagar a passagem de ônibus. Quanto a comparar casamento à igreja, ambos tratam de comprometimento entre pessoas. O próprio Senhor Jesus disse que somos membros
uns dos outros. Não sabia que Cristianismo Criativo significa destruir as instituições. O compromisso que temos uns com os outros é manifesto mais no que fazemos do que no que dizemos. Eu posso
afirmar que tenho um compromisso com os meus irmãos tanto no sentido lato como no estrito (igreja local), pois é com eles que caminho servindo ao Senhor. Que Deus te abençoe e te dê compreensão
naquilo que porventura faltar-te. Abraço, no amor de Cristo.
Cerestino  - Eu li e reli     |187.14.178.221 |29-10-2009 17:08:35
E por isso fui comentando detalhadamente...

mas sobre as instituições. Realmente não faço a menor força pra que a instituição religiosa cristã chamada igreja permaneça um só minnuto a mais.

A Igreja
existe. Mas raramente [e esse raramente é raramente meeeeesmo, vcs não tão entendendo, raramente meeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeesmo] com esse nome. Parafraseando Paulo Brabo.

Não é o Cristianismo
Criativo que significa destruir instituições. Seguir a Cristo é que sim.
Escrever um comentário
Nome:
E-mail:
 
Website:
Título:
 
Por favor coloque o código anti-spam que você lê na imagem.

3.26 Copyright (C) 2008 Compojoom.com / Copyright (C) 2007 Alain Georgette / Copyright (C) 2006 Frantisek Hliva. All rights reserved."

*** Gostou do artigo? Então, RECOMENDE para um amigo. Não gostou? Indique para um inimigo! CLIQUE AQUI. ***

Última Atualização ( 14 de julho de 2009 )
 
Próximo >