Carta aberta ao blog "Um que Tenha" (e à mídia brasileira) PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 32
PiorMelhor 
28 de março de 2010

Imagepor Sérgio Pereira e Marivone Lobo

 

Em janeiro deste ano resolvemos colocar em prática o que alguns músicos e bandas têm feito: disponibilizar gratuitamente o álbum na internet para divulgação. Estamos surpresos com o resultado. Enquanto finalizamos esse texto de introdução, demos uma olhada no contador do 4shared onde está hospedado o CD e temos mais de 1.800 downloads em 60 dias! Apoiados em vários blogs, sites e amigos, tentamos o formato e estamos satisfeitos.

Reparamos que alguns evangélicos têm dificuldade com nosso trabalho por considerá-lo “secular” demais (já devolveram CD dizendo isso...); por outro lado já nos impediram de tocar em programações de rádio FM (não cristã) pelo fato de termos músicas com letra religiosa; e assim vamos apanhando de todo lado.

Ao tentar colocar o CD no blog “Um que Tenha”, onde estão disponibilizados milhares de trabalhos da música brasileira, tomamos um sonoro “talvez” (que depois se tornou silenciosamente “não”)! Por que? Devido à “conotação religiosa” do CD, segundo explicou “Fulano Sicrano” (como se autodenomina), o administrador do blog.

Gostaríamos de saber se também seríamos impedidos em rádios, blogs, TV e no restante da mídia por cantar músicas sobre deuses de outras religiões... Ademais, será que alguém teria a coragem de boicotar alguma musica hoje por ter “conotação sexual”? Ora, a prescrição jurídica do preconceito sexual e étnico está na mesma lei do preconceito religioso. Então é legal o preconceito religioso, mas não o sexual ou até étnico?

Resolvemos escrever uma carta, primeiramente “privada”, mas, como não obtivemos resposta (ela foi enviada há quase dois meses e o Fulano disse que não sabe quando vai responder), disponibilizamos aqui não como forma de pressão para que nosso CD seja incluso na coletânea (não esperamos mais isso), mesmo porque o espaço de um blog é privado, mas como voz de muitos outros que sofrem o mesmo tipo de preconceito contra sua arte, independente da qualidade que possa ter.

Antes de tornar pública a carta, várias pessoas nos incentivaram a fazê-lo, dentre elas, músicos, teólogos, sociólogos e editores de expressão no cenário protestante brasileiro. Portanto, a carta deixou de ser dirigida simplesmente ao Fulano e seu blog e sim à mídia, pois entendemos que a discussão é maior...

 

Ribeirão Preto, 29 de janeiro de 2010.

Carta ao Fulano Sicrano (blog “Um que Tenha”):

Não sei se você já ouviu nosso trabalho Baixo e Voz. Será uma honra para nós tal escuta, vindo de uma pessoa que tem contribuído tanto para a discografia brasileira na forma digital, resgatando valores esquecidos por uma maioria e mostrando novos talentos abandonados pela grande mídia.

Escrevemos devido a uma frase sua, quando solicitamos a colocação de nosso CD “Viagens de Fé” no blog "Um que Tenha": ‘Se não tiver conotação religiosa, coloco com certeza!’. Confessamos: ficamos “cabrêros”...

Por que entendemos que é importante termos nosso trabalho em um blog como o "Um que Tenha"? Porque não gostaríamos que, como músicos que trabalham desde 1995 produzindo música elogiada por Telo Borges, Ian Guest, André Mehmari, Rodolfo Stroeter, Rique Pantoja, Arthur Maia, Nico Assumpção, Wanda Sá, Edu Martins, Adriano Giffoni, Johnny Alf, Jorge Pescara, Nilton Wood, Marcelo Mariano, Fernando Merlino, Vânia Bastos, Fernando Nunes, Léa Freire entre tantos outros músicos de renome, deixemos de ser lembrados nos meios de divulgação como parte da cultura musical deste país simplesmente por cantarmos letras que condizem com nossa opção religiosa.

Milhares de pessoas compraram nossos trabalhos (temos quatro CDs gravados), nos ouviram e assistiram (ao vivo) e sabemos que hoje fazemos parte, de alguma maneira, da história de vida delas. Sim, fazemos parte da cultura brasileira!

Ora Fulano, você sabe que nosso Brasil é feito de varias etnias e diversas religiões. Dentro do protestantismo que professamos, por exemplo, existem diversos “protestantismos”. Religiões são tão intrínsecas ao próprio homem, que não há como separar nosso “eu religioso” de nosso “eu material”. É uma coisa só, do contrário, soaria paradoxal e falso.

Apesar de uma fé católica tupiniquim arraigada, temos milhões de evangélicos hoje no país, além de diversas outras crenças e cultos com seus milhares de adeptos, como o candomblé, umbanda, budismo, islamismo, judaísmo entre outras, que a todo momento são cantados nas letras de nossos artistas. Alguns exemplos:

·   “Romaria” – Renato Teixeira em uma das músicas mais cantadas à Senhora Aparecida.

·   “Nossa Senhora”, “Jesus Cristo” – na voz de Roberto Carlos.

·   “Afro sambas” – Vínícius de Moraes e Baden Powell são os autores dessas obras de arte carregadas de religião, gravadas por muitos, como por exemplo, Mônica Salmaso.

·   “Afoxé é”, “Filhos de Gandhi”, “Iansã”, “Iemanjá”, “São João, Xangô menino”, “Se eu quiser falar com Deus”, “Opachorô” – para citar algumas do Gilberto Gil que contém religião no seu conteúdo.

·   “Oração de mãe menininha”, “Caminhos do mar” – Dorival Caymmi.

·   “Mantra” – Nando Reis – abertamente relacionada à religião Hare Krishna.

·   E o que dizer de alguns estrangeiros como U2 e Take 6 (boa parte da discografia), Bob Dylan (CD So You Wanna Go Back to Egypt), John Coltrane (CD A Love Supreme), Sting (CD If on a winter´s night...) e tantos outros? Afinal, seu critério de escolha para colocação de CDs no blog é “religioso” ou “musical”?

Fulano Sicrano, hoje há um movimento dentro do cenário da música com letras cristãs chamado por muitos como “MPB cristã”, com gente fazendo boas músicas e poesias. Só para citar alguns: Expresso Luz, Gladir Cabral, Arlindo Lima, Tiago Vianna, João Alexandre, Carlinhos Veiga (citado no seu blog, porém em um CD sem “conotação religiosa”!), Glauber Plaça, Diego Venâncio, Cíntia e Silvia, Quarteto Vida, Grupo Logos, Elly Aguiar, Rogério Pinheiro, Marco Neves, Aristeu Pires, Carlos Sider, Daniel Maia, Stênio Marcius, Silvestre Kuhlmann, Edson e Tita Lobo, Shirley Espíndola, Maurício Caruso, Roberto Diamanso, Crombie, Jorge Camargo, Sal da Terra, Adhemar de Campos, Jorge Ervolini, Nelson Bomilcar, Gerson Borges, Bruno Albuquerque entre diversos outros. Gente escondida do grande público por trabalhar parte de seu repertório (alguns, o repertório todo – mas, artista tem que ter essa liberdade: cantar o que quiser sobre qualquer tema!) com letras relacionadas às histórias bíblicas ou à sua fé.

Concordamos que o que chega de informação ao grande público como música com letras cristãs – denominada como “gospel” pela mídia -, não tem qualidade em boa parte de sua produção (e que fique claro que não estamos generalizando): músicas carregadas de frases-chavão, arranjos pobres e falta de originalidade...

Mas esse grupo citado acima (nos incluímos nele) não faz música com essa intenção. O objetivo é cantar sobre o que nos aflige, nos dá alegria, sobre ecologia, política, cotidiano, arte e também, fé, assim como Gil e Caymmi já cantaram!

Escutamos música que nos prende atenção, nos emociona, nos ensina, e até nos entretém. Posso dizer tranquilamente que o grupo citado ouve (ou já ouviu com admiração) Lenine, todo o Clube da Esquina, João Gilberto, Tom Jobim, Boca Livre, Renato Teixeira, Villa-Lobos, Tião Carreiro e Pardinho, Almir Sáter, Mônica Salmaso, Pau-Brasil, Cama de Gato, Gilberto Gil, Caetano Veloso, todos os Caymmi, Chico Pinheiro, Rosa Passos, Ivan Lins, Chico Buarque, Legião Urbana, Cazuza e vários do rock brazuca, entre tantos e tantos inclusos na sua preciosa coletânea.

Fulano, todas essas palavras aí em cima são para pedir licença: não nos inclua no ramo “gospel” porque não fazemos parte dele (e nem queremos!), mas, também não nos coloque no “limbo musical”, onde não somos NADA. Nossas músicas continuarão tendo “conotação religiosa” quando isso trouxer à tona nossos sentimentos e inspiração artística, mas não gostaríamos de sermos taxados de artistas de “um tema só”, porque não somos (no último CD, cantamos sobre o amor em uma metáfora relacionada às quatro estações climáticas e em outra, sobre a arte do grafite paulista, por exemplo).

Nosso trabalho novo está à disposição do seu blog. Provavelmente disponibilizaremos os outros três álbuns também... Não gravamos as músicas apenas para vender, mas, principalmente para sermos ouvidos! Esperamos que quando os internautas nos procurarem no seu blog ou no restante da mídia, sejamos “Um que Tenha”... AMÉM!

Sérgio Pereira e Marivone Lobo formam a dupla Baixo e Voz

Comentários
Adicionar novo Busca RSS
Analice  - Que pena...   |201.30.14.10 |07-04-2010 01:59:17
Que pena que preconceitos como esse acontecem em mídias tão emergentes e supostamente "abertas" como o blog. Sérgio e Marivone talvez esse triste episódio serviu pra gente aprender a tomar uma
posição e reclamar nosso lugar sim! Pela arte! Pela música de vocês! Fico daqui da Paraíba torcendo por vocês e esperando os outros CDs para Dowload, para eu baixar os 2 que não tenho! Parabéns pela
música de vocês e agora, também pelas palavras!
gerson ortega  - " cristofobia"     |201.43.53.52 |07-04-2010 09:32:28
Interessante...ontem vi na Globo uma reportagem sobre o Haiti. Numa dada altura a repórter ( fraquinha por sinal..) disse acordar as 4 da manhã e ouviu um "ritual" dos haitianos cantando.O
"ritual" eram hinos ( pra quem sabe ) agradecendo a Deus pelo cuidado e provisão ( no haiti!!!!) Meu filho esteve lá...e talvez eu va também! Em nenhum momento falou-se em "culto",
"oração" ou coisas do genero. Por que será hein ???? Será que são " cristofóbicos" ???? Sérgio ,concordo com vc...todos artistas tem conotação religiosas em suas canções. Todo mundo
cre em algo ( embora alguns neguem...)Infelizmente "Fulano sicrano" não é tão "aberto" como pensou...pra terminar um teaser documentario sem " cara" de religioso sobre o
Haiti, feito para mepresarios...http://www.youtube.com/watch?v=DGj9xWmYdU0
Dedê   |189.83.173.154 |07-04-2010 11:28:51
Eu vi essa reportagem!!!
reny cruvinel     |189.75.95.175 |07-04-2010 09:46:39
Esse rapaz do site perdeu uma ótima oportunidade de mostrar coerência com a sua proposta de comunicação. Era de se esperar que o seu site fosse democrático, sintonizado com o caldeirão de ideias que é
o mundo de hoje. Gente com essa visão limitada é deprimente. Tomara que desenvolva intelectualmente.
tuco egg  - cristofobia     |200.175.53.120 |07-04-2010 09:59:14
Gostei do termo do Gerson. A gente tb sofre por aqui com o Sarau. Os crentes acham mundano demais, os 'nãocrentes' acham religioso. Mas melhor o 'limbo' que os extremos. Aos poucos vamos conseguindo
espaço. Valeu a iniciativa Sérgio. Boca no trombone!
Marcos David Muhlpointner  - Simplesmente ridículo     |189.111.232.54 |07-04-2010 10:05:01
Não conhecia esse blog até esse episódio e, qurem saber, já não gosto dele. Toda forma de preconceito é estúpida, vil, nojenta e ridícula. O preconceito do blog nada mais é do que o preconceito de
quem o administra.

Que parâmetros eles têm para considerar a musicalidade do BAIXO&VOZ? De fato, se eles se balisarem por alguns do
Joe Edman  - A Música não pode ser laica     |201.50.38.167 |07-04-2010 10:14:38
A música é uma expressão do sentimento humano. Se neste sentimento permeiam - entre outros - valores cristãos, do candomblé, do espiritismo e até mesmo do ateísmo, obviamente isto vai se destilar na
arte que aquele indivíduo cria. Arte não pode ter conotação cristã? Então o quadro "A Volta do Filho Pródigo" de Rembrandt, o classico "Aleluia" de Hendel ou qualquer música de Bach ou
escultura do Aleijadinho, e músicas que citam "Oxum" do Caetano também não são arte.

