Meu amor e ódio por Rubem Alves PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 24
PiorMelhor 
30 de setembro de 2009

Imagepor Gérson Borges

 "O problema com os inimigos do cristianismo é que, na maioria das vezes, estão certos nas suas críticas."    Ed René Kivitz, num sermão

 

Amo Rubem Alves. Odeio Rubem Alves. Eu o amo nas suas verdades. Eu o odeio nas suas mentiras. Às vezes me confundo e inverto: amo quando deveria odiar e odeio quando deveria amar.

Verdades e mentiras igualmente belas fazem isto. Amo a Beleza das suas verdades, porque as verdades são sempre belas – como não amar o que é Belo? Odeio a feiúra das suas mentiras, se bem que há mentiras maravilhosas de se contemplar.

Por exemplo, uma vitrine: corpos falsos, os manequins. Prestígio falso o das roupas caríssimas. Status vergonhosamente irreal o das grifes. Mas a gente olha e olha e diz "que lindo!"

Amo quando ele diz coisas como: "O que enlouquece não é o trabalho forçado; é a falta de sentido."[1] Amo essa célebre capacidade que ele tem de citar re-criando, re-inventando, parafraseando sem dizer que parafrasea, nesse caso, Dostoievski ("Recordações da casa dos mortos").

Amo Rubem Alves porque faz sentido à falta de sentido com a qual ele recheia seus textos. É verdade. É sua alma falando. Outro exemplo de citação-recriadora, dessa vez sua (nossa) amada Adélia Prado: "Medo eu tenho de não ter mistérios". [2] É por isso que ele cita Rilke e a gente baba: "Quem assim nos fascinou para que tivéssemos um olhar de despedida em tudo o que fazemos?"[3]

Amo essa capacidade de disfarçar no seu pensamento o pensamento dos outros, sem nos deixar com cara de gente que está sendo risível e destraidamente enganado por sua inteligência. Mas amo mesmo quando ele se supera na re-criação, rei da paráfrase: "Sou o que penso? Sou o que vejo. Meu corpo é do tamanho do meu olhar. Os olhos do poeta têm braços que vão até as estrelas."[4]

Ah, sim, Adélia. Sobre sua (nossa) amada poeta-filósofa, ele diz: "Adélia é beata herética-erótica (…) eu sou protestante-apóstata."[5]

Amo essa sinceridade odiável. Ou melhor seria odiar essa integridade amável? Pois então, coisas do coração, amar, odiar. O coração que ama é o mesmo que odeia. Amo Rubem Alves. Odeio Rubem. Eu o amo quando diz o que quero mesmo ouvir: verdades. Sejam quais e como forem eu o odeio quando diz mentiras que não quero ouvir. Ainda que sejam belas como toda a poesia do mundo. Mesmo que me encham os olhos e eu re-leia e re-leia e re-releia, literalmente encantado.

Amei "O sapo que queria ser príncipe" (Planeta, 2009) como amo quase tudo que ele escreve (verdade!) e odeio "O sapo que queria ser príncipe" do mesmo modo que odeio muito do que ele afirma (mentira!). Eis a minha ambivalência, um fã parecido com seu autor (quase) preferido. Para não ficar me repetindo ad nauseum nessa mal traçada resenha, Mitos & Verdades, ou se preferir, coisas que amei e odiei no maravilhoso/desprezível livro de memórias, sobretudo no que ele releta a respeito das coisas do pastorado:

1. " Sermões chatos são evidência de que o pregador não acredita muito."[6] VERDADE. A fé faz o olho do pregador brilhar e o coração do ouvinte arder – ambos de felicidade. Seja o tema do Sermão Isaías 53 ou um panfleto anti-religioso, como muitos textos de Rubem Alves, ótimo pregador, ainda que não chame de sermões seus sermões. Sermão (sermo, sermonis) é discurso argumentador/tivo. Sempre.

2. "O cristianismo não tem mensagem para as pessoas saudáveis, fortes e felizes. Gente forte e feliz não se converte". [7] VERDADE (de novo, citando… dessa vez, seu amado e preferido Nietzsche, em "O Anticristo"). É por isso que a história da sua "conversão" não é história de uma conversão. Ele mesmo diz "não fui para a igreja por angústias existências. Fui para a igreja por que era gostoso"[8]. Pensando bem, isso é verdade para qualquer experiência de conversão (metanóia – mudança de mentalidade), seja religiosa ou não: quem vira ateu ou agnóstico é porque está doente, fraco e infeliz com a fé. Faz sentido?