Existe meio que uma aversão do pessoal não-cristão em "misturar as coisas"... Lí uma vez o Aristeu
contando que tentou gravar a canção "De Vento em Popa" com o MPB4... entrou em contato com eles, que gostaram da música mas se negaram a gravar dizendo que "não é bem a nossa praia".
Mas esta aversão tem uma causa que já está entranhada em nossa cultura e qão será fácil resolver a curto prazo:

No passado os cristãos escolheram se distanciar culturalmente das "coisas do
mundo" e criar paralelamente uma cultura própria, onde nada que era "do mundo" podia ser sequer utilizado como referência. Esta separação custou muito caro.

Por outro lado, eles acham
que somos (me refiro aos cristãos) todos iguais. O preconceito que criamos para nos separar deles não é menor que o preconceito que eles tem por nós e vice-versa. Olha eu aqui tratando eles por
"eles" e afirmando esta separação quase que por reflexo. Esta separação tem que acabar. Mas ela continua dentro de nossas igrejas, sobretudo no interior do Brasil - onde moro - onde isto tudo
é ainda mais nítido.

Infelizmente estou entre os que não vê perspectiva desse quadro evoluir... Mas eu sonho sim em um dia ver canções de Miltons e Chicos cantadas em nossas liturgias e
Joe Edman  - continuando...     |201.50.38.167 |07-04-2010 11:40:21
Problema com caractere. comentário vazio
Joe Edman  - continuando...     |201.50.38.167 |07-04-2010 11:40:57
porque não sonhar?
Joe Edman  - agora vai...     |201.50.38.167 |07-04-2010 11:41:31
porque não sonhar? Ouvir um Caetano ou um Gil cantando uma do Pimenta ou do Rehder.
Diego Guimarães     |187.53.131.237 |07-04-2010 14:51:21
concordo com vc, ainda mais hoje em dia, em que este distanciamento se justifica por um protecionismo em relação ao mercado gospel, ou seja, quem é crente tem que consumir música de crente, legitimada
pelo mercado de crente, que é o gospel. ridículo...
Luciana Gurgel  - Arte cristã ou Arte de Cristão   |189.4.18.14 |07-04-2010 10:15:26
Parabéns pela iniciativa de "publicar" a carta.
Sou artista plástica e sou cristã e acho que essa discussão é muito importante e atual. Fazer Arte e ser cristã não quer dizer necessariamente
que faço uma arte "estilizada" cristã. Minha arte é cristã porque sou cristã e ponto.
Se na música enfrentamos esse preconceito por parte dos próprios "cristãos" (digo o meio
evangélico especificamente)porque o meio secular não o teria? As artes visuais ainda sofrem este preconceito dentro das suas próprias instituições "evangélicas" o que dificulta ainda mais a
inclusão de trabalhos no meio secular.
Acho que o meio secular está perdendo de ouvir a qualidade do trabalho dos artistas citados acima, coisa que os "cristãos evangélicos" já perderam ha
muito tempo.
Abraço!
Rubão  - Tô contigo   |201.88.120.82 |07-04-2010 10:24:10
Muito bom Serjão, é por aí mesmo. A gente tem que abrir a boca e mostrar nossa indignação, e até entendemos o receio, mas não justifica generalizar quando se tem em mãos um trabalho com a qualidade e
uma história na música brasileira como é o caso do Baixo&Voz entre outros cristãos que fazem música com responsabilidade.
Não vamos jamais negar nossa fé, apenas queremos ser respeitados como músicos
que pensam e fazem música de fato.
Com todo meo apoio
um abração
Dedê Bonitto  - Tamo Junto!   |189.83.173.154 |07-04-2010 10:36:45
já baixei muitos discos no blog, inclusive o do próprio Carlinhos, e acho um absurdo letras com tanta poesia como tem surgido, no meio evangélico, que exaltam a grandeza da criação, sem muitas vezes
tocar diretamente no nome de Deus, assim como no livro de Ester, onde não se vê o nome D'Ele, mas O vê por trás de toda história, serem descriminadas por um "Fulaninho" que se diz ouvinte e
colecionador de músicas boas. Penso que hj no brasil estamos vivendo uma carência gigantesca de conteúdo, principalmente no meio "evangélico". Uma pobreza teológica e principalmente poética,
cheia de chavões bíblicos que nos levam a uma profunda depressão, e pelo fato de nós sermos músicos que prezam pela boa música, bons arranjos, boas melodias, harmonias bem trabalhadas e poesias
profundas, devemos nos levantar contra isso e fazer com que nossa música seja conhecida e reconhecida.
O Brasil hoje, em termos gerais, vive uma decadência artística como jamais se viu em toda
história do país. E o que mais me preocupa não é o grito dos ruins, mas o concentimento dos bons e a sua (ou nossa) acomodação. Se o "Fulaninho" lá se acha um dos maiores divulgadores de
"múisca boa", e principalmente formador de opinião, sim, pq quem tem um blog nesse calibre é realmente um formador de opinião, ou então não faria um blog com esse intuito, muito menos postaria
coisas q ele acredita serem boas e mereçam ser divulgadas. Se ele pensa assim, obrigatoriamente os 4 discos do Baixo e Voz, eu eu tenho os 4, deveria estar na lista dele, pelo fato de vc´s serem
poetas, realizarem um trabalho maravilhoso, diferenciado, que contribue em MUITO para a MPB, e não digo nem cristã, mas contribuem ainda mais para o louvor e glória de nosso Senhor, Deus pai e
criador!
Estão aqui as palavras revoltadas de um contrabaixista brasileiro, professor de História da Arte, formado em música, que vive da música tocando a mais pura "Música Brasileira" e,
principalmente servo de Deus, que vê no Brasil hj uma máquina de produzir artes imprestáveis e passageiras, que não consegue se calar ao ver tanta porcaria e principalmente no meio evangélico
arrebanhando tantas pessoas para chorarem só pq tem as carinhas bonitinhas, gritam pra caramba, e tocam um violãozinho de aço meia boca! Pronto, Falei!
Kleber Pinheiro  - Farinha do mesmo saco.   |189.47.144.156 |07-04-2010 10:42:33
Infelizmente o mercado "gospél" já fez o seu estrago, fomos colocados todos no mesmo saco, agora já temos um rótulo, e isso pode estar refletindo diretamente neste comportamento do Um que
Tenha, se faz parte do movimento "gospél" que vá procurar seu espaço em outro lugar! Que ridículo, a arte como forma de expressão do que se sente não pode ser considerada ou não por suas
"conotações", seja religiosa ou simplesmente cultural, o Brasil está carente de boas músicas (ritmo+melodia+letra) no que diz respeito a grande mídia, e o pouco espaço que temos, neste também
somos privados de dizer o que sentimos, pensamos e cremos.

Um coisa é certa, o Nazareno já havia nos alertado das dificuldades, não seria mesmo fácil, a porta é estreita e o caminho apertado, mas
vamos continuar com a luta, vamos apoiar o Baixo e Voz e tantos outros, vamos ouvir boa música, vamos festejar os poetas reprimidos pela "censura" pseudo-religiosa, mas que ditam frases que
parte diretamente do coração do Criador.

"Brilha luz bem forte. Santa e benfazeja. Ilumina o norte. De quem quer que esteja"
Betão Barros  - Nada de Novo     |189.101.117.49 |07-04-2010 11:06:23
Serjão e Marivone, Eclesiastes diz que "não há nada de novo, tudo se repete" e nada que Apocalipse não nos alerte quanto á perseguições que o evangelho, exposto de várias,música uma delas,
iria e ainda irá muito sofrer. Uma tese levantada 25/30 anos atrás era que, rádios não tocavam músicas evangélicas porque as rádios evangélicas não tocavam músicas seculares.POde ser e tem lá sua
razão. Não podemos agir ingenuamente pensando que todos vivem um amor pela arte independente da conotação. Se queremos levar o evangelho, com certeza haverá uma "batalha" e temos que ser
astuto como orienta a Palavra. Lembro na minha época de MILAD que quando ia pra rádio ou tv, deixava a "conotação evangélica" de lado na pré entrevista, para na hora do "Ao Vivo", que
não tem volta, ai sim assumia mesmo a "conotação evangélica". Continuem fazendo o que vocês fazem tão bem, honrando e glorificando Aquele que os capacitou com tão nobre dom e talento. No mais,
nossa oração é que o nome verdadeiro do Fulano Sicrano possa ser escrito no Livro da Vida.
Obadias de Deus  - Puro preconceito     |187.3.19.182 |07-04-2010 11:30:22
Em resumo: simples preconceito. Mas acredito que até compreensível. O
Obadias de Deus  - Puro preconceito     |187.3.19.182 |07-04-2010 11:31:05
Em resumo: simples preconceito. Mas acredito que até compreensível. O
Obadias de Deus  - Puro preconceito     |187.3.19.182 |07-04-2010 11:32:38
Em resumo: simples preconceito. Mas acredito que até compreensível. O
Obadias de Deus  - Puro preconceito (última tenta     |187.3.19.182 |07-04-2010 11:38:11
Em resumo: simples preconceito. Mas acredito que até compreensível. O
robson  - ...     |201.78.31.9 |07-04-2010 11:47:47
O ponto é exatamente o que foi muito bem colocado na carta ao Fulano.Qual o critério de deus e santos que podem ser cantados? o critério é o deus ou quem o canta? acho que fica claro que o problema é
quem canta. Infelizmente a cultura brasileira em relação a musica cristã, sofreu um tsunami com a péssima tradução de Gospel por essas bandas. O curioso é que outro dia baixei um cd do Carlinhos Veiga
lá no umquetenha, talvez pra esse tipo de segmento os valores cristãos precisam ser trabalhados e ampliados além do vocabulario comum evangélico, como faz muito bem o Carlinhos.Não me refiro a voces
obviamente, mas infelizmente pra maioria dos artistas cristãos, se não colocar explicitamente o nome de Jesus, cruz e sangue nas letras, ela deixa de ser cristã e vira "mundana". lastimavel
pra todos
Obadias de Deus  - Puro preconceito     |187.3.19.182 |07-04-2010 11:53:56
Em resumo: simples preconceito. Mas acredito que até compreensível. O
Sylmara Luz  - É simples   |189.82.20.232 |07-04-2010 11:57:07
Por que complicar tanto? É simples. Cada pessoa é livre pra escutar o que quiser. Ela só vai baixar a música se gostar daquilo que está ouvindo. É só postar e deixar as pessoas escolherem o que querem
ouvir, ué! Se não há barreira poética, formal ou de arranjo (já que a proposta do site é qualidade artística), qual o problema??? Que contradição do Fulano...
Carlinhos Veiga   |201.88.120.82 |07-04-2010 12:10:05
Sérgio e demais... Apenas estamos colhendo os frutos das sementes que semeamos. Eu já disse e repito: o movimento gospel foi um atraso, quando institucionalizou o fosso de separação entre a arte
produzida por "crentes" evangélicos e por outros tipos de crenças. Já canto essa pedra há anos... O discurso do Mestre de sermos "sal da terra" e "luz do mundo" foi pro espaço.
Negamos esse chamado e essa vocação. E negamos todas as vezes que nossas atitudes contribuem para essa "dicotomização" da vida, ou, como já foi dito, para essa "esquizofrenia
cristã".
Ao meu ver, a atitude do Fulano Cicrano e a de tantos outros (o caso não é isolado) é uma simples reação à ação provocada por nós, pela igreja. Nada mais que isso. Ele está reagindo a uma
fatia do mercado que não lhe interessa divulgar: não se encontra ali várias segmentações do mercado - nem sertanejo, nem axé, nem brega... nem gospel. Nós é que aplaudimos quando criou-se a
segmentação do mercado, crendo que venderíamos mais, nós é que ficamos aos pés dos produtores evangélicos clamando por um espaço no cenário gospel, nos mega-eventos gospel, etc.
Provar que não somos
"farinha do mesmo saco" é um trabalho que compete a nós, não a eles. Nós é que precisamos correr atrás do estrago que fizemos. E isso vai dar muito trabalho. Tem que ser com muito suor a
reconquista de espaços. E sei que você está batalhando por esse espaço e te parabenizo por isso.
Só acho que precisamos conter nossa lígua, que às vezes se torna ferina, quando agimos tão duramente
contra aqueles que nos negam os espaços. A reconquista, ou conquista, será mediante trabalho de qualidade... e muita paciência.
Estive com a Banda de Boca no Som do Céu desse ano (eles também estão
no Um Que Tenha) e são excepcionais no que fazem. Por isso seus trabalhos são tão indicados pelos mestres da MPB.
Danni Distler  - "vã guarda"     |189.32.39.104 |07-04-2010 12:45:55
Interessante como ainda se discute esse tipo de assunto. Interessante como pessoas ditas"aculturadas" ainda estão muito por fora. Interessante como falar do diabo é bom mas falar sobre Deus é
ruim para o artista. Parabéns pela iniciativa!! Se quisermos um espaço realmente democrático no cenário musical teremos que abri-lo a força..não de punho mas de intelecto!
Muitos morreram para o
cristianismo fosse dito a todos.Quantos artistas terão que morrer para que possamos expressar nossa arte?!
Bruno Barreto  - Só reinterando   |187.40.50.20 |07-04-2010 12:50:27
Concordo plenamente com o que o Joe Edman escreveu. Criamos uma barreira entre coisas cristãs e coisas do mundo que não sabemos mais juntar os cacos para saber onde separamos demais. Infelizmente para
a grande maioria das igrejas hoje ou tudo é mundano ou tudo é sagrado, perdemos a noção do Cristo que participava de uma festa e realizava um milagre para que a festa não acabasse, perdemos a noção
dos Salmos patrióticos e das grandes declarações explicitas de amor de Salomão a sua amada Sunamita em Cantares. Mas o que mais me preocupa é se perdermos a noção de que ainda estamos neste mundo,
participando deste mundo, vivendo neste mundo sem infuenciar este mundo.

Sérgio e Mary, a música de vocês inspira e influencia àqueles que gostam de boa arte, de boa música.

Parafraseando Cristo
em Mt 5:12 - Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os grandes artístas e músicos que vieram antes de vós.
José Barbosa Junior  - Apoio     |187.14.21.140 |07-04-2010 12:53:38
Grande Dupla!

Infelizmente, como disse o Carlinhos e o Kleber, estamos colhendo o fruto do movimento "gospel", mas apoio totalmente a iniciativa da carta, para que seja questionado qual o
critério de "conteúdo religioso", já que a MPB está repleta de menções religiosas, das mais variadas vertentes.
Esse prconceito precisa ser denunciado, e por quem PODE denunciar, já que faz um
trabalho de excelência musical como o de vocês.

Contem com meu apoio para a divulgação!

Grande abraço, com saudades!!!
Guilherme Davoli  - As vezes a luz no túnel é um t     |189.63.192.16 |07-04-2010 13:13:20
Quando a gente começa a acreditar que a internet existe para disseminar e compartilhar a cultura, vem esse tal de Fulano (de quem eu sempre admirei o site "www.umquetenha.org") e estraga tudo
com sua incoerência e preconceito.
Terrível a incapacidade de ouvir, sentir e depois criticar, que o tal do Fulano está apresentando.
Depois dessa fico cada vez mais com a certeza de que a internet
realmente pode servir desde ferramenta de utilidade pública até tacho de bruxa.
Sérgio e Marivone continuem com a clareza de que estando no caminho certo, as portas sempre irão se abrindo e o
"umquetenha" (que ainda acredito irá recebê-los), nesse momento não passa de uma janelinha.
Força sempre, música sempre e Cristo sempre...
Marco Antonio Faria  - Proselitismo     |189.22.1.184 |07-04-2010 13:34:16
Será que uma das razões de termos portas fechadas não seja por não fazermos musicas por um viés holístico e sim na maioria das vezes proselitista?
Bedhung  - To contigo mano!!!     |201.14.170.45 |07-04-2010 13:40:57
Também temos nos sentido no limbo aqui em Brusque SC.

temos uma banda de pop rock e somos muito mundanos pra tocar em igrejas, ao mesmo tempo que por ter som próprio não poder tocar em bares,
etc...

Oooo Fulano, prestigia os mano aí!! o som é de alta qualidade!

abração!
Marcos Elias  - É inacreditável!!!   |189.38.211.42 |07-04-2010 14:09:50
Infelizmente parece que a "tal democracia" a livre expressão não consegue ser no mínimo justa pela qualidade do que se oferece aos ouvidos. Tudo indica que este blog prestou na verdade um
deserviço a que se propõe: coumnicar. Dizer um "elegante" não a uma musicalidade expressa em todas as vezes que cantam e se apresentam ao "Baixo e Voz" é quase que insano. Mas em se
tratando de Brasil não fico surpreso.
Fabinho Silva  - rotulos     |189.42.131.228 |07-04-2010 14:14:56
Todo mundo já identificou o estrago causado pelo "Gospel"... As musicas que falam de religião e que sao aceitas como MPB normalmente são primeiro MPB e depois religiosa. A mania gospel fez o
contrário. Recebi uns exemplos de musica católica outro dia. Tem varias coisas mpbs tbem, mas eles copiaram da gente a pior parte: primeiro RELIGIAO, e depois MPB. Aí que sofrem o mesmo preconceito.
Fabinho Silva  - Ademais...     |189.42.131.228 |07-04-2010 14:19:02
Ademais... fica claro que parece que nao vai ser nessa geracao (a minha, digamos) que esse cenario muda, por mais que avancemos. Nós ainda estamos umbilicalmente ligados ao protestantismo apologético,
que precisava "marcar presença". Nossa musica e atitudes tendem a ser apologeticas tbem. Quiça as proximas geraçoes deixem fluir melhor essa questao das artes. Ou não...
Diego Guimarães  - É lamentável e triste, isso si     |187.53.131.237 |07-04-2010 14:46:26
É lamentável, irmãos. Eu imagino sua luta, não se rebaixar à condição de artistas "gospel" (cuja produção está longe de alcançar a qualidade do que vcs e outros artistas evagélicos como
Carlinhos Veiga, Jorge Camargo etc.) e não serem admitidos pela mídia secular como artistas efetivamente seculares. Mas estejam certos de que, como foi referido na carta, vcs fazem parte sim da nossa
cultura, e não apenas isso, mas também ajudam a trazer alento aos cristãos sedentos por música de qualidade e desejosos de se livrarem dessa praga chamada música "gospel". Estou com vcs. Deus
lhes abençoe!
Zazo  - Mandou bem!     |200.219.132.37 |07-04-2010 14:46:59
É isso mesmo, Sérgio e Marivone. Também sou músico e compositor do grupo Céu na Boca e estou, como vocês, cansado dessa conversa fiada de "conotação religiosa", como se os demais músicos
também não tivessem isso. Fico orgulhoso do poder de argumentação de vocês. Grande abraço.

Zazo
Diego Guimarães  - É lamentável...     |187.53.131.237 |07-04-2010 14:47:24
É lamentável, irmãos. Eu imagino sua luta, não se rebaixar à condição de artistas "gospel" (cuja produção está longe de alcançar a qualidade do que vcs e outros artistas evagélicos como
Carlinhos Veiga, Jorge Camargo etc.) e não serem admitidos pela mídia secular como artistas efetivamente seculares. Mas estejam certos de que, como foi referido na carta, vcs fazem parte sim da nossa
cultura, e não apenas isso, mas também ajudam a trazer alento aos cristãos sedentos por música de qualidade e desejosos de se livrarem dessa praga chamada música "gospel". Estou com vcs. Deus
lhes abençoe!
Priscila  - Dificil de acreditar   |201.17.185.215 |07-04-2010 15:47:30
Sérgio e Marivone, assino em baixo no que a Analice e todos falaram é lamentável ver que isso acontece, como analice diz, fica daqui de BH esperando os outros cd's para download. Já admirava muito
vocês agora admiro mais ainda e estou com vocês.
Ricardo Costa  - Refletindo     |201.76.23.228 |07-04-2010 18:24:09
Primeiramente, quero parabenizar a atitude tomada por vocês. Acho que está passando da hora de começarmos, como cristãos pensantes, expor nossas reflexões e como bons protestantes, fazer o que não
temos feito a muito tempo: PROTESTAR! Conquanto eu concorde que em certa medida colhermos o que semeamos, como foi dito pelo Carlinhos, por outro, é preciso que fique bem claro para nós que existe
sim, na mídia em geral um movimento que é anti-Cristo. Há dois extremos que precisamos evitar nesta caminhada. O primeiro é o que a igreja evangélica tem buscado e que tem a ver com "os poderes
deste mundo". Não devemos como povo de Deus correra atras das mesmas realidades que tantos ao nosso redor tem corrido. O segundo, é evitar a idéia de que temos que ficar calados e tímidos diante
dos abusos que nos são impostos. O fato é que existe um nítido preconceito contra o cristianismo e contra todos os valores que são estabelecidos a partir de seus pressupostos. Não estou defendendo
religião, ou sistemas religiosos. Estou defendendo o fato de que mediante a arte os valores da fé cristã podem ser disseminados, e ninguém pode nos impedir de tal ação. Vivemos em uma sociedade
esquizofrênica que semeia valores de morte e querem colher vida. Nossos artistas, como Sergio e Marivone e tantos outros citados aqui, tem sim, a responsabilidade e a oportunidade de, com sua arte,
colaborar para a construção de uma sociedade mais estável e saudável. Se olharmos para a história veremos que sempre houve espaço para que a poesia, arte e música marcada pelos valores da fé cristã.
Parabéns pela postura de vocês. E não em busca do poder que os reinos deste mundo possam nos dar, mas em busca dos valores do Reino de Deus que podem ser compartilhado por nós, devemos nos
posicionarmos cada vez de modo mais claro. E estarmos preparados para as consequencias que isto nos trará.
zilao  - tamo junto também!   |189.15.70.132 |07-04-2010 18:33:30
Escrever qualquer coisa aqui é tornar-se repetitivo...
Conheço o trabalho de vcs e afirmo que graças a Vcs posso crer que meus filhos terão boa musica para ouvir... Contem com meu apoio!
Beijo no
coração!
Zilão
Elecy  - Não desanimar!!!   |187.90.132.171 |07-04-2010 18:56:18
Outro dia parei prá pensar...vou parar de assistir noticiários,programas televisivos(incluindo os religiosos...alguns de chorar,mesmo),filtrar ainda mais meus acessos à internet,evitar até de folhear
revistas em bancas de jornais...quantos conceitos distorcidos,meu Deus!Fiquei analisando:se sou solteira...me julgam frustrada;se evangélica...alienada,e até picareta;se trabalho na área de
saúde...participo da "máfia de branco";se heterossexual...homofóbica,se abomino o BBB...elitista!Olha,não está sendo fácil(como dizia aquela música antiga..rs..)viver no Brasil do
"politicamente correto",mas ao mesmo tempo tão sem rumo,por ter se perdido nos seus referenciais,ironicamente lutando por uma identidade própria!
O sal tempera,conserva,mas quando entra em
contato com as feridas faz doer também,portanto,não desfaleçam!Continuem a ser sal e luz,e canalizem esta indignação para a glória do Pai Celestial.Podem ter certeza que sua influência já chegou muito
além do que seus olhos já viram ,seus ouvidos ouviram,sua voz cantou e seu baixo tocou!

Beijão!
PS:Ontem assiti o filme ;"O livro de ELI",com o Denzel Washington.Apesar de ter achado que o
roteiro poderia ter sido melhor,gostei muito e recomendo...o trabalho deste filme me deu um novo alento quanto a esta questão do impacto do trabalho do cristão por aí!
Du Guita(Banda Azul)  - essa historia é antiga   |189.107.149.15 |07-04-2010 20:43:48
Anos atras, em 1986 procuramos um grande teatro de BH para o lançamento de nosso primeiro LP. O diretor nos disse que nao permitia manifestaçoes religiosas no local e que evangelico nao tinha
qualidade para se apresentar ali. Insisti com ele que pelo menos ouvisse o trabalho antes de decidir e presenteei com um exemplar do nosso classico Espelho nos Olhos, onde das 10 musicas gravadas 9
eram do Janires e a 10a. uma homenagem que fizemos a ele(Amigo Poeta).
Ele levou para casa, ouviu e liberou o teatro, ainda nos convidando meses depois para 3 shows patrocinados por eles.
De nossa
experiencia deduzo que sempre houve preconceito, mas com a graça de Deus e sabedoria podemos conseguir novos espaços , antes negados . Muitas vezes tocamos em casas noturnas de BH e faziamos o nosso
repertorio, sem problemas.
Hoje os tempos sao outros mas a intolerancia ainda opera por aí...Aos manos do Baixo e Voz, valeu a iniciativa. De fato, em tempos de tanta abertura, ja é hora de nossa
cultura deixar de ser tao rotulada.
.   |189.68.80.70 |07-04-2010 23:09:45
Mas que baita preconceito! Por que música falando de macumba - como as músicas do Gilberto Gil - é super divulgada na música brasileira e músicas falando de Deus não querem divulgar? Aposto que esse
tal de Fulano colocaria um "funk" carioca cheio de conteúdo imoral, mas não colocaria um som considerado gospel. Nesse mundo não se pode ter preconceito contra homossexuais, mas pode ter com
música gospel??
A vocês, pessoal do Baixo e Voz, digo que valeu a tentativa, e não desanimem não, ok?
Valeu!
Darci Junior  - Cristofobia mesmo...   |201.3.21.85 |07-04-2010 23:10:01
vi a reportagem comentanda pelo Pr. Gerson, é um absurdo os hinos foram cantadas e eles nao comentam nada ou falam de rituais, é o mesmo preconceito quando os artilheiros evangelicos fazem tres gols
no domingo e o fantastico toca a musica que eles escolhem, as evangélicas são tocadas mais baixo, mais rapido, e triste mesmo , valew Sergio e Marivone, vamos nos indignar mesmo...abraços
Daniel Maia   |189.121.170.102 |08-04-2010 00:11:15
Meninos, vamos em frente porque a verdade sempre prevalece. Digo isso sem nenhuma conotação religiosa, mas sim no sentido de que acredito que as pessoas (as sensíveis, que são as que nos interessam)
não ouvem apenas o que tocamos, mas principalmente o que pensamos. Concordo que temos um longo caminho a percorrer para vencer todos os preconceitos: os deles e os nossos. Sigamos trabalhando porque
Deus precisa de algo para abençoar. Deus não abençoa o nada. Deus abençoa o nosso trabalho.
Abraços a todos.
Simão de Paula   |189.41.246.197 |08-04-2010 08:56:18
É uma pena que ainda existam tantos Fulanos e Sicranos no mundo de hoje!!!!Mais esses estão andando para trás por deixarem de ouvir e divulgar trabalhos tão maravilhos quanto o do Baixo e
Voz!!!!Abraço Sergio e Marivone e parabens pela iniciativa da carta, concerteza vai contribuir para que esse tipo de preconceito um dia possa acarbar em nosso mundo!!!!!!
Alysson Rezende  - Triste...     |201.68.145.137 |08-04-2010 11:10:09
Sérgio, um dos maiores baixistas do nosso país, junto de sua esposa Marivone com uma voz linda, censurados por quem? Fulano!? Cicrano!? Ou é muita coragem dessa pessoa, ou completa falta de
inteligência...talvez os dois.
Jorge Camargo     |189.100.208.162 |08-04-2010 12:14:54
Oi Sérgio