3. "Homens de convicção não escutam, só falam. São movidos a certezas e exigem que os outros concordem."[9] VERDADE. Como num congresso de Teologia em São Paulo quando, depois de ridicularizar Deus (literalmente) e o mundo (dos teólogos), terminou de falar e foi embora, sem ouvir nem o Boff nem outros preletores. Aliás, eu e Jorge Camargo – seus fãs bobocas - cantaríamos depois da fala dele. Para que ouvir quando se está certo de que "não há verdade absoluta" (exceto essa frase, claro). Para que ouvir os outros quando "tudo é relativo" (exceto essa outra frase, lógico).

4. "Todo o edifício do pensamento cristão é construído sobre a idéia do inferno ( … ) a teologia cristã é um edifício construído sobre o absurdo." [10] MENTIRA. Todo o pensamento e a teologia do cristianismo estão edificados sobre a idéia da Graça e do Amor. Obviamente, existem centenas de milhares de teologias cristãs. A de Rubem Alves é uma delas. A minha é outra. Enquanto um experimentou o medo do inferno e o mal-estar do absurdo intelectual, outro pode experiementar a maravilha da Graça e a percepção do Inefável. Fé é da pessoa, pessoal. Nada de atacado, de reducionismos a granel, por favor. Isso é intelectualmente desonesto, poxa!

5. "O seminário é uma escola dominical que durava anos"[11] VERDADE. Falaram-me que a origem de "Seminário " é a mesma de "Cemitério". Preciso chegar nos meus baú de filologia… na prática pastoral que está aí, já está mais que (com) provado.

6. "O pastor é uma pessoa que não deixou de ser criança, continua abraçar o ursinho de pelúcia. Todas as coisas fracas são ursinhos de pelúcia." [12] VERDADE. Isso é lindo em Rubem Alves, quando assume suas contradições. Ele que detesta ter sido pastor continua sendo pastor. Por isso seu afeto com as (frágeis) palavras. "O poeta", diz Eugene Peterson, "é um pastor de palavras".

7. "Sem a poesia, a imagem de pastor pode ser usada para designar uma profissão: um funcionário de uma empresa que administra, distribui e até vende "bens espirituais ". [13] VERDADE. Ah, se os lixeiros da Fé-pela-TV lessem isso… e se arrependessem!

8. "Van Gogh era filho de um pastor ( … ) Nietzsche era filho de um pastor." [14] VERDADE. Dois loucos e geniais. Por que o primeiro comoveu-se com a pobreza dos crentes e o outro com fraqueza intelectual dos mesmos é coisa para o psicanalista Rubem Alves responder. Aliás, tanto Freud quando Jesus usaram a palavra Pai com um sentido novo e central. Os dois estavam certos.

9. "Detesto a palavra 'eloquência'. Se fui eloquente num período da minha vida foi por imitação. Eloquência é o recurso sonoro que se emprega quando falta a mansidão da verdade." [15] VERDADE. Mas se tem algo, um substantivo, que não se encaixa com as palavras que saem da boca (e das mãos) de Rubem Alves é mansidão! Sua voz é um rugido poderoso, um trovão traiçoeiro, cobra morde-mão. "Palavra enfeitiça. E palavra quebra-feitiço", ele diz – a respeito das suas barulhentas-articuladas e, portando, eloquentes palavras. Sejam elas parte de um causo (história) ou de uma causa (argumento).

10. "Diante da tragédia, até os ateus dizem o nome de Deus". [16] VERDADE. Dizer ‘Deus’ é dizer ‘Pai’ com mais, muito mais, força. Eu e Rubem Alves, todos nós, melhor dizendo, temos saudade do abraço do pai. O abraço do pai mora do fundo da nossa saudade.

Eu amo Rubem Alves. Eu o odeio. Odeio quando ele está certo. Amo quando ele está errado. Até um relógio quebrado tem uma hora (um segundo) que está certo. Ou estou errado?

 

Gérson Borges é leitor de gente que ele gosta e gente que ele não gosta.

Mas esta história de "odiar" é brincadeirinha: ódio é o trem mais perigoso da vida, como diria um mineiro. Ele ama Rubem Alves!

 

Comentários
Adicionar novo Busca RSS
Gustavo Abadie  - Eu odeio Rubem Alves...     |187.36.42.201 |03-10-2009 19:47:14
Grande texto o seu, Gerson.
Como amas o Rubem, foste caridoso com ele. Eu diria, que de tudo que li dele, pouca coisa sobreviveu, como os seus livretos sobre filosofia da ciência e os lições de
feitiçaria.
De resto, dificilmente me acrescentou algumas coisa suas reflexões. Percebia a cada linha e texto que lia que o homem amargurado e traumatizado com a IPB prosseguia por lá.
Sinto em dizer,
não amo Rubem Alves, logo...
Paulo Santos - Atibaia  - 10     |187.46.160.10 |04-10-2009 13:36:16
Coisa de gente grande.
Adorei o "... lê quem ele gosta e quem não gosta".
Por falar nisso, odeio você Gérson Borges!!!! rsrsr
Alex Fajardo  - bom   |189.95.146.25 |05-10-2009 12:42:19
Texto muuito show .. sua análise e percepção é inteligente e amável.
Anônimo  - metade   |200.181.86.234 |05-10-2009 13:31:02
Ficaria muito feliz se as letras das músicas cristãs congregacionais tivessem metade das verdades de Rubens Alves e um apreço não menor pelo pensar (filo + sofia) mostrado pelo Gérson Borges. Mas não
acontece e não vejo sinais disso. Às vezes soa como hipocrisia.
Anônimo Denovo   |200.181.86.234 |05-10-2009 13:35:23
Nunca via a linguagem da música cristã tão longe de Nietzsche, Dostoievski e Rubens Alves. Ou provem-me o contrário.
weto     |200.158.188.3 |05-10-2009 14:54:26
Lindo texto!
pedro borges     |189.18.153.55 |05-10-2009 17:57:42
por que não consigo gostar de rubem alves? será que é pq lhe falta humildade, espírito de comunhão, pq ele desprea os cristãos e assume uma postura arrogante de quem age como se sentindo melhor que
nós? ou pq como educador ele prega uma série de disparates que soam poéticos?
não sei...
Cerestino  - Furto     |187.14.201.254 |07-10-2009 14:51:44
"Para que ouvir quando se está certo de que "não há verdade absoluta" (exceto essa frase, claro). Para que ouvir os outros quando "tudo é relativo" (exceto essa outra frase,
lógico)."

VOCÊ FURTOU MINHA IDÉIA!!!!!

EXIJO MEUS DIREITOS....

TE ODEIO GÉRSON!!!!
Tarsila   |187.2.51.203 |11-10-2009 23:39:43
Olá, Pr. Gerson! Que bom encontrar mais uma vez um bom texto seu para refletir em meio à "loucura normal" de nossa rotina. Dia desses peguei um livro infantil (mas que faz pensar como
"gente grande") de Rubem Alves que gostei muito: "A menina, a gaiola e a bicicleta", onde ele lança mais uma de suas frases para pensar: "...quem carrega gaiolas olha sempre para
trás..." até levei esta frase para minha terapia! Bom, mas talvez só faça sentido para quem lê o livro.
Enfim, continue compartilhando sua inspiração poética inteligente com seus
fãs-leitores.

Graça e Paz!
Paulo   |200.160.116.216 |20-10-2009 11:42:49
Rubem Alves é um velho sofista cansado.
Cerestino   |187.14.149.104 |20-10-2009 12:00:47
Pior que é.
Jônatas Souza     |200.19.175.12 |28-10-2009 10:28:37
Gerson,
Rubem é um cara interessante.
Às vezes ele tem um "quê" de Nietszche quando diz algumas "mentiras". São feitas para chocar, chamar atenção para o que pensamos sobre tal
assunto (Todo o edifício do pensamento cristão é construído sobre a idéia do inferno [...] a teologia cristã é um edifício construído sobre o absurdo). Que atire a primeira pedra o cristão que nunca
ouviu a teologia desta forma: "ou aceita Jesus ou vai arder no fogo de enxofre"...
Não condeno essas suas "mentiras" (até pq são tão belas quanto suas verdades) porque vejo nelas um
pouco do existencialismo do Nietszche; uma espécie de "acorda geral" ou "se liga!" pra um mundo que se acostumou, ou melhor, se acomodou ao modo em que se encontra.

Bem, admiro o
trabalho do Rubem, bem como sua trajetória de vida, da mesma forma que admiro vc e seu trabalho (apesar de conhecer pouco da sua trajetória de vida, rs).

Se ele (o Rubem) é um sofista cansado (tenho
minhas dúvidas) eu não sei, mas que ele (e vc) têm sido pastores de palavras, tenho certeza.

Grande abraço!
Leandro Miranda  - Amo Rubem e Gerson   |187.37.116.162 |12-11-2009 21:26:34
Concordo com o Gerson,

Depois que passei a ler o Rubem viciei.