Estou com o Carlinhos. Penso que o preconceito em relação à música cristã acontece porque ela é, na maioria das vezes, proselitista. E por muito tempo, tentamos criar uma cultura paralela,
uma subcultura, um mundo gospel onde roupa, serviços e arte eram exclusivamente gospel.
Quem sabe se a gente mesmo desfizer os muros de separação, possamos ter nosso trabalho reconhecido como arte
popular, e brasileira?
Carla Rebecca   |189.93.194.241 |08-04-2010 14:41:14
Foi criado um mundo musical cristão paralelo, e isso só aconteceu pelos próprios cristãos; se cantarmos outras entidades de outras religiões continua sendo mpb. Se for pro Deus da Bíblia é mpb cristã.
Não existe mpb camdobleiana. Nossa culpa (ou dos antepassados mais radicais, que seja). Realmente estamos pagando por uma cultura "gospel" criada e calcada em nosso país. Infelizmente fomos
"nós" que fizemos questão de ser imiscíveis. Isso pode mudar, mas é aos poucos, é uma desconstrução.
Mas que dá raiva, dá. E "não sejais demasiadamente justos porque assim destruirias a
ti mesmo", portanto, boca no trombone!!! A desconstrução será mais lenta se não houver quem a acelere com "puxões de orelha" como este. Estão certíssimos Marivone e Sérgio.
Samirinha  - e viva a musicalidade   |189.4.97.249 |08-04-2010 22:16:40
Lendo td isto acima, vem a inspiração:

E viva a musicalidade!
Viva a inspiração
Viva o deleitar nos sons da natureza
Viva a alegria em produzir sons
Viva a audição
Viva a reflexão
Viva a
meditação
Viva a expressão
Viva a situação sem rejeição.

Amo vcs, Sergio e Marivone.

Os espaços estão aí... as portas, Deus vai abrindo. E vcs vão expressando.

abraços
Flávio Conrado  - Desconstruir leva tempo     |24.200.107.115 |08-04-2010 23:43:35
Tem razão quem reclama do preconceito, tem razão quem o atribui ao nosso próprio sectarismo. Vai levar tempo para que nossos preconceitos e os deles (dos formadores de opinião, dos críticos, dos
próprios artistas brasileiros) sejam desconstruídos já que ainda estamos no gueto (embora já tentando redefini-lo). Mas me pergunto, já que queremos ser reconhecidos como música brasileira (e porque a
chamada música gospel não o seria, e o funk, o axé, o calipso, etc? - mas isso já é outra conversa) se haveria espaço para esses mesmos artistas que ouvimos e consideramos parte da melhor música
brasileira nos eventos que produzimos pra nossos melhores artistas. Seria bonito ver Danilo Caymmi no Som do Céu, Lenine na Nossa Música Brasileira e Almir Sater no Sarau da Comuna. Quem sabe...
Adelmar Lincoln  - Baixo e Voz não, a arte ningué     |189.93.171.70 |09-04-2010 08:51:35
Embora tenha existido esse tipo de barreira, não é por isso que a arte do duo vai parar, ninguém segura, pois a qualidade é diferenciada e a mensagem de Cristo está contida nessa mesma arte. Louvo a
Deus pela existência de vocês que fazem da música cristã realmente fantástica(arte+mensagem) o Brasil está conhecendo a boa música produzida pela dupla Baixo e Voz.
romero fonseca  - até tú fulano sicrano???   |189.75.95.175 |09-04-2010 09:03:15
quem diria. Acompanho o site "um que tenha" há mais de 3 anos e vi a luta do organizador "fulano sicrano" para conseguir publicar obras de algumas gravadoras...quem diria, o fulano
"pregava" a liberdade para manter o seu site no ar, agora mostra a sua outra cara, a cara do "sicrano"...fico triste pois sempre gostei muito do Um que tenha...mas como co-participante
deste movimento da MPB Cristã, membro do Expresso Luz, digo ao FULANO SICRANO...que peninha, você está perdendo, e muito...o tempo dirá! Romero - Goiânia-go
Miria  - Brasil: Estado Laico!   |187.92.54.129 |09-04-2010 09:40:53
Gostaria de demonstrar tdo meu apoio ao Sérjão meu amigo, e Marivone, por essa passagem ridicula de preconceito religioso em pleno século XXI e pior: o Brasil há anos é laico de modo que cabe aqui
todas as religiões!!!! Os absurdos musicais que contém mtas conotações e estão na boca do povo pode acontecer normalmente? E o alivio nessas palavras tão singelas do CD Baixo e VOz para o sofrimento
humano de nada valem??? Não dá pra entender realmente..... o blog pode ser privado mas a liberdade religiosa é para todos!!! Força Serjão Sempre!!!! Miria - Serra Azul - SP
Moisés Lourenço Gomes  - PUBLICANDO A MATÉRIA     |200.161.128.45 |09-04-2010 10:01:34
Bom dia, meus caros,



Estou publicando esse texto, no canal "A Nueza da Alma" do site www.caiofabio.net a fim de ecoar o espírito do texto, que é protesto a ignorância e intolerância
cultural.



Conte comigo para divulgar seus álbuns.
Meu e-mail: moises@caiofabio.net
everton  - é triste.   |201.42.66.159 |09-04-2010 10:26:26
é triste ver como a cultura musical do nosso pais esta tão deturpada, ifelismente as pessoas dificiomente separa arte feita por cristão de "musica gospel".
Rogerio Fiacadore Ciocchi  - Ainda vivemos no terceiro mund   |189.46.100.56 |09-04-2010 10:49:47
Quantas leis tentam nos empurrar por guela abaixo, protegendo certos grupos que querem ser privilegiados,leis assinadas na surdina da madrugada. Quanto aos¨evangélicos¨,que deveriam apoiar!, se a
musica é do mundo, a musica tocada nas igrejas são da onde?, de Marte?
Quanto aos que poderiam ajudar aqui fora, temo pelo preconceito arraigado,na nossa cultura, podemos ouvir qualquer coisa que
denominam de ¨música¨, qualquer tema menos Cristo.
Continuem com esta luta, aqui vai o apoio de mais um músico que nunca conseguiu exercer a profissão.
eduardo  - Apoio Total   |189.68.60.139 |09-04-2010 11:24:15
Realmente, preconceito existe, infelismente temos que lutar contra isso, nos tempos de hoje, onde a sociedade tem a "cabeça aberta" ainda vemos que por preconceito, muitos são os que não
cooperam com o crecimento social, cultural, etc...
Vai aí meu apoio para o Sérgio Pereira, que ao meu ver, é um grande músico e idealista, cooperando com o crecimento cultural no meio do povo
cristão.
Sérgio continue seu trabalho... Mesmo que no meio de polêmica, devemos reclamar nossos direitos já que os temos, e não deixar que a cabeça fechada de grande parte das pessoas nos atrapalhem
à obter o que temos direito!
Gilson  - Os Faraós vão se levantar...   |189.25.75.7 |09-04-2010 11:27:26
Sergio, a nossa luta não contra carne , nem sangue...
fique tranquilo, na decíma praga Faraó e suas religiões, tiveram que se render ao Todo Poderoso. E depois, Mirian dançou,tocou,se expressou, e
pulou, era a arte "escrava" que se libertou! Gloria a Deus!
um abração Sergio e Marivone
Roberto Edson  - preconceito   |187.10.34.90 |09-04-2010 12:25:29
Sergio e Marivone,

Lamento muito que tenham encontrado nas suas vidas, além das difulculdes " normais ", pessoas com tamanha POBREZA de espírito.
O que temos que fazer é orar por essas
pessoas, e pedir que elas se encontrem.
Quanto ao trabalho de vocês, não tenho dúvidas o quanto é bom e ( SIGNIFICANTE ).
E acredito também, que ele só irá se fortalecer diante das dificuldes.

enfrentamos mares muito piores.Vocês se lembram?
Um beijo do tamanho do mundo e região.
Renata  - Total Apoio!!!!   |200.186.156.21 |09-04-2010 13:18:59
Vocês estão certos em publicar esta carta.
Me sinto envergonhada em fazer parte de uma geração que está tão acostumada a ouvir porcarias, e quando se depara com alguma coisa boa não consegue mais
reconhecer.
Oro para que Deus os elevem a um lugar de honra.

Fiquem na PAZ queridos!!!
Renato Lunetta  - Estou com o Veiga   |189.100.156.146 |09-04-2010 14:02:58
Eu nunca fui a favor da abertura do mercado para a musica chamada "Gospel", musicas com tantos jargões que ja sabemos o resultado da rima.

E quem disse que música é somente rima???

O Glauber
Plaça Sabe muito do que estou dizendo, nós que sempre ouviamos música crista de boa qualidade, tremiamos todo quando deparavamos com esse tipo de musica chamada "gospel".

O Carlinhos tem
muita razão, temos que ter paciência como diz a palavra de Deus em provérbios, "... há tempo para tudo.." e estamos na hora de aguardarmos o nosso tempo certo!!


Paz irmãos
Renato Lunetta
Raquel Santana Botelho  - É uma tristeza!   |187.71.50.34 |09-04-2010 14:07:42
Eu ja sabia desta carta desde o carnaval quando o Sergio comentou comigo. Sabe que eu ainda tinha esperança que ele teria um retorno positivo da parte do fulano sicrano? Que ingenuidade minha! É uma
pena tantos musicos evangelicos bons quanto muitos "ai de fora da igreja" não serem re"conhecidos". Infelizmente a nossa batalha a favor da boa música evangelica ainda tem muito pela
frente. Pois enfretamos preconceito ate mesmo dentro das nossas igrejas, que infelizmente tem valorizado mais a música gospel. É isso ai Sergio! Vamos lutar! Estou com você! Raquel- organizadora do
Nossa Música Brasileira
Crislaine de Toledo-Plaça  - Estamos juntos   |187.38.145.118 |09-04-2010 14:13:21
É, Renatão, tanto tempo ouvindo boa música e desde aquela época parece que pouca coisa mudou quanto ao preconceito e à rejeição da nossa "musica com cunho religioso".
Mas como diz João,
"só com muito amor a gente muda esse país"... tem que ter muita paciência...
Sergião e Marivone, parabéns pela iniciativa de publicar a carta! Estmoas juntos!
beijos
Cris
André de Barros Coelho  - # farinha de tapioca     |201.19.11.158 |09-04-2010 14:16:46
Essa é uma questão que já tá rolando há algum tempo, e que começa a se configurar em um fenômeno social seríssimo de discriminação e quase intolerância religiosa. E olha que, hoje, no Brasil,
intolerância religiosa já é crime.

Não podemos admitir isso. Não é porque sejamos cristãos, pacificadores em nossa maioria, que tenhamos que aceitar calados essa separação que a mídia tem ensinado a
sociedade a fazer, de que os cristãos (evangélicos) são pobres, burros e sem cultura.

As mulheres, os gays, os negros, os índios, todos têm conquistado seu espaço. Está na hora dos cristãos, com
sabedoria, reinvidicarem os mesmo direitos, já que estamos numa república livre e pretensamente igualitária, ou que busque a igualdade.

Além disso, está na hora dos cristãos caírem em si e pararem de
viver como se fossem guetos. Isso não é saudável, não é cristão, não é bíblico. Como bem citado aí em cima, a maré gospel brasileira de hoje vai completamente de encontro (contra) os ensinamentos
jesuanos de sermos "sal da terra e luz do mundo".

Só seremos a luz do mundo se estivermos no mundo. Só seremos sal da terra se permanecermos no mesmo "planeta" dos demais humanos. Foi
por isso que Jesus não pediu a Deus que nos tirasse do mundo, porém que nos livrasse do mal.

É hora de parar, refletir, unir as forças e o pensamento para "brigarmos" por nosso espaço dentro
da república brasileira. Precisamos espalhar esta idéia. Passar adiante situações como a vivida agora pelo Sérgio e pela Marivone. Levar essa discussão para nossas igrejas, para os grupos de estudo da
Bíblia, salas de aula, universidades, consultórios, para as ruas, elevadores e para dentro de nossas casas.

Que Deus nos abençoe a todos com inquietação, discernimento, coragem, muita graça e muita
paz.
Daniele  - Quem classifica?Por que classi   |189.18.11.41 |10-04-2010 10:00:41
Bem, se os tais "itolerantes" classificassem a população brasileira como um todo, uma grande (muito grande)parte caíria entre os pobres,burros e sem cultura. Agora muitos dessa parte
encontraram uma nova esperança, uma nova proposta de vida em um evangelho, do qual não discuto a qualidade, mas sei que tem trazido um mínimo de dignidade a esse povo. O que sei é que não tenho visto
os inteligentes, cultos, intelectuais fazendo muito além do campo das idéias. Mas vejo os pobres, burros e sem cultura se ajudando mutuamentee convivendo e se orgnizando em suas comunidades.
Rogério Marcos  - Preconceito   |189.63.204.120 |10-04-2010 10:55:20
Segundo a wikipédia: Preconceito é um juízo preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude discriminatória perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou
"estranhos". Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente. As formas mais comuns de preconceito são: social, racial e sexual[1].
De modo
geral, o ponto de partida do preconceito é uma generalização superficial, chamada estereótipo. Exemplos: "todos os alemães são prepotentes", "todos os norte-americanos são arrogantes",
"todos os ingleses são frios". Observar características comuns a grupos são consideradas preconceituosas quando entrarem para o campo da agressividade ou da discriminação, caso contrário
reparar em características sociais, culturais ou mesmo de ordem física por si só não representam preconceito, elas podem estar denotando apenas costumes, modos de determinados grupos ou mesmo a
aparencia de povos de determinadas regiões, pura e simplesmente como forma ilustrativa ou educativa.
Observa-se então que, pela superficialidade ou pela estereotipia, o preconceito é um erro.
Entretanto, trata-se de um erro que faz parte do domínio da crença, não do conhecimento, ou seja ele tem uma base irracional e por isso escapa a qualquer questionamento fundamentado num argumento ou
raciocínio.
Enquanto que o preconceito racial é considerado um crime em muitos países, muitas das vezes o "bulying" se mistura com o preconceito.
[editar]Algo mais

Os sentimentos negativos em
relação a um grupo fundamentam a questão afetiva do preconceito, e as ações, o fator comportamental. Segundo Max Weber (1864-1920), o indivíduo é responsável pelas ações que toma. Uma atitude hostil
ou negativa em relação a um determinado grupo, pode ser classificada como preconceito.
Que está penetrado nas relações humanas, e pode se tornar uma questão tradicional, sendo a aprendizagem
responsabilizada por alguns desses fenômenos. Existe uma facilidade para que ocorra o aprendizado do preconceito, o sentimento desprezível pelo outro pode ser facilmente apreendido. Todo esse sistema
é passado de geração para geração contribuindo para a persistência do preconceito em determinada cultura.

Não podemos estar surpresos de uma atitude como essa, nós Cristãos convivemos com isso todos
os dias, somos frequentemente medidos por um mesmo gabarito preconceituoso devido a atitude de alguns!
Somos constantemente ignorados pr causa da nossa fé, se falamos de Deus é até aceitável, se
falamos de Cristo somos ignorados imediatamente, as pessoas se sentem ofendidas, é como se estivéssemos dizendo nós temos Cristo e você não tem! as pessoas querem afirmar todo tipo de fé e todos
aceitam, mas quando somos convidados para falar e muitas vezes até evitamos para não haver conflitos, não demora muito e alguém logo diz: é religião não se discute! pois eu digo que se discute sim
pois a Bíblia é o manual da vida do ser humano e se alguém quer saber sobre isso a Bíblia tem as respostas pois é a voz do Criador para a criatura, qualquer outro ensinamento sobre isso digamos seria
a voz da criatura para a criatura com isso que segurança teríamos nessa informação?
A repúdia do fulano sobre sua música é uma mistura de medo e preconceito, ele tem medo do os outros vão falar, que
pena! perdeu uma grande oportunidade de ter um trabalho de primeira qualidade!
Juvêncio Borges Silva  - Preconceito fruto de ignorânci   |189.5.254.109 |10-04-2010 11:17:52
Caro Sérgio e Marivone,
É lamentável que haja este tipo de preconceito. Sempre tendo a pensar que o preconceito é fruto da ignorância, e que, sendo informadas, as pessoas podem se livrar do
preconcento. Às vezes, todavia, é uma questão de conceito ou de posição face a uma situação de conveniência. Infelizmente a mídia continua a realizar uma forma de censura como esta. Censura o que é
bom e se abre para tanta coisa ruim.
Espero sinceramente que esta iniciativa de publicar seu inconformismo possa contribuir para despertar um debate e por consequência uma ação no sentido de romper
estas barreiras.

Juvêncio Borges
Mundo Goxpeu  - Musicolatria Gospel     |187.13.212.158 |10-04-2010 12:22:52
Conselho: não faça música com letra. Se quiser sucesso no meio gospel, por exemplo, é só pegar qualquer letra e trocar 'Baby' por Jesus. Ou usar frases de efeito como: 'Sou pequeno', 'Me arrependo',
'Ele vai abrir a porta pra você', 'Os seus inimigos verão' e por aí vai...
Mauro Renato  - O Preconceito conduz à uma ign   |187.89.31.28 |10-04-2010 14:16:19
É lamentável testemunharmos esse preconceito contra a "MPB Cristã". Será que esse preconceito não é resultado do medo que esse pessoal (gospel ou não) tem de dividir o mercado brasileiro!
Porque esse preconceito? Ele não são bobos, eles sabem que tem sido produzido muita coisa boa, e eles fazem questão de esconder do povo! Não vejo esse preconceito contra a "Palha Gospel" que
a todo momento frequenta as principais emissoras de televisão! eles já tem o espaço deles que fatura milhões. Não é interessante pulverizar esses milhões com dezenas de cantores e compositores da
"mpb cristã". Estes ainda entendem suas atividades como um ministério, que o profissionalismo tem o propósito de glorificar a Deus, que desejam se sustentar com essa atividade, mas o propósito
principal é a difusão de uma arte cristã de qualidade!
Para mim esse preconceito nada mais é do uma pequena manifestação do grande intento de bloquear o trabalho e a missão da "mpb cristã"
por causa de interesses puramente econômicos. Mas creio que algo está mudando e essa carta demonstra que está cada vez mais difícil aguentar isso calado!!
Emerson  - Uma pena...!!   |187.11.41.27 |10-04-2010 17:52:22
Os frequentadores do blog perderam a oportunidade de ouvir um som de qualidade.
Ja baixei tantas musicas do UQT com conotação religiosa...
Os discos do Candeia contem musicas do candomble e, nem por
isso, deixei de escutar o trabalho dele. Tenho uma visão diferente deles. Sou cristão e creio que ouvir uma musica com conotação religiosa diferente da minha ira influenciar a minha fe.
Não sei que
criterio o fulano esta usando.
Mas bem aventurados os que são perseguidos por divulgarem a palavra...
Sintam-se privilegiados Sergio e Marivone!!!
Seu trabalho tem abençoado muito não so minha vida
como a de muitos.
Markinn  - Naum acredito!!!!!   |201.95.148.199 |10-04-2010 19:54:56
Em primeiro lugar não sou Evangélico,e "graças a Deus" não sou ignorante. Sou um apreciador de boa música, o que esta cada vez mais dificil acesso nos dias de hoje. Gente! O que tem de mais
alguém que tem talento querer mostrar seus trabalhos? Vamos valorizar a boa arte, e deixar pra lá aquilo que não nos acrescenta em nada.
Parabéns Sérgio e Marivone pelo trabalho de vcs, e saibam que
o ultimo CD de vcs poderiam estar tranquilamente ao lado dos Grandes nomes da MPB nas lojas.
LUCIANO MOTA  - Puro preconceito   |189.70.48.35 |11-04-2010 21:24:39
É triste ver esse tipo de atitude por pessoas que as vezes querem impedir a expressão do artista em seu conteúdo musical, e principalmente quando isso torna uma rejeição ao artista quanto a sua opção
religiosa. Na verdade moramos em um país onde existe em nossa Constituição Federal a liberdade religiosa, mas ainda tem alguns brasileiros que a desconhecem.
Parabéns Sérgio e Marivone por essa
coragem de expor o sentimento e posição diante desse ABSURDO!!!! CHAMADO PRECONCEITO COM ARTISTA E DISCRIMINAÇÃO TAMBÉM.
Leonardo Silva  - Pensando...     |201.3.230.176 |12-04-2010 12:50:48
Pensando no que voce escreveu, tem muito haver com o que tenho refletido nos ultimos tempos. O que a igreja verdadeira de Cristo vai ter que enfrentar para sair da realidade onde ela mesmo se enfiou
sem que Cristo a mandasse. A igreja se enfiou num mundo a parte e os Cristãos evangélicos se tornaram como ET´s que passaram a consumir produtod proprios, ou seja, radios evangelicas que tocam musica
evangelicas, anuncioam produtos evangelicos de toda ordem e nao sei como ninguem pensou na idéia de desenvolver um modelo de carro ou de casa evangélica. esse mundo a parte nos tirou a possibilidade e
a oportunidade de sermos Sal da terra e Luz do mundo. O que voces sofrem hoje é o que também já sofri quando pedi a uma rádio supostamente crista que tocasse nosso CD e a resposta foi: Seu CD nao está
no perfil. Pergunto: Que perfil? Provavelmente é perfil de Vendas, pois tocamos e cantamos a palavra, apenas nao temos algum famoso por trás, nos lançando.
Queridos, estou ao lado de voces nessa
batalha para que a verdadeira igreja volte a ocupar eu lugar.
Sérgio Pereira e Marivone Lobo  - agradecimentos...     |187.10.36.217 |12-04-2010 13:24:47
Gostaríamos de agradecer o apoio, comentários e críticas construtivas a respeito da carta.
Júlio Koenigkam  - estigma   |201.9.15.145 |12-04-2010 16:15:44
Mais grave do que o preconceito explicito nesse epsódio, é perceber que a palavra gospel virou sinônimo daquilo que não presta, em todos sentidos.

É fato que o conceito de música de crente remete a
mediocridade e falta de qualidade. E o pior é que, em sua imensa maioria, isso é verdadeiro.

Costumo dizer que a música deveria ser rotulada e definida apenas como sendo boa ou ruím, simples
assim.

Esse "colocar no mesmo saco" incomoda, inclusive, muitos pastores sérios, que sofrem a discriminação por serem...pastores.

Sei de alguns que possuem dificuldades de conseguirem
crédito no mercado por conta disso.

Na cabeça da sociedade não existe uma separação de modelos e modelos, massagistas e massagistas, dançarinas e dançarinas, por exemplo. Mesmo que sejam
profissões distintas.

Moro em Fortaleza, e aqui eu noto a grande diferença do forró para o forró. Assim como não tem a ver o sertanejo com o sertanejo. E por aí vai.

A música do Baixo e voz é
fantástica, como fantástica é a música feita do Boca Livre, do João Alexandre, do Beto Guedes, do Stênio Marcius.

Não gosto de Fernandinho, do Régis não sei o que (acho que é Danese), do Latino,
da Ana Paula, da Ivete Sangalo.

Talvez a culpa desse preconceito seja nossa, cristãos, por permitirmos durante todo esse tempo o enquadramento de nossa fé e de nossa cultura como uma coisa de
outro mundo, sobrenatural.

Sagrado é o belo, feito ou não por evangélicos. Profano é o feio, inclusive o feito por artistas crentes. E isso não é só estética musical ou poesia, é ter conteúdo ou
não. É da essência que falo.