Amo pelos elogios e verdades que ele prega sobre a fé cristã, pois são fáceis de aceitar, a acariciam o intelecto.

Amo mais
pelas mentiras, "verdades" polêmicas, caricaturas que ele faz sobre o cristianismo, pois estas sim, me fazem repensar a minha fé em Deus e questionar o meu relacionamento verdadeiro com Ele.


Amo, porque me tira da zona de conforto e me faz pensar.

Amo o Gerson pelo Texto e pelas poesias.
Joao Junior  - Rubem Alves e um tremendo past     |201.17.35.232 |24-11-2009 03:11:11
Compartilho sua visao sobre o Rubem Alves. E uma lastima que a Igreja o tenha perdido. Falo Igreja, a instituicao. Ele e um espetaculo de humanidade, enquanto na igreja estamos cheios de pastores
vazios de profundo conhecimento da vida, pretensos conhecedores de Deus. Lamentavel. Para mim, seus livros me aproximam intensamente de Deus, suas rflexoes sao incriveis, mas e preciso ser sensivel a
elas. Nao se pode ler Rubem Alves sendo alienado, assumindo os seus dizeres como uma nova Biblia. Ao contrario, suas fontes sao puras, porque brotam do seu coracao, ajudando-nos a minimizar os nossos
conflitos mais profundos. O mais incrivel do Rubem Alves e a sinceridade dele sobre suas duvidas. Todos estamos cheios delas, muitas vezes sentindo-nos perdido neste mundo, mas preferimos nao pensar,
como se o pensar nos afastasse deste mesmo Deus que nos deu essa capacidade.
Minha oracao e que Deus levante novos Rubem ALves dentro da igreja que esta nao os rejeite como fizeram com
ele.
Lamental!!!
pedro borges  - relativizando     |200.184.133.245 |24-11-2009 06:24:09
apesar de ser alguém que vive rodeado de paalvras, que ama a literatura, a poesia, tenho a convicção de que nem tudo na vida se resolve com retórica e construções estilísticas (ainda mais quando são
de gosto duvidoso, como boa parte da obra dee rubem alves). pensando nisso, reparo que é impossível defender a postura de rubem alves sem fazer uso de retóricas (muitas vezes de gosto duvidoso
também). fica a impressão de que pouco do que ele escreve pode ser aplicado na vida; para curtirmos seus pensamentos, precisamos manter uma vida paralela, abstrata, sem chão.
do mesmo modo, para
elogiarmos ao pensador, precisamos, sempre criticarmos os cristãos de pensamento raso (ele só é bom se chutarmos cachorro morto?)
Fabinho  - erro...   |201.0.41.42 |23-12-2009 17:43:32
Me desculpe pessoal pelas postagens acima... achei que estava enviando por email...

Aproveitando: Meus sinceros parabéns pelo texto e pela clareza de pensamento qto a Rubem Alves e qto à igreja de
modo geral.. Acho que é isso que precisamos fazer: conversar a respeito das coisas que realmente nos tomam o coração. Um autor de quem não me lembro o primeiro nome e acho que o último é Jolivet já
disse: "o homem é suficientemente humilde para pertencer àquilo que mais dele exige"... E tenho certeza que poucas coisas no nosso dia nos arrebatam como os assuntos igreja, cristianismo, o
homem e Deus.

E diga-se de passagem: nos arebatam com amor ou com "ódio"!

Pdro Borges, qto ao seu post, concordo que o mais importante não é simplesmente pontuar os defeitos de uma
mentalidade rasa predominante, e talvez seja nosso maior desafio... Mas cá entre nós, acho que é impossivel ler Rubem Alves e não aplica-lo em sua vida (conscientemente ou não...).

Paz a todos.
pedro borges  - fabinho     |200.184.133.245 |23-12-2009 19:15:39
então lanço o desafio: em que vc aplica o q rubem alves "ensina'?
Escrever um comentário
Nome:
E-mail:
 
Website:
Título:
 
Por favor coloque o código anti-spam que você lê na imagem.

3.26 Copyright (C) 2008 Compojoom.com / Copyright (C) 2007 Alain Georgette / Copyright (C) 2006 Frantisek Hliva. All rights reserved."

*** Gostou do artigo? Então, RECOMENDE para um amigo. Não gostou? Indique para um inimigo! CLIQUE AQUI. ***

Última Atualização ( 04 de outubro de 2009 )
 
< Anterior   Próximo >