Um abração!
Elias Pimenta  - "O dom perfeito vem do Alto"   |189.106.151.170 |12-04-2010 19:40:31
Desde que surgiu o rótulo "Gospel" aqui no Brasil para difundir a música evangélica no meio secular, soou mais como um difarce, para "facilitar" a difusão do evangelho, como que Deus
precisasse de tal artifício. Ao contrário, vimos surgir uma "mídia" evangélica, que visa o lucro comercial, onde tem sido negado espaço àqueles que através de uma verdadeira arte exaltam o
nome de Deus. Mas Deus honra aqueles que O honram.
Se o tal blog negou espaço ao Baixo&Voz, que tem uma verdadeira arte no seu trabalho, e que exalta o nome do Senhor, o próprio Deus os
honrará.
Queridos, Sérgio e Marivone, continuem firmes pois "Toda boa dádiva e todo dom perfeito vem do alto" e nenhum ser abaixo de Deus pode deter.
eriks   |189.83.214.182 |12-04-2010 22:18:39
Parabéns pelo trabalho e iniciativa ,gostei muito do texto "carta ao blog" concordo plenamente com
vocês ,realmente ficamos ilhados por questão de tal pre conceito em relação ao
protestantismo
estou lutando à um bom tempo para fazer minha música ser ouvida , ja me frustrei com esse tal "meio gospel" e mesmo fora dele ainda estou sendo rotulado como gospel !mais a
luta continua e é bom saber q tem pessoas "assim como vocês " lutando ...
Irmão desejo a vocês tudo de bom ,por que talento vocês ja tem e muito ! parabéns



nele,que nos amou primeiro
!


Eriks S Tostes
Daniel  - E o crente ?   |201.26.167.252 |13-04-2010 22:46:42
Sou cristão e também blogueiro. Tive o prazer de divulgar o CD do "Baixo e Voz" no meu blog, até por que vejo a musica como uma ARTE e evito entrar nesse papo de religião. Na musica eu dou
valor para a qualidade.

Vejo muitas pessoas repudiando, também não concordo com a atitude no UQT.

Mais 90% dos crentes também não escutam e criticam a musica secular. Chegam a dizer que se não
fala de Deus é do diabo.

O crente é o "povo" mais preconceituoso que existe quando o assunto é música. Por isso é duro ver quando um site ignora um trabalho de qualidade por ser cristão.
Mais os crentes fazem isso sempre. Pelo menos os mais radicais extremistas.

Abraço e seucesso ao Sérgio e a Marivone.
Sérgio Pereira  - Ampliando a discussão...     |189.19.107.244 |14-04-2010 13:55:54
Ampliando um pouco a discussão (mas não percamos o foco, ok?!), um bom texto de Fernando Anitelli sobre "distribuição gratuita de músicas na internet" e seus comentários sobre a fala do
produtor Rick Bonadio a respeito do cenário independente:

[...]
Sérgio Pereira     |189.19.107.244 |14-04-2010 13:57:04
Problema com caractere. comentário vazio
Sérgio Pereira     |189.19.107.244 |14-04-2010 13:58:05
Leia aqui: http://oteatromagico.mus.br/wordpress/blog/2009/12/16/um-contraponto-as-recentes-declaracoes-de-rick-bonadio/
Nelson Bomilcar   |201.87.62.108 |19-04-2010 09:41:17
Pois é, meu caro Sérgio, desafios temos por todos os lados. Temos uma história de erros e acertos na arte e música que foi feita, na segmentação errônea de muitos anos, na ausência de músicos e
artistas cristãos no cenário cultural e profissional fazendo simplesmente música ou arte, numa teologia de arte e cultura nunca aprofundada ou mesmo estudada e refletida, e nas consequências trágicas
do mercado e música gospel, como bem diz o Carlinhos Veiga. Mas, temos caminhos de esperança enquanto existirem trabalhos contínuos e honestos, mesmo que pela marginal e caminhos alternativos. Vamos
trabalhar perseverantemente, seguindo o desafio e conselho do amigo Daniel Maia. Parabéns pela discussão e reflexão levantada.
Helder     |201.95.32.105 |23-04-2010 12:41:30
Muito legal a carta, e muito infeliz os comentários do tal Rick Bonandio. Perdeu uma oportunidade preciosa de não se expor, demonstrando deconhecimento do nosso atual momento e das tendências. Estamos
em um momento de transição da indústria, e isso já aconteceu antes com outras indústrias. É só olharmos na história, e ver p.ex., o que aconteceu com Wales (que possuía cerca de 80% das minas de
carvão do mundo) depois que o petróleo começou a ser produzido. Até hoje estão tentando se recuperar e vivendo às custas de UK.
É exatamente este momento de transição que a indústria fonográfica
está passado, e o modelo antigo (porém ainda vigente) já é ultrapassado, e quem se ater apenas a ele estará fadado ao fracasso em pouco tempo.
Sérgio Pereira  - Para o mano Carlinhos Veiga...   |189.19.108.13 |30-04-2010 10:43:59
Grande Carlinhos!

Sim, estamos juntos (nós, vc e tantos outros) tentando conquistar esses espaços.

No nosso caso, não só denunciando em textos (o que não acho "ferino" na maneira como
escrevemos, pelo menos não foi essa a intenção, afinal a carta foi dirigida ao Fulano primeiramente e nosso pedido era que o CD fosse colocado na coletânea; não iríamos querer zangar o
"moço"...rs...), mas tocando em Sesc, Fnac, concorrendo em festivais e editais do governo (prefeitura, FUNARTE...), se apresentando em programas de TV (como a TV da Universidade de Ribeirão
Preto), se apresentando em escolas de música (como o EM&T e a Voice em São Paulo) e universidades (como a USP e a Barão de Mauá na nossa cidade), sendo colunista em revistas de seguimento não cristão
(como a Cover Baixo), ou alcançando editoras idem como nossos materiais didáticos (como a Irmãos Vitale), abrindo espaço em lojas virtuais de música como a Free Note e a Musimed, ganhando apoio de
músicos reconhecidos como Nelson Faria, Arthur Maia, Fernando Nunes, Léa Freire, Vânia Bastos e tantos outros...


Só mais um detalhe Carlinhos: o trabalho do Banda de Boca (me refiro aos CDs) não tem
letras com temática bíblica. Por isso estão no Um que Tenha (assim como seu último CD).
Sérgio Pereira  - Para Marco A. Faria   |189.19.108.13 |30-04-2010 11:40:02
Marco:

Reafirmo: artista tem que ter liberdade para compor sobre qualquer tema, inclusive religioso.

Bom, se entendi, quando vc coloca no plural, está se referindo de forma generalizada,
historicamente, sobre o fato dos evangélicos fazerem músicas apenas para seu arraial, certo? Ok, mas a discussão não é tão simples...

Devemos fazer a pergunta: porque a igreja protestante (ou
evangélica, como queira), se "afastou" do restante da população?

Desde 1550, os protestantes tentaram ancorar por aqui, mas o que ocorreu? A expulsão destes por parte dos luso-católicos que
aqui já estavam.

Foi só depois da chegada da coroa portuguesa em 1808 (que fizeram um trato com protestantes ingleses, a fim de proteger Portugal dos ataques napoleônicos) que os protestantes
iniciaram a possibilidade de vir para o Brasil, porém, "liberdade religiosa", foi sendo conquistada a partir de 1850 até meados do século XX, quando a Igreja protestante cresceu em tamanho e
influência.

A Igreja protestante também foi muito negada. A coisa não é tão simplória como parece. O problema é dos dois lados...
Sérgio Pereira  - para Ricardo Costa   |189.19.108.13 |30-04-2010 11:44:06
Concordo em gênero, número e grau com o mano Ricardo.

Temos que tomar cuidado com nossa passividade diante desse tipo de preconceito, que não tem nada de "cristã"...


PS: desculpem as
respostas só agora, mas estou relendo os comentários que acho pertinentes e agora estou tendo um tempo de respondê-los com calma...
Sérgio Pereira  - para Moisés L. Gomes   |189.19.108.13 |30-04-2010 11:46:20
Obrigado por divulgar Moisés!

Sempre estamos lendo o portal do Caio Fábio também...
Edu Martins  - Força a vocês, sempre...     |189.27.177.169 |04-05-2010 14:59:00
Caros Sergio e Mari eis minha humilde oração: Ajuda-nos Senhor, que nossa música, nossa arte seja feita de forma intensa e bela para que um dia ela fique grávida e disso possa surgir uma vida que seja
igualmente intensa e bela. Tenho certeza que quando isso começar a acontecer essa vida vai transbordar e irradiar-se por tudo o que fizermos e todos em nossa volta serão convidados a participar de
nossa dança. Uma canção surgirá para que as redes que nos aprisionam sejam rompidas, para que as janelas de nossas almas se abram e por elas, por fim, o pássaro possa voar ao encontro do azul
infinito. Assim, nós seremos os pássaros e Tu, o azul infinito.

Força a vocês; sempre...

EDU MARTINS
Leoni  - Vencendo a segregação     |201.37.17.69 |05-05-2010 14:10:08
Amigos do Baixo e Voz, esse tema é bastante espinhoso.

Vamos começar pelo preconceito que existe contra a música religiosa.
Primeiro temos que pensar que isso não era assim na década de 70, nem no
início da década de 80. Os assuntos religiosos, vide Roberto Carlos, eram mais uma fonte de inspiração para os artistas, entre diversos outros. E não havia preconceito contra canções como "Todos
estão surdos" e "Jesus Cristo". Pelo contrário. A música negra religiosa foi a inspiração para diversos músicos de soul, religiosos ou não.

De algumas décadas para cá criou-se um mercado
paralelo de canções exclusivamente religiosas que tinha rádio, gravadoras e público fiel - aqui em todos os seus sentidos. O que chegava até o grande público era um tipo de música mal produzido de
letras ingenuamente religiosas.
Criou-se uma segregação natural. O mesmo aconteceu com os sertanejos, que agora conseguiram desarmar o preconceito com produções caprichadas e shows
exuberantes.

Atualmente, sabemos que a coisa mudou no cenário "gospel", mas é difícil desfazer uma imagem tão forte. Entretanto o mundo só muda se conseguirmos rever nossas ideias.

Por outro
lado, gostaria que vocês percebessem que não há uma via de mão dupla no cenário musical. Nos shows religiosos não há espaço para artistas seculares. Segregação gera segregação. Sei que existe
explicação para isso, mas o resultado é que quem se sente excluído, exclui de volta. Essa "reserva de mercado" é algo a ser pensado se existe um desejo de ocupar um espaço no mundo musical
secular.

Agora, quanto ao site não aceitar o disco da dupla:

Primeiro, eles devem receber muito material e ouvir tudo deve consumir muito tempo. Quando se junta à falta de tempo a falta de
interesse, fica ruim para vocês. Isso não seria condenável. Eles podem escolher o que quiserem.

Segundo ponto: é inaceitável dizer que não vão falar do CD de vocês por conta do conteúdo religioso.
Esse preconceito, como qualquer outro, tem que cair por terra. Eu não compartilho das crenças de vocês, mas também não sou um negro batista americano e adoro Al Green. Ou seja, não são as suas crenças
que vão me impedir de ter uma apreciação sobre a música que vocês fazem.

Pela possibilidade de diálogo entre as diversas culturas e crenças no Brasil adoraria que o Um Que Tenha revisse sua posição
ou que tenha uma outra explicação sobre ela. O argumento de que tem "conteúdo religioso" é preconceituoso. Van Morisson, Bob Dylan, U2, Roberto Carlos, Gilberto Gil, Bob Marley, Roberto
Carlos, Renato Russo etc. todos esses já compuseram canções de temática religiosa que fazem parte do patrimônio artístico mundial. O que deve estar em foco é a qualidade da canção e a emoção que
provoca.

Torcendo pela causa de vocês!

Abraços

Leoni
tuco egg  - Vencendo a segregação     |200.175.53.120 |09-12-2010 08:28:12
É Leoni. Tá certo quanto à via de mão dupla. Por isso tamos fazendo no Sarau Facamolada aqui em Blumenau, uma salada geral. Trazemos a turma de artistas 'cristãos' (Baixo e Voz, Stenio, Diamanso,
Jorge Camargo) e convidamos os músicos da cidade, artistas plásticos, escritores de todo tipo e misturamos tudo e fica uma coisa bonita de ver. Ainda tem gente que não entendeu nada. Ainda tem crente
com medo do mundanismo do sarau. Ainda tem descrente com medo da religiosidade do sarau. Mas vamos tentando.
Nike  - Gospel x Lixo cultural   |187.24.58.138 |05-05-2010 14:47:12
O que temos visto nos últimos anos, é que a religião virou uma forma de comércio, e um dos seus produtos é tão falada música gospel. O interesse superficial e debochado da mídia pelos diversos tipos
de música religiosa faz com que as pessoas criem uma certa resistência e antipatia, e gera tantos tipos de preconceito, o que é um absurdo. Por outro lado vemos um interesse profundo dos diversos
veiculos de comunicação pelos lixos culturais lançados atualmente como arte. Vemos tantos artistas bons que não conseguem espaço, não são convidados para cantar na TV etc. Enquanto aparecem alguns
rebolando e repetindo a mesma frase trezentas vezes, e fazem sucesso. Sou contra o preconceito e contra a injustiça, e acho que o que importa é a qualidade e a emoção que provoca, como disse o amigo
Leoni alí em cima. Não conheço o trabalho de vocês, mas apoio a causa.

Nike F.
Anônimo  - Finalmente...     |189.19.98.18 |05-05-2010 14:58:02
Preciso confessar que quase chorei ao ler o depoimento do Leoni (sim, o Leoni que possui inúmeras músicas conhecidas no cancioneiro brasileiro).

Estou tentando há três meses via e-mail, twitter e
orkut que artistas, jornalistas e blogueiros - não ligados ao protestantismo - entendam que o assunto não é "pessoal", entre nós e o Um que Tenha. Na verdade, acabei de dar uma palestra em
Ribeirão Preto sobre a profissão do músico e citei o Um que Tenha como uma ótima referência para se ouvir boa música. Não há uma "guerrinha" aqui...

Nossa discussão é sobre preconceito contra
arte feita por protestantes (ou evangélicos, como queiram). Temos que ter direito a sermos ouvidos.

Nosso trabalho pode não ter qualidade - ou ser do gosto de alguns -, mas isso não importa nesse
momento. O que queremos é discutir o assunto.

Leoni, mais uma vez, obrigado por ceder seu tempo e por não ter preconceito conosco. Agradeço em nome de todos os meus colegas e amigos...

Leiam mais
sobre Leoni em: www.leoni.com.br
Emilia Farias  - O outro lado     |201.52.162.97 |06-05-2010 01:41:09
Creio que o inverso também acontece. Não é tão fácil nossas igrejas aceitarem a inserção de músicas "seculares" nos programas e até mesmo num culto. Na lista de discussão do YAHOO, a famosa
MMC- MÚSICA E MÚSICO CRISTÃO, muitas vezes essa situação foi vastamente discutida ( quem é da lista deve se lembrar de um tópico polêmico, quando alguém sugeriu cantar na igreja a música " Monte
Castelo", do Renato Russo, e alguns irmãos caíram de pau. Eu presenciei uma cena dessas, no Som do Céu, quando Telo Borges cantava "Andorinha" no Projeto Raízes, e um casal sentado atrás
de mim achou demais ouvir esse tipo de canção na igreja, retirando-se na mesma hora.
Conheço o "Um que tenha" desde 2006. Foi um dos blogs pioneiros na disponibilização de downloads
gratuitos. Aliás, conheço vários deles, com raridades que não saíram em cds ( só tem em vinil), e muitas comunidades no Orkut que divulgam a mpb que nunca mais se ouviu.
Não defendo a postura do
dono do blog. Mas talvez ele não conheça essa proposta que nossos bons músicos cristãos vêm oferecendo.
Se depender da gente, não só "um", mas "vários terão" esse privilégio de
"ter", conhecer, degustar.
Abração!
Uassyr Verotti  - O problema é outro   |201.13.25.60 |06-05-2010 09:13:47
Dentro da caminhada no meio musical/comercial, eu acredito que o problema não seja a MPBCristã ou outra coisa semelhante e sim o velho Comercial X comercial,lutamos pela boa música,lutamos pela boa
musica cristã, lutamos pela arte,lutamos pelo que é justo e bom, mas infelizmente o que prevalece é o quanto vc investe. Com alguns milhares de reais ou dolares e um pouco de politica, colocamos baixo
e voz como tema da novela das 8 ( horário nobre na tv ou radios), mas o preço final disso será mais caro do que a gente pensa.Mas expressar o que pensamos não é ruim, o bom é que tem gente acessando o
site baixando e ouvindo a canção,gente que ama o que tem sido feito e quem sabe seja por aí, tendes bom animo diz a palavra...
JÔNATAS REIS, COMPOSITOR, ARRA  - TV Globo Minas censurou o títu     |189.83.49.217 |06-05-2010 10:05:19
Sou compositor, orquestrador, arranjador, cristão, com 3 premiações no campo da música sinfônica.
No mês de março passado participei do Festival Tinta Fresca da Orquestra Filarmônica de MG, Fiquei em
2º lugar com minha obra orquestral "Louvor Sinfônico nº 1 - Adoração ao Criador da Terra", ganhei um diploma de Menção Honrosa das mãos dos reconhecidos compositores brasileiros Edino Krieger,
Almeida Prado e Sílvio Ferraz e minha obra foi muito elogiada e bem aceita pelo público. No dia seguinte ao festival, a TV Globo Minas veiculou uma reportagem falando da premiação. Acredito que o
repórter no momento em que narrava, falou o título completo, pois foi este o texto que repassei a eles antes da reportagem: Louvor Sinfônico nº1: Adoração ao Criador da Terra, de Jônatas Reis. A peça
é concebida como um canto de louvor e adoração ao Criador da Terra.
Só sei que quando a matéria foi veiculada na TV o áudio aparece cortado toscamente justamente na ora do título. Acho que não foi
por acaso! Assista a reportagem:
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1227720-7823-JOVENS+COMPOSITORES+TEM+NOITE+ESPECIAL,00.html
JÔNATAS REIS, COMPOSITOR ERUDI  - Título censurado pela TV Globo     |189.83.49.217 |06-05-2010 10:24:35
Sou compositor, orquestrador, arranjador, cristão, com 3 premiações no campo da música sinfônica.
No mês de março passado participei do Festival Tinta Fresca da Orquestra Filarmônica de MG, Fiquei em
2º lugar com minha obra orquestral "Louvor Sinfônico nº 1 - Adoração ao Criador da Terra", ganhei um diploma de Menção Honrosa das mãos dos reconhecidos compositores brasileiros Edino Krieger,
Almeida Prado e Sílvio Ferraz e minha obra foi muito elogiada e bem aceita pelo público. No dia seguinte ao festival, a TV Globo Minas veiculou uma reportagem falando da premiação. Acredito que o
repórter no momento em que narrava, falou o título completo, pois foi este o texto que repassei a eles antes da reportagem: Louvor Sinfônico nº1: Adoração ao Criador da Terra, de Jônatas Reis. A
peça
é concebida como um canto de louvor e adoração ao Criador da Terra.
Só sei que quando a matéria foi veiculada na TV o áudio aparece cortado toscamente justamente na ora do título. Acredito que
isso não aconteceu por acaso! Assista a reportagem:

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1227720-7823-JOVENS+COMPOSITORES+TEM+NOITE+ESPECIAL,00.html

Ouça essa obra completa:
http://www.myspace.com/jonatascomposer
Obadias de Deus  - Que tosco!     |187.3.85.18 |11-05-2010 16:41:49
Que coisa tosca, Jônatas. O tosco são não perde para o ridículo. Parabéns pelo prêmio. Vou ouvir a obra completa. Abraços.
André Luiz  - Preconceito bilateral     |201.17.84.85 |06-05-2010 12:14:34
Não conhecia este espaço e só conheci porque vi um post do Leoni no Twitter e resolvi olhar o texto por curiosidade!

Pois bem: no início dos anos 80, eu tinha minha banda de pop rock e além disso
tocava na missa na igreja próxima da minha casa (apesar de não ser católico) porque meu professor de violão era da igreja. Um determinado padre gostava que tocássemos violão e coro somente. Um outro
padre que aparecia esporadicamente adorava que montássemos todo equipamento e fizéssemos um show. Um amigo baterista era da igreja batista e me convidou para tocar com ele na igreja batista e levar
meu guitarrista junto. Assim o fiz... Lá chegando, vi uma aparelhagem bem razoável e fizemos uma bela apresentação de músicas muito bonitas, num estilo power trio muito legal. Fui CONTRATADO na época
para tocar sempre na igreja batista e assim o fiz por um tempo, mas fui aos poucos conquistando amigos lá e com isso, alunos. Minha intenção era que eles se tornassem "auto-sustentáveis"
musicalmente, porque não achava certo ganhar dinheiro para prestar um serviço religioso, principalmente não sendo seguidor da religião. Não me sentia bem com aquilo... Não queria ser um vendilhão a
ser expulso do templo a chicotadas...
Em uns 2 anos, eu tinha formado uma banda batista muito boa. E pude sair de lá. Seguiram seu próprio caminho a até onde sei, um deles ainda atua na música
secular e evangélica. Lembro de um dia ter conversado com eles, dizendo que música é música e deveria ser apreciada pela sua qualidade e não pelo carater religioso. E sempre usava exemplos dos músicos
do blues americano, do soul, do rock, etc...
Naquela época ainda não havia o "mercado" da música gospel (corruptela de God Spell ou palavra de Deus). Com o crescimento das igrejas evangélicas
(em suas milhares de seitas ou subdivisões que hoje reinam), este mercado cresceu muito... Tanto que algumas delas esqueceram da religião e passaram a pensar exclusivamente no lucro! Boa parte desse
lucro vem do mercado fonográfico criado exclusivamente para os evangélicos. Isso gerou uma segregação do tipo: "Se você ouve musica secular, você é um seguidor do diabo..." Claro, pois assim
as fiéis ovelhas (pelo menos as que não tem o cérebro do tamanho do de uma ovelha) gastariam seu dinheiro com música evangélica, produzida pro evangélicos, propagandizada por evangélicos, gerando
lucros para evangélicos.
Hoje em dia se percebe o tamanho deste erro, mas é complicado revertê-lo. Muitos dos que enriqueceram com isso são muito apegados ao seu dinheiro e não querem dividi-lo. A
ponto de contratar músicos e cantores famosos para se "converterem" e gravarem CDs exclusivamente religiosos.
Não tenho nada contra nenhuma religião que pregue o bem. O homem ainda precisa de
algo para ligá-lo ao Divino.
Mas não tolero o preconceito, sejo do tipo que for!
Só o fato de diferenciar um músico entre "secular" e "evangélico" já éum tipo de preconceito.
Para
mim, o que conta é a qualidade do trabalho e para ser franco, o que vejo hoje é muita coisa ruim, tanto de um lado quanto de outro dessa "barreirta espiritual" erguida por certos líderes
religiosos no passado, para que o lucro fosse só deles!
Isso me lembra novamente que Jesus expulsou os vendilhões do Templo a chicotadas, condenou os preconceitos quando impedia que apedrejassem
Maria de Magdala e nos deixou a mensagem que somos todos irmãos, filhos de um mesmo Deus, independente do nome que se use para chamá-lo ou do lugar em que nascemos...
Sérgio Pereira  - Uassyr     |187.10.33.246 |06-05-2010 12:14:36
Uassyr, obrigado pelas palavras.

Sim, continuaremos na batalha e contamos com você e Lucitânia, que tem larga experiência no assunto.
Sérgio Pereira  - Jônatas     |187.10.33.246 |06-05-2010 12:16:33
Jônatas: que 10, mano!

Quanta honra sermos amigos de um cara como vc, escritor de muitas notas para muitos instrumentos!

Bom saber que a música orquestral brasileira continua a viver através de
canetas (ou finales/ encores...rs...) escritos por caras competentes como você!

Vida longa às orquestras brasileiras e seus compositores!
João Prado de Assis  - Quebrando preconceitos   |201.22.163.175 |07-05-2010 14:15:39
Sergio e Marivone,
Todos estamos aqui (debatendo) por que somos fãs de vocês. Também compartilho aqui a minha indignação já bem colocada por colegas, mas repenso aquilo que
João Prado de Assis  - Quebrando preconceitos   |201.22.163.175 |07-05-2010 14:18:43
Sergio e Marivone,

Todos estamos aqui (debatendo) por que somos fãs de vocês. Também compartilho aqui a minha indignação já bem colocada por colegas, mas repenso aquilo que
Flavio Spressola  - Indignação   |189.107.71.8 |09-05-2010 17:15:50
Queridos Sérgio e Marivone
Me junto a vocês na indignação por este tipo de atitude demonstrada pelo tal Fulano. Que Deus abençoe vocês de forma que conquistem espaço em todos os meios, divulgando
valores cristãos através da arte de qualidade que vocês produzem.
Abraços
Tato     |200.195.151.245 |13-05-2010 09:10:03
Sérgio e Marivone,

todo o meu apoio a vocês, gente querida e artistas tão talentosos.

Espero que todos os Fulanos consigam ouvir a música de vocês sem os filtros do preconceito, tendo ele motivo ou
não para existir.

Não tenho a menor dúvida de que, se o fizerem, ficarão tão encantados com ela como eu fiquei.



Um grande abraço.
Tato.
João Prado de Assis  - Quebrando Preconceitos   |189.27.100.74 |13-05-2010 10:15:03
Não sei porque, mas tentei postar aí acima, mas meu comentário por duas vezes apareceu com apenas as duas primeiras frases... tentaria novamente abaixo:

Sergio e Marivone,
Todos estamos aqui
(debatendo) porque somos fãs de vocês. Também compartilho aqui a minha indignação, já bem colocada pelos colegas, mas repenso aquilo que "nós" construímos em nome da "cultura" gospel.
Criou-se um circuito fechado onde, quem quiser que se renda aos parâmetros impostos. E ainda utilizam a regra do "vale quanto vende". A unção é medida pela produção (de venda). Essa turma tá
conformada porque não quer dialogar na linguagem da cultura e da arte, querem o conformismo religioso das emoções e dos mageventos gospel.

Ano passado estive em Anápolis, no Prosa & Canto Festival
(vi que tem um banner do evento aqui na "Home" do CCriativo) e, para minha grata surpresa, esse evento se apresentou como uma alternativa diferenciada ao permitir apresentações, não somente de
músicos seculares, como também de manifestações culturais tipicamente brasileiras. No caso, tive o prazer de assistir ali a uma apresentação de Bumba-meu-Boi. Coisa que até então só tinha visto nos
livros escolares. Soube depois que o pessoal do Bumba-meu-Boi ficou muito comovido já que nos eventos por aí afora (sobretudo em eventos cristãos) não lhes dão oportunidades, muito menos com a
dignidade com que foram recebidos ali.

Ou seja, cristãos promovendo e apoiando a arte e a cultura, sem preconceitos. Tenho certeza de que os frutos virão. O Prosa & Canto não é um Louvorzão, pelo
contrário. Não tem oração inicial e nem final, não tem linguajar "crentez", mas fiquei sabendo que tem sempre uma equipe orando e intercedendo por esse contato franco entre artistas cristão e
seculares.

O fato é que quando a gente olha o próximo como semelhante e permite que ele nos conheça, a luz e o sal manifestarão o seu papel, o IDE.

Deus abençoe iniciativas assim e nos ajude a
apoiar quem faz, para que talentos como o de vocês sejam colocados no lugar que merecem.

Abraços a todos!
marcos sal da terra  - E ai?     |187.24.27.137 |13-05-2010 10:20:41
E aí?
Não vejo novidade neste tipo de atitude. Porém, ninguém pode calar a voz do evangelho. Enquanto existir praça, enquanto existir gueto, enquanto existir presídio, enquanto existir hospital,
enquanto existir excluído... A nossa música ecoará "proclamando liberdade aos cativos, pregando boas novas aos quebrantados, esperança ao perdido, e o dia da vingança do nosso Deus; consolando os
que choram, trazendo óleo de alegria ao invés de pranto..."
Um blog mais um menos, um site a mais um menos não nos fará falta, não é mesmo?
Fica deste episódio um alerta aos que flertam com a
turma do outro lado. Observem a intenção daqueles que, por vezes, têm sido cultuados por tantos dos nossos companheiros de caminhada cristã.
Gente de Deus! Temos uma fonte de águas cristalinas para
beber. Um manancial que jamais secará.
À Jesus nosso louvor!
Um abraço
Marcos - sal da terra
Marcus Henrick     |201.40.63.174 |14-05-2010 09:21:50
Pra quem mora no interior de Goiás como eu e não tem acesso a mídia do Baixo e Voz é uma grande oportunidade poder conhecer o que Vocês vem plantando nesra caminhada, o que se denota é o compromisso
autêntico em abençoar pessoas e não explorá-las !!

grato pela disponibilização e mordomia, ao nos servires com tamanho apreço,

nAquele que sonda e conhece nossos corações,
permanecendo na Fé,
Esperança e no AMOR !!
Lincoln d'Azevedo  - Protesto X Protesto   |189.99.20.145 |22-05-2010 20:12:31
Numa sociedade que quer contra tudo protestar é de se estranhar mesmo a atidude desse Fulano. Por outro lado é o protestantismo que incomoda, não o " teor religioso"; é o cristianismo do
Cristo, do dizer não ao pecado, do adorar somente a Deus, doutra sorte as músicas citadas na carta, com "teor religioso", não entrariam no circuito midiático... ainda que não esteja explícito
em algumas letras de músicos de formação cristã, "eles" sabem que é coisa de "crente"; o mundo que jaz no malígno, não pessoas malígnas, mas o inconsciente coletivo que "se levanta
contra tudo que se chama Deus,se sente incomodado e diz não. Graças a Deus muitos músicos de formação cristã melhoraram muito a música dita cristã; beberam até de fontes ditas mundanas e se
desenvolveram no sentido músical. e certamente isso também incomoda. Somos bons na música que fazemos, "religiosa ou não"! Agora, se vamos ou não ser aceitos, se vamos tocar nas rádios, nos
blogs por aí, acho que não temos que ter essa "peocupação". protestar sempre, Jesus protestou. Quanto a sermos aceitos, como se diz por aí, nem Jesus agradou a todos.
Obadias de Deus  - Preconceito e intolerância     |187.3.19.15 |23-05-2010 16:36:16
Eu tentei comentar esse assunto no início das discussões mas não consegui. Como o assunto ainda está dando pano pra manga, gostaria de apresentar minhas considerações. Concordo com tudo o que foi
colocado até o momento quando se trata de enxergar preconceito por parte do tal Fulano e a prova do próprio veneno por parte dos evangélicos que se isolaram num gueto. Por outro lado, penso que o
preconceito do Fulano (e de tantos outros, nós incluídos) se dá na medida em que não se consegue entender que mesmo uma manifestação de caráter religioso é uma manifestação da alma humana. Se um tema
é tão importante para alguém (seja o amor, a política, as mazelas humanas, a religião, o que for) a ponto de tal pessoa escrever uma música sobre isso, isso é algo relevante na experiência humana.
Portanto, com qual critério alguém pode filtrar uma expressão artística movida por sentimento religioso que não seja o preconceito e a intolerância? É verdade que muita música tida como religiosa traz
embutida uma pregação, algo que incomoda muita gente. Mas mesmo essa pregação diz muito a respeito da cosmovisão do artista, algo que deve ser levado em consideração até para entendê-lo melhor, para
uma leitura mais correta de sua arte. Sendo assim, alguém que se propõe a difundir a arte, precisa ter esse tipo de discernimento. Ocorre que vivemos numa sociedade bastante polarizada na questão
religiosa e que ainda não aprendeu a conviver com a pluralidade: por isso esse tipo de atitude ser previsível. Essa dificuldade com a pluralidade também ocorre com os evangélicos. Há alguns anos
defendi em um grupo de discussão a música "Mulheres" do Martinho da Vila quando boa parte das pessoas criticavam um cristão por citá-la (onde já se viu "crente" citar uma música como
essa). Entendia que, da sua forma, coerente com sua experiência de vida, visão de mundo, aquela tinha sido a maneira mais eloquente, quem sabe, que Martinho da Vila tivesse achado para fazer um elogio
rasgado à sua mulher e dizê-la única. Essa era a essência da poesia e que as pessoas não conseguiram captar, justamente por causa dessa dificuldade de entender o outro com suas diferenças. Há uma
outra música, "Logunedé", que eu tenho uma versão em arranjo vocal num CD. Um primor de arranjo, uma verdadeira obra-prima. Apesar de ser uma música de temática religiosa de raiz africana, nem
por isso deixarei de reconhecer o mérito daquele arranjo como arte e, com justiça, ele faz parte dos meus arranjos preferidos, para desespero de alguns "irmãozinhos" que venham a descobrir
esse fato. Concluindo, penso que a arte em si extrapola questões como as diferenças religiosas e, de um modo geral, ainda não superamos essa fase, seja do lado de "lá", seja do lado de
"cá".
Cilas Ferraz  - superando preconceitos   |189.17.143.18 |27-09-2010 15:08:35
Nõs estamos construindo uma sociedade que precisa superar os preconceitos. Infelizmente os mcm estão eivados de preconceitos e não contribuem para uma sociedade plural e democrática. Eles assumem uma
visão de mundo e pretendem torná-la global e única, não apenas no tocante a religião. Infelizmente, uma mdia moderna, em si democrática, já vem contaminada com preconceito que exclui. O critério
deveria ser a qualidade e não a religiosidade.
Sérgio Pereira  - 3.000!     |187.10.33.52 |14-12-2010 13:10:25
Galera, muito obrigado pelas palavras de incentivo e apoio ao nosso trabalho nesse ano.

Obrigado a todos que escreveram seus pontos de vista a respeito de nossa "carta aberta", em especial
àqueles que fizeram suas sugestões no início (antes dela ser publicada: Ariovaldo Ramos, Pavarini, Whaner, Jorge Camargo, José Barbosa Júnior, Gidel Costa Bonfim, Marcos Botelho, Carlinhos Veiga,
Gedeon Alencar, Jefferson Ramalho e Nelson Bomilcar.

Agradeço também aos amigos e outras pessoas que não fazem parte do ramo religioso protestante, mas que mesmo assim se incomodaram com a atitude
do blog Um que Tenha; em especial ao Leoni.

Temos hoje mais de 3.000 downloads de nosso CD "Viagens de Fé", o que nos deixa felizes com o resultado da divulgação, com um aumento nas vendas de
nossos CDs e material didático e ao mesmo tempo, e principalmente com tanta gente nos ouvindo...

OBRIGADO!

Sérgio e Marivone (Baixo e Voz)
Marcos David  - uqt   |187.48.157.17 |12-08-2011 15:15:25
Sou visitantedo blog Um Que Tenha. há muita coisa boa lá mas falta vocês! Acho que o Fulano faz parte do clube do repúdio aos 'Evangelicos' talvez por generalizar e achar que todo mundo é muito
'universal' no reino de Deus. No meu caso fica complicado explicar aos colegas ateus que não existem apenas dois tipos de crente: o pastor picareta e o otário.
Mas também não sou a favor de reclamar
espaço onde não nos querem. No mais tudo isto entristece quem aprecia boa música e sem estereótipos.
Sucesso a vocês!
Sérgio Pereira   |189.123.71.146 |12-08-2011 16:58:15
"[...]disponibilizamos aqui (a carta) não como forma de pressão para que nosso CD seja incluso na coletânea (não esperamos mais isso), mesmo porque o espaço de um blog é privado, mas como voz de
muitos outros que sofrem o mesmo tipo de preconceito contra sua arte, independente da qualidade que possa ter."

Também não somos a favor de "reclamar" espaço onde não nos querem, mas,
somos a favor de discutir o assunto, pois o preconceito é notório em relação à música feita por evangélicos.
Wilson da Neves  - Sou a favor da não publicação   |187.21.247.61 |17-09-2011 15:35:01
Sou a favor da não publicação desse disco no Blog, pois esse tipo de música não leva alugar nenhum a não ser um louva aqui e um louva ali e não sai disso se Yan Guest, Marcelo Mariano etc..Gostaram
acredito que foi um "beleza" por educação e não dentro do contexto músical.
Se for para aceitar isso então coloca também música de Umbanda,Candomblé,Júdia,Muçulmana até a Indiana que é muito
linda..
sds.
Sérgio Pereira   |187.34.168.119 |17-09-2011 17:49:42
Oi Wilson das Neves:

Seria mais construtivo de sua parte uma análise musical e poética de nosso CD.

E para seu conhecimento, os músicos enumerados como elogiando nosso trabalho não disseram apenas
"um beleza". Abaixo, e-mail do Ian Guest a respeito deste nosso CD:

"Caro Sérgio, recebi o CD pelo correio, acabo de ouvi-lo. Gostei; é dum clima diferente, extremamente tranqüilo, de
muita paz. É como se a gente estivesse num recanto sossegado num bosque, à beira dum regato passando algumas horas em contemplação. As melodias são bonitas, bem interpretadas e os arranjos contribuem
à sua beleza. Um abraço, e obrigado pela remessa. Ian. (publicado no nosso blog no dia 26/03/2009).

É meu direito reclamar, assim como do umbandista, hinduísta, budista... E seu também de não gostar.


PS: vc seria o Wilson das Neves, baterista do Chico Buarque? Não, acho que ele não perderia tempo com uma crítica assim...
Escrever um comentário
Nome:
E-mail:
 
Website:
Título:
 
Por favor coloque o código anti-spam que você lê na imagem.

3.26 Copyright (C) 2008 Compojoom.com / Copyright (C) 2007 Alain Georgette / Copyright (C) 2006 Frantisek Hliva. All rights reserved."

*** Gostou do artigo? Então, RECOMENDE para um amigo. Não gostou? Indique para um inimigo! CLIQUE AQUI. ***

Última Atualização ( 18 de março de 2012 )
 
< Anterior   Próximo >